Um dos principais problemas que dificultam o crescimento de uma empresa é o desperdício de dinheiro em coisas desnecessárias.

Quer descobrir como economizar dinheiro, melhorar a sua gestão e ver o lucro de sua empresa decolar? Vem com a gente! 

Você pode fazer tudo isso com um sistema de gestão ERP!

O que é um sistema ERP?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento de Recursos Empresariais. 

Na prática, um sistema ERP é um Sistema de Gestão Integrado, uma ferramenta digital que organiza a gestão da sua empresa conectando todos os seus setores. 

É um software com todos os recursos que sua empresa precisa para ter uma gestão mais eficiente, concentrando em um único lugar todas as informações e dados do seu negócio.

Confira 5 formas como esse sistema pode ajudar sua empresa a economizar dinheiro com sua gestão em um sistema ERP.

  • Elimine controles manuais

Controlar a sua gestão empresarial com papéis é coisa do passado.

Ter de armazenar notas fiscais, crediários, cadastros e tantas outras coisas em arquivos é algo que ocupa um espaço desnecessário em sua empresa e ainda toma tempo que poderia ser melhor aplicado em outra coisa – afinal, tempo é dinheiro.

Além disso, possuir vários softwares paralelos trabalhando com suas planilhas também deixa sua organização caótica e põe os seus dados em risco de serem perdidos, corrompidos ou extraviados.

Atualmente, com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é preciso ser muito mais cuidadoso com sua gestão da informação. 

Com um sistema ERP, que reúne todas as suas informações em um só lugar, você evita problemas com a LGPD, que pode punir sua empresa com altas multas ou até suspensão do seu trabalho.

Além disso, os dados reunidos tornam a gestão muito mais fácil, intuitiva e rápida! Isso tudo vai economizar tempo e dinheiro da sua empresa.

  • Compartilhe informações automaticamente

Para a melhor eficiência da sua gestão empresarial, você também precisa compartilhar informações da sua empresa com fornecedores e clientes.

Através de um Sistema ERP, você corta gastos ao integrar o seu software a sistemas com os quais você precisa trocar esses dados.

Assim, as tarefas como ordens de compras, previsões de venda e planejamento de produção se tornam mais eficientes e produtivas.

Isso evita compras e entregas de última hora, pois elas podem trazer custos elevados para a empresa.

  • Otimize gastos com TI

O ERP é uma verdadeira central de informações para qualquer empresa. Todos os dados podem ser organizados a partir do mesmo lugar.

Assim, ele é capaz de substituir diversos sistemas e controles utilizados pelos funcionários em cada um dos setores do empreendimento.

Dessa forma, a sua gestão de estoque e sua gestão financeira são feitas com o mesmo software, de forma complementar e integrada – sem jamais se confundirem.

Fazendo isso, o  ERP consegue centralizar todos os custos e otimizá-los em um sistema.

Isso possibilita a gestão de todos os processos a partir de um só lugar.

  • Facilite o atendimento

Já teve de atender um cliente e não soube onde encontrar o preço de alguma mercadoria, ou qual a quantidade de estoque disponível? Isso pode prejudicar qualquer atendimento, não é?

Com um sistema ERP, todos os dados do seu negócio vão estar disponíveis no mesmo lugar, evitando que você perca tempo procurando.

Não é esse o seu problema? Você acha que gasta muito com representantes comerciais que não trazem o retorno desejado?

Usando um sistema de gestão empresarial ERP é muito mais fácil de criar lojas virtuais, seja no B2B (negócios que atendem outros negócios) ou no B2C (negócios que atendem clientes).

Essas lojas virtuais podem otimizar a experiência do cliente na hora de fazer compras.

Portanto, ao invés de investir em equipes dedicadas de consultores e representantes comerciais, sua empresa pode ter uma central virtual por meio da qual é possível acessar produtos, preços, disponibilidade e ofertas especiais – e até atrair novos clientes para sua loja física.

  • Reduz o custo do trabalho

Os sistemas ERPs exigem muito menos tempo para o registro de informações – seja de compras de fornecedores, vendas, crediários, etc.

Sua equipe pode utilizar esse tempo para outras tarefas necessárias, impedindo a necessidade de mais contratações para cuidar do controle administrativo, visto que a mão-de-obra é um dos custos operacionais mais elevados para qualquer empresa.

Isso traz uma gestão com menos custo, já que, além de reduzir o tempo, ele é capaz de aumentar a produtividade como um todo.

  • Melhore seu marketing 

Como o sistema ERP reúne todas as informações do seu empreendimento em apenas um lugar, esses dados se tornam de fácil acesso na hora de elaborar estratégias de marketing que vão conquistar novos clientes.

Isso evita gastos desnecessários em campanhas de marketing despreparadas, que podem acabar não gerando os resultados desejados.

Tem mais dúvidas sobre a gestão administrativa com um sistema ERP? Entre em contato com a Hábil Empresarial e descubra tudo que temos a oferecer para deixar a gestão da sua empresa muito mais eficiente!

 

escolhendo um software para pequenas empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *