A tendência do trabalho em casa – também conhecido como home office – já vinha crescendo nos últimos anos. Contudo, com a pandemia do coronavírus, o que era tendência se tornou necessidade para muitos setores.

Várias empresas buscaram seguir a recomendação de isolamento social para ajudar conter o contágio da COVID-19 e optaram com estratégias como flexibilização de horários, férias para parte das equipes e, é claro, a liberação de funcionários para trabalhar em casa.

É claro que nem todas as empresas podem contar com equipes trabalhando em casa. No entanto, para as que podem, o home office tem se mostrado uma ótima estratégia para manter a produtividade sem colocar trabalhadores e suas famílias em risco.

No entanto, o gestor precisa se adaptar para ter toda sua equipe trabalhando em casa – ou, pelo menos, parte dela. É preciso saber o que é e como implementar o home office, além de descobrir como gerenciar as equipes à distância. Há várias medidas que devem ser tomadas para esse tipo de trabalho funcionar.

Adotou essa estratégia, mas não tem certeza de como gerenciar suas equipes remotas? Tem dúvidas sobre como implementar uma gestão empresarial em home office?

Continue lendo, acompanhe nossas dicas de gestão e descubra como gerenciar equipes em home office!

1. Mantenha a jornada de trabalho em home office

Como gerenciar equipes em home office? | Hábil Empresarial

Enviou parte de sua equipe para o home office? Deixe claro para eles que isso não significa flexibilização de horários, nem folga a qualquer hora.

Para manter a produtividade no trabalho em home office, é interessante que os trabalhadores continuem cumprindo sua jornada de trabalho normal.

Sem horários para trabalhar, é comum que equipes remotas se distraiam com mais facilidade e tenham dificuldade de manter uma rotina de trabalho em casa.

Já com os horários, você ajuda o funcionário a separar o trabalho do tempo de lazer, mesmo estando em casa. Contar com um espaço na casa dedicado ao trabalho remoto também ajuda.

Para controlar os horários, você pode contar com um controle de ponto eletrônico, ou um software que ajude a acompanhar a atuação dos colaboradores.

2. Motive as equipes trabalhando em casa

É fácil se distrair ou perder a motivação no trabalho quando você está trabalhando em casa, afinal, a possibilidade de se distrair é muito grande.

Contar com horários estabelecidos e com um local de trabalho adequado é algo que ajuda, mas a função do gestor neste momento é garantir a motivação de suas equipes remotas!

Mantenha o contato com os trabalhadores, mostre que eles continuam parte de um time, elogie o trabalho bem feito, estabeleça metas e compartilhe novidades. Tudo isso vai ajudar a manter a motivação lá em cima e também a fortalecer a sua equipe.

Vale a pena também compartilhar treinamentos e cursos, para o colaborador se especializar. Mas cuidado para não cobrar muito dele. Exigir que o funcionário abra mão do seu tempo de descanso para fazer um curso tem o efeito contrário da motivação que a gente está procurando.

Outra forma de motivar é através de reuniões de equipe, que podem ser feitas por vídeo ou apenas por voz. O vídeo costuma aproximar mais o time, mas muitos funcionários vão preferir não utilizar a câmera, e essa opção deve ser respeitada.

3. Tenha uma comunicação eficiente

Como gerenciar equipes em home office? | Hábil Empresarial

Na gestão empresarial presencial, é fácil ir até ao seu funcionário para tirar dúvidas e passar novas tarefas e prioridades. Já no trabalho remoto, isso depende de ferramentas de comunicação.

O contato com seus funcionários deve ser direto, rápido e preciso. Por isso, você vai precisar de uma ferramenta de comunicação eficiente, que permita o envio de arquivos e imagens, além de chamadas de voz e vídeo, caso seja necessário.

4. Conte com relatórios para analisar resultados

Toda boa gestão empresarial precisa se basear em dados reais para analisar seus resultados, organizar estratégias e preparar prioridades. Para gerenciar equipes trabalhando em casa isso é ainda mais importante.

Fazer isso através de papéis ou planilhas já é difícil presencialmente, e fica ainda mais no home office. Por isso, busque contar com um sistema de gestão empresarial que permita ter esses dados à mão com agilidade e precisão.

Busque também um sistema que ajude no seu controle financeiro e também a cortar custos e melhorar a gestão. Afinal, tempos de crise exigem uma gestão empresarial mais eficiente e enxuta.

Para saber mais sobre o controle e estabilidade financeira, e garantir a saúde econômica do seu negócio nestes tempos de crise, leia nosso eBook gratuito sobre gestão financeira para pequenas e médias empresas:

Ebook Controle financeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *