Pular para o conteúdo
No results
  • Início
  • Hábil Empresarial
  • Gestão
  • Empreendedorismo
Blog do Hábil
  • Início
  • Hábil Empresarial
  • Gestão
  • Empreendedorismo
Conheça o Hábil 10
Blog do Hábil
Conheça o Hábil 10

Estratégia de promoção: o que é, tipos e como fazer

  • Equipe HábilEquipe Hábil
  • dez 2, 2022
  • Empreendedorismo

Estratégia de promoção é o nome que damos a ações que a sua empresa pode usar para alavancar a venda de seus produtos e serviços.

Essas estratégias podem ser usadas tanto para vendas online, quanto para vendas presenciais.

Portanto, independentemente do formato do seu negócio, ao adotar uma estratégia de promoção o seu objetivo é elevar o seu número de vendas para o seu público-alvo com a finalidade de fortalecer a sua marca e reter clientes.

E se você está remetendo promoção a descontos, saiba que é possível ir muito além quando você passa a entender melhor o que são essas estratégias e diferentes formas de aplicá-las. 

E é isso que vamos te explicar ao longo deste artigo. Então, siga a leitura conosco!

O que é uma estratégia de promoção?

O que é uma estratégia de promoção?

Uma estratégia de promoção é o nome que damos ao conjunto de ações que a sua empresa coloca em prática para divulgar sua marca e vender mais produtos e serviços.

Para isso, a estratégia de promoção deve levar em conta o seu público-alvo e maneiras de se posicionar como uma solução para os problemas que seus clientes possivelmente têm, focando sempre no aumento das vendas. 

E como já adiantamos acima, as estratégias de promoção são muito mais do que simples descontos, elas podem ser uma promoção surpresa, uma liquidação, um cupom de frete grátis e até mesmo algo especial no dia do aniversário do seu cliente. 

O importante é que elas tenham um objetivo claro ao serem colocadas em prática, como: 

  • reter clientes atuais;
  • resgatar clientes antigos;
  • fortalecer a sua marca;
  • divulgar o seu negócio;
  • alcançar novos clientes potenciais;
  • limpar o estoque;
  • renovar o estoque;
  • sair do vermelho;
  • comemorar uma data.

Como fazer uma boa estratégia de promoção: confira

Para fazer uma boa estratégia de promoção você deve focar em promoções simples, precisa determinar um prazo, incentivar avaliações de produtos, traçar metas e analisar os resultados obtidos.

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um desses pontos. Acompanhe!

– Mantenha as promoções simples

É fundamental que você mantenha as promoções simples ao elaborar uma estratégia de promoção porque esse processo não deve ser complicado.

Lembre-se que o foco dele é aumentar a confiança do consumidor com o seu negócio ao mesmo tempo que faz uma compra vantajosa para ele e para você.

– Determine um prazo

Ao planejar uma estratégia de promoção você deve determinar um prazo para que ela comece e para que ela acabe.

Isso porque os prazos podem ser usados como atrativo para criar uma sensação de urgência no seu cliente para consumir com você.

E ao determinar o tipo de promoção que você irá usar no seu negócio e o prazo dela, invista nas campanhas para que o seu público-alvo fique sabendo dessa ação.

– Incentive avaliações de produtos

Incentivar avaliação de produtos é importante porque fortalece o poder da divulgação boca a boca em relação ao que o seu negócio vende.

E essa com certeza é uma das técnicas de persuasão que pode fazer com que o seu negócio atraia ainda mais clientes, principalmente se estamos falando de negócios online.

– Trace uma meta

A sua estratégia de promoção precisa ter um objetivo, conforme já mencionamos acima.

Esse objetivo pode ir desde necessidade de se livrar de um estoque parado até a divulgação do seu negócio para atrair novos clientes.

Independentemente de qual for o objetivo da sua estratégia de promoção, não esqueça de defini-la, pois é isso que vai garantir a chance de mensurar o sucesso da sua campanha.

– Analise os resultados

E já que falamos em mensurar o sucesso da sua campanha, destacamos que essa é a etapa final de como fazer uma boa estratégia de promoção.

Como em qualquer ação que você faça dentro do seu negócio, é preciso que você analise os resultados obtidos, seja por KPIs ou Indicadores-chave de performance.

Quando o assunto é promoção, você pode avaliar:

  • o impacto da promoção no seu fluxo de vendas;
  • o resultado em lucro;
  • o feedback dos clientes sobre a promoção.

Com esses resultados você consegue ver quais pontos podem ser melhorados e quais deram certo para usar em sua próxima campanha.

Como fazer uma boa estratégia de promoção

Quais são os principais tipos de promoção?

Os principais tipos de promoção são: desconto, promoção surpresa, liquidação, amostra grátis e cupom de desconto.

Na sequência, explicamos a você como fazer cada uma dessas promoções. Acompanhe!

– Desconto

O desconto é a principal estratégia de promoção que você pode usar em seu negócio e consiste em diminuir o preço final do seu produto ou serviço para estimular as pessoas a comprarem.

Mas nada de dar descontos sem planejamento, afinal, para diminuir o seu preço você precisa conversar com fornecedores para comprar os seus materiais por um preço menor, ou sua margem de lucro pode ser comprometida.

– Promoção surpresa

A promoção surpresa pode ser feita tanto em comércios presenciais quanto físicos.

A ideia desse tipo de promoção é que o seu cliente não esteja esperando por ela, ou seja, raramente ela estará atrelada a algum evento, como black friday ou aniversário do seu negócio.

– Liquidação

A liquidação é uma estratégia de promoção muito usada quando o negócio quer fazer uma queima de estoque para renovar os seus produtos.

Aqui não  tem muito segredo, pois você vende os seus produtos com desconto, principalmente aqueles que estão encalhados.

– Amostra grátis

A amostra grátis é uma estratégia para fazer com que o seu público-alvo experimente o seu produto antes de comprá-lo.

E não restam dúvidas de que essa ação também precisa de um planejamento prévio para você não sair no prejuízo, concorda?

– Cupons de desconto

Os cupons de descontos são os queridinhos de consumidores virtuais, logo, eles são muito bem-vindos em estratégias de promoções de comércios digitais.

Na prática, basta que o seu cliente insira um cupom com uma porcentagem de desconto na hora de finalizar a sua compra.

Quem determina a porcentagem do desconto é você, podendo até mesmo fazer um cupom de frete grátis, por exemplo.

Facilite todo o controle da sua empresa com um sistema de gestão eficiente e gerencie suas vendas com mais agilidade.

Quais são os principais tipos de promoção

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre estratégias de promoções?

Ao longo deste artigo, esperamos que você tenha conseguido adaptar algumas dessas estratégias que trouxemos para o seu negócio!

E lembre-se: para gerenciar as suas vendas com mais agilidade e eficiência, você pode e deve contar com o sistema Hábil!

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 276

Publicações mais lidas

  • Como montar uma autopeças: passo a passo! Como montar uma autopeças: passo a passo! 23.3k visualizações
  • 8 dicas de organização para aplicar no trabalho 8 dicas de organização para aplicar no trabalho 14.6k visualizações
  • Gestão estratégica Entenda as diferenças entre Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico 9.3k visualizações
  • Mulher sorridente com uniforme atrás de balcão de uma padaria local, simbolizando como empreender com pouco dinheiro 13 ideias para conseguir empreender com pouco dinheiro 5.9k visualizações
  • Por que o controle de estoque é tão importante para sua empresa? Por que o controle de estoque é tão importante para sua empresa? 4k visualizações

O sistema de gestão que facilita o controle da sua empresa.

Conheça o Hábil 10, o sistema que já ajudou milhares de pequenas empresas a crescerem com agilidade, eficiência, organização e controle.

Experimente 7 dias grátis

Você pode se interessar também:

Dicas para empreendedores iniciantes: Como fazer um plano de negócios completo!

Dia das Mães: saiba como melhorar as vendas e potencializar os resultados

Ultrapassei o valor de faturamento do MEI. E agora?

Como abrir uma empresa MEI

Quer abrir uma empresa? Saiba aqui tudo o que é preciso

Métodos de pagamento: Saiba qual é o melhor para seu negócio

Mulher sorridente com uniforme atrás de balcão de uma padaria local, simbolizando como empreender com pouco dinheiro

13 ideias para conseguir empreender com pouco dinheiro

saiba como regularizar cnpj inapto

Como regularizar uma empresa e em que situações ela está irregular?

Como ser um empreendedor: saiba como começar

Copyright © 2025 Hábil Software, todos os direitos reservados.

Instagram YouTube