Como motivar vendedores: 7 dicas para melhorar os resultados da sua equipe

Se você quer que a sua empresa venda mais, precisa saber da importância de contar com uma equipe de vendedores comprometida e motivada. Neste artigo, nós mostramos como motivar vendedores e, assim, conseguir melhores resultados para o seu negócio. 

Qual a importância de manter seus vendedores motivados

Os vendedores precisam de motivação para atingir suas metas, atender bem aos clientes e ter sucesso nas vendas. No entanto, eles podem perder o incentivo devido a uma série de fatores, como estresse, má remuneração e ambiente de trabalho pesado. 

E quando isso acontece é preciso agir para resgatar o comprometimento e a motivação da equipe de vendas. Caso contrário, além da queda nos lucros, causada pela redução nas vendas, seu negócio ainda pode sofrer com prejuízos ligados à insatisfação dos clientes e à má reputação da empresa.

7 dicas para motivar os vendedores da sua empresa

Abaixo, nós listamos como motivar vendedores em qualquer tipo de negócio. 

Invista em treinamentos

No mercado de hoje, ter uma vantagem sobre a concorrência é sempre fundamental. Uma equipe de vendas forte é essencial para uma empresa garantir que esteja sempre um passo à frente.

Por causa disso, a maioria das organizações agora está investindo em vários treinamentos de vendas e estratégias de aprimoramento. 

Um treinamento de vendas eficaz é a chave para aperfeiçoar e ajudar seu ativo mais eficiente — os vendedores — a atingir as metas da empresa. A lógica aqui é muito simples: se eles não conseguirem vender, o crescimento da sua empresa será afetado. Por isso, invista em treinamentos para ter uma equipe cada vez mais produtiva.

Ofereça um ambiente agradável de trabalho

Trabalhar em um ambiente agradável ajuda as pessoas a se sentirem positivas e motivadas. Se os funcionários aproveitarem seu tempo no trabalho, será menos provável que façam longas pausas ou saiam de licença médica, devido ao estresse ou qualquer outro tipo de problema, por exemplo.

Os benefícios para os proprietários de negócios incluem aumento de produtividade e redução da rotatividade de pessoal, levando a menores custos de recrutamento e treinamento.

Tenha processos de venda bem definidos

Um processo de vendas é um conjunto de etapas repetíveis que sua equipe executa para converter um cliente potencial em um efetivo. E possuir esse tipo de processo padronizado adiciona estrutura e responsabilidade às suas atividades de vendas, levando a uma maior taxa de ganhos, ciclos de vendas mais curtos, além de motivar seus vendedores.

Estabeleça metas atingíveis

Este pode ser óbvio, mas é importante. É necessário oferecer aos vendedores uma meta a ser alcançada. Sem um objetivo, eles não saberão o que aspirar ou o que constitui sucesso. Contudo, escolha uma meta que seja atingível.

Uma dica extra que damos, é trabalhar com cada vendedor individualmente para descobrir o que funcionará melhor para eles.

Dê feedbacks 

O feedback é obrigatório para qualquer empresa que queira crescer de forma sustentável. No caso de uma equipe de vendas, o feedback ajuda a delinear objetivos e como o time pode alcançá-los.

Além disso, permite que você analise os pontos fortes e fracos de cada funcionário, indicando as áreas que eles ainda precisam melhorar. 

Vale ressaltar que o feedback não se limita apenas a criticar, mas sim a ajudar a desenvolver as habilidades pessoais e profissionais do funcionário.

Ouça seus vendedores

Um erro bastante comum que donos e  gerentes cometem é tratar os vendedores como robôs. Esse erro prejudica muito a produtividade e a qualidade das vendas. Dê aos funcionários a oportunidade de serem ouvidos e trate a todos de forma cordial, se esforçando para apresentar melhorias nas falhas apontadas por eles.

Um relacionamento mais pessoal quebra as barreiras do ambiente de trabalho e aumenta o bem-estar entre os membros da equipe.

Crie premiações

Seus vendedores querem ser recompensados. Mas uma comissão por si só não é suficiente. Comissões são esperadas, então você precisa ir além para que os colaboradores de vendas se sintam realmente reconhecidos por suas realizações.

Uma tática que pode ser implementada é oferecer um jantar ou um almoço sempre que um vendedor atingir sua cota ou fizer uma ótima venda. Mas esse convite não é apenas para uma pessoa e sim para toda a equipe. Essa forma de reconhecimento ajuda na motivação e também a trabalharem cada vez mais unidos.

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