Se você está em busca de como ser um empreendedor, é porque provavelmente tem em mente a ideia de abrir um negócio próprio e trabalhar para si mesmo, certo?

Porém, mais do que isso, um empreendedor também é aquele que tem uma boa oportunidade de negócio e está disposto a se arriscar para colocá-lo em prática.

E aí, quer saber mais sobre como ser um empreendedor, se vale a pena empreender no Brasil e como começar a sua ideia de negócio? 

Então, basta seguir a leitura conosco que esclarecemos todos esses pontos neste artigo!

O que é ser um empreendedor?

Ser um empreendedor é ter a iniciativa de identificar uma oportunidade de negócio e decidir abri-lo, criando a sua própria empresa.

Justamente por isso o empreendedor costuma ter alguns atributos, como:

  • motivação;
  • criatividade;
  • visão inovadora;
  • estrategista;
  • boa capacidade de liderança;

Deste modo, para entender como ser um empreendedor, é preciso muito mais do que simplesmente abrir as portas de um negócio.

Com elas abertas, é fundamental monitorar estratégias, analisar o desempenho da empresa, planejar metas a curto e longo prazo, além de sempre se atualizar das novidades do mercado.

Vale a pena empreender?

Sim, vale a pena empreender e começar o seu negócio próprio, por inúmeros motivos, como as condições especiais que microempreendedores tem em nosso país e a facilidade de manter um negócio digital – e com vendas tão boas quanto a de um negócio presencial.

Em relação às condições especiais que microempreendedores têm, falamos justamente daquelas que são oferecidas ao Microempreendedor Individual – MEI.

Além de ser uma modalidade fácil para abrir um CNPJ, eles se encaixam na tributação mais simples do Brasil, o Simples Nacional, que cobra um valor mensal bem baixo, comparado a outros regimes – em 2022 varia de R$ 61,60 a R$ 66,60. 

Já em relação aos negócios digitais, trazemos à tona esse ponto, pois atualmente, abrir um negócio não é sinônimo de ter um espaço físico.

O boom digital, a evolução da segurança de dados de quem navega pelo ambiente digital e até mesmo a pandemia do Covid-19 levou a um aumento da confiança dos consumidores em comprar online.

Assim, muitos brasileiros iniciaram o seu negócio no ambiente digital e vendem os seus produtos e serviços via esse meio, seja pelas redes sociais, com e-commerces ou por marketplaces.

É preciso ter dinheiro para empreender?

Sim, é preciso ter dinheiro para começar a empreender, pois você precisará investir em alguns pontos do negócio para torná-lo real, porém, os valores não precisam ser altos inicialmente.

Os custos mais altos de abrir um negócio são em relação àqueles com estabelecimento comercial e empresa formal.

Porém, existem outras alternativas de como ser um empreendedor sem precisar ter muito dinheiro em mãos e ainda sim ter sucesso no mercado, como iniciar seu empreendimento no espaço digital ou apostando em negócios com oportunidades lucrativas, como:

  • beleza;
  • alimentação;
  • revenda;
  • artesanato;
  • freelancer.

Quais são as principais características de um grande empreendedor?

Algumas características principais de um empreendedor são: planejamento e organização, capacidade de liderança e persistência.

Então, para te ajudar a como ser um empreendedor, na sequência esclarecemos melhor cada uma dessas características.

Planejamento e organização

O planejamento e organização são características fundamentais de um empreendedor.

Isso porque um negócio próprio exige uma gestão comprometida e ordenada, pois você irá lidar com clientes, fornecedores, documentos, funcionários e finanças.

Portanto, é preciso ter tudo isso sob controle para o negócio funcionar bem e de forma efetiva e lucrativa.

Capacidade de liderança

Ter uma boa ideia de negócio e a iniciativa de tirá-la do papel é ótimo, porém, o seu potencial como líder precisa vir junto com tudo isso.

Afinal de contas, é preciso repassar o que você pensa e planeja para o seu negócio para outras pessoas que irão trabalhar com você, não só colaboradores, mas também fornecedores e até mesmo clientes.

Então, é essencial saber liderar pessoas para ser um empreendedor.

Persistência

Nem todos os negócios se tornam um sucesso logo de primeira, na verdade, são raros os casos.

Portanto, ter sucesso com seu empreendimento é uma questão de experiência e aprendizado, algo que você irá conseguir com o tempo.

E enquanto isso não acontece, é preciso se manter persistente, acreditando na sua ideia e trabalhando diariamente nela, sem desistir!

Como começar a empreender?

Para começar a empreender, é preciso montar um plano de negócios, fazer uma pesquisa de mercado, ter um objetivo bem definido e contar com uma boa assessoria contábil.

Sendo assim, para te ajudar a entender melhor como ser um empreendedor, na sequência entramos em mais detalhes sobre cada um desses processos.

Monte um plano de negócios

Construir um plano de negócios é o primeiro passo de como ser um empreendedor e iniciar um negócio próprio.

Esse plano é essencial, pois é neste documento que todos os seus passos estarão definidos, incluindo visão de mercado, de finanças e estratégias.

Realize uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado te ajudará a entender o seu nicho, seus clientes e até mesmo concorrentes.

Assim, você consegue traçar estratégias mais assertivas, com o seu cliente e público-alvo sempre no centro, tendo mais conhecimento de seus hábitos, gostos e costumes.

Com essas informações valiosas, fica mais fácil desenvolver o seu produto e identificar chances de vendas e de criação de ofertas e promoções.

Defina um objetivo

Os objetivos do seu negócio precisam estar definidos antes de você abri-lo.

Uma boa forma de fazer isso é separar seus objetivos e metas a pequeno e longo prazo, pois assim você saberá qual caminho seguir aos poucos, para chegar a um lugar maior.

Não deixe de lado a assessoria contábil

Ao explicarmos sobre como ser um empreendedor, citamos o fato de você precisar lidar com algumas questões burocráticas que ajudam na expansão do negócio.

E aí surge a necessidade de buscar ajuda de um suporte especializado, que é capacitado para resolver questões que vão além de suas habilidades, como as questões de contabilidade.

Nesse quesito em especial, você pode contar com os serviços de uma assessoria contábil, que te ajudará em pontos tributários, fiscais e financeiros, independentemente do porte do seu negócio.

Gostou do tema? Deixe seu comentário! Aproveite e experimente gratuitamente nosso software de gestão.

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te esclarecer como ser um empreendedor, por isso, destacamos algumas características de quem tem um negócio próprio, como:

  • planejamento e organização;
  • capacidade de liderança;
  • persistência.

Além do mais, demos a você algumas sugestões de como começar a empreender, que envolvem:

  • montar um plano de negócios;
  • realizar uma pesquisa de mercado;
  • definir um objetivo;
  • contar com uma assessoria contábil.

Agora é com você! Bora se tornar um empreendedor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.