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Como montar um plano de vendas para 2019?

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Você já começou a preparar o seu plano de vendas para 2019? Em nosso artigo sobre os desafios de 2019 para os empresários, um dos principais pontos foi o financeiro.

Como ter uma boa estrutura financeira para segurar a barra em meio à instabilidade do mercado? Nesse momento, o plano de vendas é fundamental e pode ser realizado para o ano todo!

A crise econômica, apesar de ter sofrido uma baixa, ainda está presente no mercado.

E quem não sofreu nada com ele ainda e só seguiu o ritmo, pode sentir algumas mudanças em 2019, cometendo erros que comprometem completamente a saúde financeira da empresa.

Ter um plano de vendas para 2019 lhe ajudará a ter uma estrutura de base para seguir.

Com isso, você saberá exatamente quais objetivos precisam ser alcançados e que passos podem ser dados para atingir suas metas de vendas com sucesso.

Além disso, com um plano de vendas bem estruturado, você consegue gerar novas oportunidades para o seu empreendimento.

Mas afinal, o que é um plano de vendas?

O plano de vendas é do que uma espécie de guia.

Com ele e através dele, você e seu time de vendas saberão exatamente quais são as estratégias que precisam ser colocadas em prática para que suas metas sejam alcançadas.

Através desse planejamento, é possível obter mais sucesso nas vendas e, consequentemente, mais lucros e resultados.

Mas ele não é imutável. Um plano de vendas é algo para ser monitorado e acompanhado de perto. Assim, você e seu time conseguem analisar oportunidades e falhas, fazer ajustes de ações e melhorar sempre.

O importante é ter um bom ponto de partida e estratégias fortes para serem colocadas em prática. Nada de achismos ou de colocar seus planos em prática sem estudo prévio.

Como montá-lo?

Para criar um plano de vendas para 2019 será necessário passar por alguns processos importantes.

Conheça seu cliente e concorrência

Nem sempre conhecemos a fundo quem é nosso consumidor e nossa concorrência direta e indireta.

Ao estudar os hábitos do seu consumidor, bem como suas necessidades e forma de comunicação, será mais fácil criar estratégias assertivas.

Será que seu público é quem você pensa? Será que as “dores” deles são “curadas” pelo seu produto? Como você está se comunicando com essas pessoas?

Fazer essas perguntas para si e para sua equipe fará com que vocês alinhem melhor como alcançar seu público. Também ficará mais simples compreender qual é seu ciclo de vida.

Além disso, conheça também sua concorrência. Não para imitar ou para falar mal. Mas para aprender com ela.

Analise sua concorrência com critério e pensamento empreendedor. Que oportunidades eles estão aproveitando que você não está? Quais falhas eles estão cometendo que você pode evitar?

Dessa forma, você saberá como basear suas estratégias para não cometer os mesmos erros, ou encontrará formas diferentes de atingir esse público que pode ser igual.

 

Conheça muito bem seus produtos

Para criar um plano de vendas para 2019, a você precisa fazer é um levantamento completo sobre os seus produtos.

Mas não só isso. Conheça a fundo seus produtos para ser a melhor pessoa a falar sobre eles. Faça o mesmo com sua equipe.

Isso te ajudará a entender melhor o que a sua empresa já oferece e o que ela precisa oferecer para se manter no mercado.

Apenas conhecendo aquilo que você vende que será possível criar campanhas que ressaltam características dos itens e que cativam a atenção do consumidor.

Seja referência de informação para seu cliente, ajude-o. Saiba que o processo de compra mudou e hoje buscamos tudo na internet antes de irmos até um estabelecimento.

Oferecer o básico não é mais suficiente. Por isso, vá além.

 

Defina metas e estratégias consistentes

Mais uma dica para criar um plano de vendas para 2019 é definir metas e estratégias consistentes.

Não há como criar um planejamento sem saber onde você quer chegar e como isso deve ser feito.

O ideal nesse ponto é ser bastante objetivo. Colocar metas e estratégias gerais demais acaba não sendo eficaz.

Por isso, estabeleça de forma clara onde você quer chegar para então ver e analisar quais os meios de concretizar.

Por exemplo, sua grande meta para 2019 é dobrar o volume de vendas? Como você fará isso? Quais ferramentas e ações você irá utilizar? É possível crescer gradualmente e montar pequenas metas mensais até chegarmos a esse grande número de dobrar as vendas?

Você pode usar ações offline, as redes sociais, engajar seus funcionários, fazer grandes promoções: os caminhos são vários.

O plano de vendas serve para organizar todas essas possibilidades para que, uma por vez, você e seu time coloquem tudo em prática, medindo resultados e encontrando novas oportunidades.

E tudo deve estar em um cronograma. Ou seja, você precisa estabelecer um prazo para que essas metas sejam atingidas.

Nossa dica é: não coloque metas irreais ou ações que não sairão do papel. É importante manter o pé no chão.

Metas que nunca são atingidas apenas desmotivam toda a sua equipe e geram uma bola de neve de desânimo.

Lembre-se: ser um CEO produtivo e eficiente ajuda em todos os processos.

 

Cuide os resultados ao longo de todo o caminho

Um plano de vendas para 2019 não precisa ter apenas metas e planejamento de ações.

Ele também precisa indicar que tipos de formas de mensuração para análise dos resultados ao longo do caminho

Apenas através do monitoramento de dados que você conseguirá saber se a sua empresa realmente está tendo o desempenho esperado.

Por isso, acompanhe os números. Indicadores de vendas, saúde financeira, ROI, números das redes sociais.

Busque quais são as melhores métricas das suas ações e acompanhe. Os números são ótimos para sabermos quando erramos (e o que não repetir) e quando acertamos e devemos continuar.

Aqui em nosso blog, já ensinamos você a calcular o ROI em sua empresa.

 

Invista em um bom software

É através desse tipo de solução que você conseguirá otimizar vários processos dentro da sua empresa. Principalmente os financeiros.

Com o Hábil Empresarial, toda a rotina dentro do seu empreendimento será otimizada. Além disso, também é possível manter um controle maior sobre as informações.

É através desses dados que será possível atualizar o seu plano de vendas para 2019, bem como verificar se os resultados estão sendo atingidos.

Ou seja, com um bom sistema como aliado, você terá mais facilidade para coletar e analisar todos esses dados.

 

Consulte seu time de vendas

Se você possui um time específico para a vendas, é hora de conversar! Afinal, são eles que colocarão em prática todo esse planejamento de vendas.

Se você puder criar o plano junto com eles, ou com um gestor de vendas, é ainda melhor.

Através da visão da equipe, será mais fácil estabelecer ações que possam realmente serem colocadas em prática.

Além disso, seu time de vendas tem informações valiosas para você. Por ter um contato direto com o cliente, eles são peças-chave nessa construção de conhecer o público, a concorrência e bolar estratégias.

Dessa forma, você conseguirá alcançar excelentes resultados.

 

Ficou mais fácil compreender o que é um plano de vendas e como criá-lo para ter muito mais resultados em 2019?

Com nossas dicas temos certeza que você e seu time terão muito a crescer e muitas oportunidades para aproveitar no próximo ano.

 

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