Muitas empresas contam com membros da sua equipe que trabalham em home office, ou seja, diretamente de casa. Este modelo de trabalho vem se tornando muito comum nos últimos anos e se transformou em uma necessidade durante a pandemia da COVID-19.

O distanciamento social requerido para frear a transmissão do novo coronavírus resultou em uma quarentena bastante longa. Empresas tiveram de dar continuidade em suas atividades de maneira remota. 

Diversos administradores tiveram de descobrir como gerenciar equipes em home office. E, dentre tantos desafios que esse cenário trouxe para empresas, muitos benefícios vieram a tona. 

Se perguntando quais seriam essas vantagens? Hoje vamos contar pra você! Confira:

Benefícios do Home Office para sua empresa

1. Redução de custos 

Quais os benefícios do Home Office para empresas? | Hábil Empresarial

Uma vez que sua equipe não estará trabalhando na empresa, muitas despesas acabarão tendo custo mais baixo, como suas contas de luz e água. Caso exista um espaço com café ou lanche para seus funcionários, esse será outro gasto que não estará acontecendo. 

Suprimentos como papel, canetas e outros ítens para escritório também não serão necessários.

O deslocamento do seu colaborador até sua empresa, não será necessário. Por consequência, caso sua empresa pague por vales transporte, isso não será mais necessário.

De toda a forma, é importante lembrar que a redução de custos tem tudo a ver com uma gestão financeira efetiva! Se você quiser saber mais sobre esse assunto, confira nosso eBook 4 passos para uma gestão eficiente.  

2. Possibilidade de mais investimentos

Com o corte de custos citado acima, sua empresa terá um montante que poderá ser utilizado para fazer investimentos e melhorias. 

Procure avaliar quais equipamentos precisam ser comprados e que sistemas podem tornar seus processos mais efetivos. Procurar por ferramentas que melhorem sua empresa e auxiliem sua equipe é sempre muito importante! 

Vale destacar que uma gestão empresarial efetiva depende de investimentos, e eles devem ser feitos de maneira estratégica! 

3. Retenha mais talentos

Quais os benefícios do Home Office para empresas? | Hábil Empresarial

Existem muitas pessoas por aí que possuem talentos incríveis e que podem ser muito úteis em sua empresa! Por vezes, essas pessoas não moram na mesma cidade em que sua empresa está e não possuem disponibilidade para se mudar por motivos pessoais.

Contando com o modelo de trabalho em home office, é possível contratar estas pessoas e reter esses talentos! 

Em grandes centros, o mesmo vale. Não será mais necessário considerar a distância do local de trabalho de alguém para contratação. Assim, o responsável pela contratação poderá dar mais importância a outras qualidades necessárias para compor o grupo de sua empresa! 

4. A lei apoia esse tipo de trabalho

As leis trabalhistas cada vez mais oferecem garantias para os empregadores e também para os seus empregados. Por isso mesmo, o home office já consta como modelo de trabalho previsto em lei! 

Afinal de contas, tendo sua equipe trabalhando em home office, pode-se ofertar muito mais qualidade de vida ao colaborador. Além do mais, quando  se trabalha na segurança do seu lar, as pessoas tendem a explorar a sua criatividade!

A implantação do home office em sua empresa

Se perguntando como implantar o trabalho em home office no seu negócio? a gente te conta tudo neste post: O que é home office e como implementar esse modelo em sua empresa?

É importante destacar que, para que todos estes benefícios estejam refletidos em sua empresa, alguns fatores deve ser considerados:

  1. Garanta que sua equipe possua boas ferramentas para desenvolver seu trabalho remotamente;
  2. Permita a flexibilização dos horários, mas deixe claro que a jornada de trabalho deve ser seguida e as tarefas feitas;
  3. Mantenha um canal de comunicação aberto entre todos os membros da equipe. Desse modo, todos podem tirar suas dúvidas com os colegas;
  4. Os gestores precisam ouvir seus funcionários. Fique atento às dicas e sugestões que eles propõem em relação às suas tarefas;
  5. Conte com uma equipe focada e responsável, afinal de contas, muitas situações podem levar seu funcionário à procrastinação. 

Tantos as dicas quanto às vantagens citadas acima podem ser uma realidade em sua empresa, seja ela grande, média ou pequena! 

Sabemos que muitas empresas MEI trabalham de maneira remota, e que pode ser difícil seguir uma gestão efetiva trabalhando em home office. Para saber mais sobre como ter bons resultados em sua empresa MEI, confira: 

Como calcular o ROI em sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *