Junto da pandemia do coronavírus veio uma série de desafios para pessoas e empresas. Mas antes de se desesperar com a situação, é preciso lembrar que a palavra do momento é ADAPTAÇÃO! 

Os resultados realmente não serão os mesmos enquanto o risco da pandemia continuar. Porém, com planejamento e reorganização de alguns processos, é possível manter sua empresa funcionando e gerando lucros!

Se perguntando como? 

Neste material vamos mostrar o que o pequeno empresário está fazendo para lidar com a crise financeira pela qual o país, assim como o resto do mundo, está passando frente à COVID-19.

Continue sua leitura e entenda: 

Faça um novo planejamento para o seu negócio

Como o pequeno empresário está lidando com a crise? | Hábil Empresarial

O primeiro passo é se voltar para o planejamento do seu negócio e refazê-lo. Busque analisar cada setor da sua empresa e conferir como está sua situação.

No que diz respeito às finanças, verifique quais estão sendo os gastos da sua empresa e quais as entradas. Alguns gastos podem ser cortados e revistos. 

Lembre-se de ser muito crítico nesse corte. Avalie com cuidado o que é necessário para manter sua empresa funcionando e o que pode ser deixado de lado.

Para isso, utilize os relatórios e resultados do seu negócio. Assim, as decisões serão muito mais assertivas! 

Revise seus contratos e compras com fornecedores

Outro ponto necessário é a revisão dos contratos da sua empresa e das compras feitas com fornecedores.

Verifique o que realmente está sendo positivo para sua empresa, caso contrário, deixe de lado.

No que diz respeito aos seus fornecedores, procure renegociar preços e condições. Assim, um ajuda o negócio do outro a se manter. Afinal, a situação não é fácil para ninguém. 

Confiram também o nosso post sobre crise: como ter mais estabilidade financeira?

Conte com a opção do Home Office

O Home Office pode ser adotado por empresas para que elas continuem com suas atividades, mesmo quando o distanciamento social for requisitado. 

Permita que seus funcionários sigam com as atividades em casa. Isso funciona muito bem, principalmente com pessoas responsáveis por questões administrativas. 

Contudo, lembre-se de gerenciar essas equipes em home office! Mesmo que a flexibilização de horários seja possível, é preciso esclarecer quais os horários de atendimento ao público. Mantenha também contato constante e acompanhe o trabalho desenvolvido por todos que estão trabalhando remotamente. 

Com sua equipe em home office, sua conta de luz e água diminuem, assim como custos com outros insumos. Ou seja: é economia vinculada ao desenvolvimento de seus processos. 

Invista em marketing digital

Como o pequeno empresário está lidando com a crise? | Hábil Empresarial

É importante destacar que esse investimento não se trata tanto de dinheiro, e sim de tempo!  

Portanto, utilize parte do seu tempo de trabalho para estar presente nas redes sociais e manter a frequência de postagens por lá. Não se esqueça de responder todos os comentários e mensagens enviadas para seu perfil.

Além do mais, vale a pena colocar o Google na jogada, afinal de contas, marketing digital não se trata apenas de redes sociais. Muitas pessoas utilizam o Google para pesquisar soluções diversas, e com boas estratégias sua empresa pode aparecer muito bem nas respostas de busca.

Tendo isso em vista, tenha um site ou um blog. Se possível, ambos! Caso agora você não possa investir nisso, procure por plataformas gratuitas. 

O que vale é gerar conteúdos relevantes para o seu público, independente da mídia digital que sua empresa está utilizando! Assim, sua marca ganha mais visibilidade e autoridade perante o consumidor!

Conte com a tecnologia

Para diminuir o impacto da crise, leve em conta todas as dicas acima. Mas esta aqui é muito valiosa: utilize a tecnologia em sua gestão, principalmente com um software!

Uma empresa que conta com um sistema de gestão consegue cortar custos e melhorar a produtividade de muitos processos. Além do mais, torna o trabalho de toda a equipe mais rápido e aumenta sua qualidade, já que os erros e o retrabalho são diminuídos.

Outra grande vantagem da utilização de um sistema de gestão é a integração entre os setores e toda a informação gerada em sua empresa. Com essa ferramenta, o gestor pode acompanhar tudo em um só lugar, além de ter em mãos uma série de dados sobre seus resultados para tomar decisões dia após dia. 

O sistema Hábil Empresarial pode ser seu melhor aliado na gestão de sua empresa! 

O Hábil pode ajudar a tomar as melhores decisões, pois possui relatórios completos. Questões burocráticas financeiras e administrativas podem ser resolvidas em poucos cliques e controladas facilmente pelo gestor. 

Conte com o Hábil Empresarial para melhorar seus resultados e também para aprender mais! Separamos um eBook para que você descubra mais sobre a administração de pequenas empresas, confira: 

5 dicas para melhorar o setor financeiro da sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *