Tanto as grandes empresas quanto os pequenos negócios sofrem em momentos de crise, como na pandemia de COVID-19. Nessa época, as vendas diminuíram, as portas tiveram que fechar para evitar a transmissão do coronavírus e várias empresas perderam muito de sua rentabilidade.

Por isso, é em épocas de crise que uma gestão financeira eficiente se faz mais necessária. Seja em uma pandemia ou em uma crise financeira mundial, a sua gestão empresarial é o caminho para se manter seguro.

Por isso, o maior segredo para superar esses períodos difíceis está no controle e em um bom gerenciamento financeiro. Você deve aprender a usar com sabedoria o seu capital para diminuir os custos ao máximo e manter boas receitas em sua empresa. Com isso, você consegue até cortar custos sem demitir colaboradores.

Uma boa gestão de empresa garante, inclusive, uma melhor recuperação do seu negócio quando a crise passar. Pois toda crise termina e quem está melhor preparado tem melhores chances de se posicionar bem nessas situações.

Entenda, então, o que você precisa para uma gestão financeira que te ajude a passar pela crise e se recuperar de maneira positiva quando ela terminar:

Consiga estabilidade financeira controlando seu fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é fundamental para a sobrevivência de qualquer empreendimento. 

Para uma gestão empresarial eficiente, você deve ter total conhecimento das entradas e saídas do seu caixa. Isso permite que você saiba como vai a saúde financeira da sua empresa, para poder honrar todos os compromisso e também tomar decisões de gestão mais acertadas.

Para controlar melhor seu fluxo de caixa você precisa criar projeções e estimativas, emitir faturas, negociar os prazos e contar com a tecnologia. Um bom sistema de gestão oferece opções muito eficientes para o controle de caixa da sua empresa.

Repense as despesas na sua gestão empresarial

Crise: como ter mais estabilidade financeira? | Habil Empresarial

Crises são momentos para dar uma atenção extra às despesas do seu negócio. Há muitos gastos dispensáveis que podem prejudicar o futuro da sua empresa em um período como este.

Em momentos difíceis como as crises financeiras, toda análise de gastos é essencial, principalmente para pequenos negócios.

Repense as despesas com horas extras, combustível, viagens e outros detalhes que podem ser reduzidas ou eliminadas. Além disso, considere contar com um sistema ERP empresarial para cortar custos e melhorar a gestão de sua empresa. Há opções gratuitas e eficientes no mercado, que podem ajudar sua estabilidade financeira.

Evite cortar custos essenciais para sua gestão financeira

Em tempos de crise, é muito comum que as empresas comecem a cortar todo tipo de custos para buscar a estabilidade financeira. Mas esses cortes precisam ser muito bem pensados.

A demissão e corte de benefícios dos funcionários é algo que pode acabar sendo mais prejudicial do que benéfico, afinal, vai reduzir a motivação dos colaboradores e reduzir a produtividade.

Reduzir a qualidade do produto e dos serviços também é um tiro no pé, porque vai diminuir ainda mais as vendas em um momento em que você precisa provar o seu diferencial para se manter no mercado.

Da mesma forma, o corte de investimentos em marketing pode parecer estratégico, mas vai acabar prejudicando seu posicionamento de marca e tornando sua recuperação muito mais difícil.

Conte com ferramentas que facilitem a gestão de empresa

Crise: como ter mais estabilidade financeira? | Habil Empresarial

Está convencido de que em épocas de crise a gestão financeira é essencial? Mas não basta ter esse conhecimento e não buscar a gestão empresarial mais eficiente possível!

Tanto para fazer seu fluxo de caixa ou controlar as despesas quanto para todas as outras funções da sua empresa, um sistema de gestão pode ser muito útil. Você pode possuir um sistema de gerenciamento financeiro ou pode fazer uso de ferramentas online. 

Mas, para ir ainda mais longe, você deve buscar um sistema completo que permita aproveitar ao máximo os recursos extras que visam dar uma disponibilidade de visualização maior e global de todo o negócio.

Para isso, você pode trabalhar nos seus negócios com mais inteligência ao implantar Business Intelligence  em sua empresa

Além disso, contar com um sistema empresarial ERP é ótimo para o controle financeiro integrado com todos os setores da empresa. Um bom software pode, inclusive, te ajudar a tomar as melhores decisões.

Aproveitando essas dicas, você estará apto a fazer uma avaliação geral e financeira de sua empresa, e com isso, estará mais preparado para enfrentar crises financeiras no país sem pôr em risco o capital de giro de sua empresa.

Afinal, no contexto atual é preciso estar preparado antecipadamente para enfrentar os desafios e manter sua estabilidade financeira.

Confira nosso eBook gratuito com quatro passos essenciais para uma gestão eficiente:

5 erros podem acabar com a sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *