Contar com várias opções de métodos de pagamento é uma estratégia para conquistar mais clientes para o seu negócio.
Para poder adotar o método mais estratégico para sua empresa, é preciso conhecer todos eles e entender qual é o mais adequado para você e os seus clientes.
Para isso, preparamos esse artigo completo explicando sobre os métodos mais usados pelos brasileiros e as vantagens de ter diversos deles em seu estabelecimento.
Vem com a gente!
Afinal, o que são métodos de pagamento?
Métodos de pagamento são os meios que a sua empresa escolhe para que os clientes paguem pelos produtos ou serviços que compram.
Embora o dinheiro em espécie tenha sido o método mais tradicional durante anos, as mudanças tecnológicas estão transformando esse cenário com a chegada de novas formas de pagamento, como o PIX, boleto, aproximação por celular, QR Code e afins.
Nesse sentido, outros métodos de pagamento vão caindo em desuso, como no caso dos talões de cheques.
De fato, os avanços tecnológicos têm causado mudanças no perfil dos consumidores fazendo com que eles migrem para os formatos mais práticos, conforme veremos a seguir.
Quais são os métodos mais utilizados no Brasil?
Os métodos mais utilizados no Brasil são o Pix, dinheiro em espécie, boleto bancário, máquina de cartão, crediário, transferência bancária e cheque.
Abaixo, falamos em mais detalhes sobre cada um desses métodos de pagamento. Confira!
Pix
O Pix é uma modalidade que foi lançada em 5 de outubro de 2020 e em pouco tempo conquistou os brasileiros.
Ele se trata de um sistema de transações financeiras que torna mais rápidas as transferências em nosso país através de um pagamento instantâneo.
Na prática, isso significa que as pessoas podem enviar e receber dinheiro em tempo real, em qualquer horário do dia e sem pagar nenhuma taxa pela operação, diferente do TED e do DOC.
Dinheiro em espécie
O dinheiro em espécie também ainda é um método de pagamento bem visto pelos brasileiros.
É comum que ele seja usado por parte da população desbancarizada (cerca de 45 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Locomotiva) ou por estabelecimentos com ticket médio baixo.
Então, ignorar os pagamentos em dinheiro ainda não é uma opção, embora os métodos tecnológicos tenham caído no gosto da população.
Para os negócios, o lado negativo do método de pagamento de dinheiro em espécie é que é perigoso acumular altos valores no caixa.
Boleto bancário
O boleto bancário é um dos métodos de pagamento mais usados em lojas online e pode ser gerado por meio de softwares, emitindo um documento com código de barras e número para que o cliente pague a compra.
Deste modo, basta que o cliente imprima o boleto e pague em um caixa eletrônico ou casa lotérica, assim como ele tem opção de copiar o número do código de barras e pagar pelo aplicativo do seu banco ou internet banking.
Neste formato, assim que o boleto é pago e identificado pela conciliação bancária, a entrega do produto é liberada para o cliente e o valor cai na conta da empresa em no máximo 3 dias úteis.
Existe a cobrança de uma taxa pelo banco para emitir boletos, mas ela é menor do que as taxas cobradas em transações por cartão de crédito ou de débito.
Máquina de cartão
Para lojas físicas a máquina de cartão de crédito e de débito é uma ótima saída, pois se trata de um método de pagamento ainda muito utilizado pelos brasileiros.
Isso porque nem sempre andar com dinheiro em espécie é uma opção, por conta do alto risco de assaltos, mas há também os brasileiros que ainda não são totalmente adeptos aos métodos mais tecnológicos, como o PIX.
É nesse cenário que ainda temos boa parte da população adepta a cartões de crédito e débito.
Crediário
O crediário é uma opção que lojistas oferecem para os clientes para financiarem bens e serviços.
Ele costuma ser um dos métodos de pagamento de pessoas que não tem fácil acesso a cartão de crédito e que não poderiam fazer uma compra à vista.
Assim, as parcelas do crediário são fixas e acrescidas de juros e correções monetárias.
Transferência bancária
As transferências bancárias são feitas entre bancos com uma ordem de pagamento de algum dos seus clientes para beneficiar o outro.
Existem as transferências intrabancárias, em que a transação é feita entre contas abertas em prestadores de serviços de pagamentos diferentes.
E existem as transferências interbancárias, que são feitas entre contas existentes no mesmo prestador de serviços bancários.
Cheque
Por fim, temos o cheque como um dos métodos de pagamentos, se tratando de um tipo de título de crédito que tem uma ordem de pagamento à vista emitida a favor de um terceiro.
Na prática, essa forma de pagamento é feita como a pessoa emitindo uma ordem de pagamento para outra pessoa com o dinheiro que tem em sua conta bancária.
Essa forma de pagamento é uma opção que pode ser adotada pelos negócios, embora cada vez menos esteja sendo usada pelos clientes.
Vantagens de diversificar os métodos de pagamento
A primeira vantagem de diversificar os métodos de pagamentos é que você terá menos clientes desistindo da compra porque o seu estabelecimento não aceita a forma que ele tem de pagar.
Por exemplo, hoje em dia muitas pessoas desistem das compras em locais físicos porque eles não aceitam o pagamento em Pix, algo que deixa o consumidor frustrado e constrangido.
E quando falamos em lojas virtuais, as vantagens de diversificar os métodos de pagamento são ainda maiores, principalmente porque não existem limites geográficos para os seus clientes.
Ou seja, existe a chance de você até mesmo fazer uma venda internacional. E para isso dar certo é preciso disponibilizar vários métodos de pagamento.
Além do mais, adotar diversos métodos mostra que a sua empresa está acompanhando o ritmo das mudanças e está disposta a oferecer cada vez mais opções práticas para que os clientes paguem as suas compras. É crucial ter em mente também a importância de regularizar a empresa, para assim, evitar riscos no futuro.
Assim, além de você atingir um público mais amplo e aumentar as suas vendas, você se destaca entre a concorrência por oferecer uma experiência melhor aos clientes.
Conclusão
E aí, gostou de conhecer as opções mais adotadas pelos brasileiros para pagar as suas compras?
Agora é hora de repensar quais métodos fazem sentido para o seu negócio de acordo com o seu público.
E lembre-se que para controlar melhor as suas vendas e lucrar mais, você pode e deve contar com a Hábil!