Estratégia de promoção é o nome que damos a ações que a sua empresa pode usar para alavancar a venda de seus produtos e serviços.
Essas estratégias podem ser usadas tanto para vendas online, quanto para vendas presenciais.
Portanto, independentemente do formato do seu negócio, ao adotar uma estratégia de promoção o seu objetivo é elevar o seu número de vendas para o seu público-alvo com a finalidade de fortalecer a sua marca e reter clientes.
E se você está remetendo promoção a descontos, saiba que é possível ir muito além quando você passa a entender melhor o que são essas estratégias e diferentes formas de aplicá-las.
E é isso que vamos te explicar ao longo deste artigo. Então, siga a leitura conosco!
O que é uma estratégia de promoção?
Uma estratégia de promoção é o nome que damos ao conjunto de ações que a sua empresa coloca em prática para divulgar sua marca e vender mais produtos e serviços.
Para isso, a estratégia de promoção deve levar em conta o seu público-alvo e maneiras de se posicionar como uma solução para os problemas que seus clientes possivelmente têm, focando sempre no aumento das vendas.
E como já adiantamos acima, as estratégias de promoção são muito mais do que simples descontos, elas podem ser uma promoção surpresa, uma liquidação, um cupom de frete grátis e até mesmo algo especial no dia do aniversário do seu cliente.
O importante é que elas tenham um objetivo claro ao serem colocadas em prática, como:
- reter clientes atuais;
- resgatar clientes antigos;
- fortalecer a sua marca;
- divulgar o seu negócio;
- alcançar novos clientes potenciais;
- limpar o estoque;
- renovar o estoque;
- sair do vermelho;
- comemorar uma data.
Como fazer uma boa estratégia de promoção: confira
Para fazer uma boa estratégia de promoção você deve focar em promoções simples, precisa determinar um prazo, incentivar avaliações de produtos, traçar metas e analisar os resultados obtidos.
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um desses pontos. Acompanhe!
– Mantenha as promoções simples
É fundamental que você mantenha as promoções simples ao elaborar uma estratégia de promoção porque esse processo não deve ser complicado.
Lembre-se que o foco dele é aumentar a confiança do consumidor com o seu negócio ao mesmo tempo que faz uma compra vantajosa para ele e para você.
– Determine um prazo
Ao planejar uma estratégia de promoção você deve determinar um prazo para que ela comece e para que ela acabe.
Isso porque os prazos podem ser usados como atrativo para criar uma sensação de urgência no seu cliente para consumir com você.
E ao determinar o tipo de promoção que você irá usar no seu negócio e o prazo dela, invista nas campanhas para que o seu público-alvo fique sabendo dessa ação.
– Incentive avaliações de produtos
Incentivar avaliação de produtos é importante porque fortalece o poder da divulgação boca a boca em relação ao que o seu negócio vende.
E essa com certeza é uma das técnicas de persuasão que pode fazer com que o seu negócio atraia ainda mais clientes, principalmente se estamos falando de negócios online.
– Trace uma meta
A sua estratégia de promoção precisa ter um objetivo, conforme já mencionamos acima.
Esse objetivo pode ir desde necessidade de se livrar de um estoque parado até a divulgação do seu negócio para atrair novos clientes.
Independentemente de qual for o objetivo da sua estratégia de promoção, não esqueça de defini-la, pois é isso que vai garantir a chance de mensurar o sucesso da sua campanha.
– Analise os resultados
E já que falamos em mensurar o sucesso da sua campanha, destacamos que essa é a etapa final de como fazer uma boa estratégia de promoção.
Como em qualquer ação que você faça dentro do seu negócio, é preciso que você analise os resultados obtidos, seja por KPIs ou Indicadores-chave de performance.
Quando o assunto é promoção, você pode avaliar:
- o impacto da promoção no seu fluxo de vendas;
- o resultado em lucro;
- o feedback dos clientes sobre a promoção.
Com esses resultados você consegue ver quais pontos podem ser melhorados e quais deram certo para usar em sua próxima campanha.
Quais são os principais tipos de promoção?
Os principais tipos de promoção são: desconto, promoção surpresa, liquidação, amostra grátis e cupom de desconto.
Na sequência, explicamos a você como fazer cada uma dessas promoções. Acompanhe!
– Desconto
O desconto é a principal estratégia de promoção que você pode usar em seu negócio e consiste em diminuir o preço final do seu produto ou serviço para estimular as pessoas a comprarem.
Mas nada de dar descontos sem planejamento, afinal, para diminuir o seu preço você precisa conversar com fornecedores para comprar os seus materiais por um preço menor, ou sua margem de lucro pode ser comprometida.
– Promoção surpresa
A promoção surpresa pode ser feita tanto em comércios presenciais quanto físicos.
A ideia desse tipo de promoção é que o seu cliente não esteja esperando por ela, ou seja, raramente ela estará atrelada a algum evento, como black friday ou aniversário do seu negócio.
– Liquidação
A liquidação é uma estratégia de promoção muito usada quando o negócio quer fazer uma queima de estoque para renovar os seus produtos.
Aqui não tem muito segredo, pois você vende os seus produtos com desconto, principalmente aqueles que estão encalhados.
– Amostra grátis
A amostra grátis é uma estratégia para fazer com que o seu público-alvo experimente o seu produto antes de comprá-lo.
E não restam dúvidas de que essa ação também precisa de um planejamento prévio para você não sair no prejuízo, concorda?
– Cupons de desconto
Os cupons de descontos são os queridinhos de consumidores virtuais, logo, eles são muito bem-vindos em estratégias de promoções de comércios digitais.
Na prática, basta que o seu cliente insira um cupom com uma porcentagem de desconto na hora de finalizar a sua compra.
Quem determina a porcentagem do desconto é você, podendo até mesmo fazer um cupom de frete grátis, por exemplo.
Conclusão
E aí, gostou de conhecer mais sobre estratégias de promoções?
Ao longo deste artigo, esperamos que você tenha conseguido adaptar algumas dessas estratégias que trouxemos para o seu negócio!
E lembre-se: para gerenciar as suas vendas com mais agilidade e eficiência, você pode e deve contar com o sistema Hábil!