O marketing tradicional, seja ele anúncio em veículos de comunicação, ações em eventos e pontos de venda, distribuição de panfletos e brindes, entre outras estratégias, nunca caiu em desuso.

Ele tem suas vantagens, e entre elas estão o grande alcance de público, atingir pessoas de mais idade, visibilidade, a duração do material, entre tantas que poderíamos citar.

Mas sua desvantagem é o que impede, por exemplo, pequenas empresas de utilizá-lo em ampla escala: o preço.

Alguns planejamentos chegam a custar milhões de reais, mesmo que seu desempenho tenha perdido quase todo seu espaço para outro tipo de marketing: o digital.

Com ele, todas as empresas podem, a partir de um baixo custo (celular com internet, por exemplo), se lançarem pela rede mundial de computadores. O melhor: o limite do alcance depende só de como desempenha sua campanha.

Há exemplos de marcas que começaram do nada, mas com pouca verba e muita criatividade conseguiram abrir grandes portas e se colocar entre os grandes.

Independente do tamanho da sua empresa, o Marketing Digital disponibiliza ferramentas certas para desempenhar campanhas qualificadas na internet, reproduzindo resultados reais para o seu empreendimento.

Ficou interessado em saber mais sobre como se tornar relevante para o mercado através do marketing digital?

Então continue lendo este artigo que vamos dar dicas valiosas para você e sua empresa conseguirem o engajamento que desejam.

Como traçar seus objetivos?

Antes de começar qualquer ação, é importante se perguntar até onde você deseja chegar com ela, para ter parâmetros no momento de tomar decisões.

Para te ajudar a definir de forma clara seus objetivos, indicamos que você responda uma questão fundamental para iniciar esse trabalho: O que você espera com o marketing digital?

  • Gerar mais tráfego qualificado?
  • Gerar leads?
  • Aumentar suas vendas?
  • Manter a sua marca na mente dos clientes?
  • Melhorar a sua presença nas redes sociais?

Nesse caso, cada uma das respostas pede uma ação diferente.

Para tráfego qualificado, crie personas

Personas são figuras-chave para a comunicação com o cliente: são personagens semi-ficcionais do seu público-alvo, isto é, criados a partir da informação de que quem são os seus clientes, com perfis traçados a partir de dados coletados pela sua equipe, incluindo questões demográficas, socioeconômicas, os pontos fracos e fortes e os objetivos de cada uma dessas pessoas.

A importância de traçar sua persona é saber com quem está falando antes de falar. Para qualificar o seu público, é preciso se comunicar de forma a atrair quem você deseja, produzindo conteúdos que elas queiram consumir, produzidos especificamente para elas.

Para gerar lead, produza conteúdo relevante

O braço do marketing digital que produz e compartilha conteúdo relevante para um público-alvo é chamado de Inbound Marketing.

Teoricamente, essa metodologia é a contradição do Marketing Tradicional, que compra a atenção do usuário com banners e publicidade paga.

Neste caso, o objetivo é atrair a atenção de leads qualificados a ponto de transformá-las de visitante do site a um potencial cliente, com interesse na atuação que a empresa possui no mercado.

Para isso, a relevância e regularidade do conteúdo gerado deve mostrar sua autoridade no assunto em relação aos concorrentes do mesmo ramo de mercado, provando que o investimento vale a pena.

Com um material realmente relevante, o tempo que o seu leitor gastará no seu material trará visibilidade ao seu empreendimento, além de colocá-lo no topo das ferramentas de busca.

Além disso, um bom material, que mostre que você e sua equipe realmente entendem do assunto, pode garantir ainda mais chances de conversão.

Entre os conteúdos que podem ser gerados estão, além de artigos para blogs, vídeos, webinars, infográficos e eBooks, formatos bem populares na internet.

O mais importante nesta etapa é entregar o conteúdo certo no momento certo para a pessoa certa.

Se você quer aumentar suas vendas, invista em Mobile

Mobilidade é a palavra-chave para quem quer investir na internet. Conforme o IBGE, desde 2014 há mais brasileiros acessando a internet pelo celular do que pelo computador. De acordo com a

Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), o telefone celular foi o principal meio para acesso à internet, sendo utilizado por 94,6% das pessoas em 2017.

Isso fez com que as redes sociais e até o Google adaptasse seus algoritmos, fornecendo preferência às pesquisas orgânicas. Por isso, é possível afirmar que sua presença online depende diretamente de pensar no mobile.

Se você quer a sua marca na mente dos clientes, utilize técnicas de SEO

Uma das estratégias essenciais ao Marketing Digital é a boa localização nos mecanismos de busca do Google. Esse é um dos indicadores para saber se a sua empresa está desempenho do trabalho.

A estratégia para conseguir fazer com que sua marca esteja entre as mais lembradas nas buscas é saber usar de forma inteligente as palavras-chaves, trabalho que no marketing digital é designado SEO.

Preste atenção nas tendências, no que as pessoas estão comentando, o que estão procurando na internet e ao que seus concorrentes estão produzindo e se utilize disso para aumentar sua busca orgânica e seu tráfego como um todo.

Quanto mais visibilidade, mais as pessoas lembrarão da sua marca.

Quer melhorar sua presença nas Mídias Sociais? Entenda como cada uma delas funciona.

As redes sociais são um atalho para mostrar todo o conteúdo relevante que você anda produzindo ao mundo, mas cada uma delas tem um viés e, por isso, deve ser abordada de forma exclusiva.

Cada um dos canais – Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin – merece uma atenção especial, já que são direcionados a audiências diferentes.

Poder contar com alguém que entenda de social media pode ser um bom negócio, já que essa pessoa terá consciência, na hora de produzir e compartilhar, que tipo de conteúdo deve ser publicado em cada lugar.

Entretanto, todas têm algo em comum: são canais de interação entre o consumidor e você. Por isso não economize na interação para que os usuários tenham uma boa impressão da sua marca.

Siga nossas dicas e, depois, nos conte sua experiência de alcançar números muito significativos com pouco investimento.

Um comentário em “O que você espera do Marketing Digital?”

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