Empreendedorismo Gestão

Como e onde abrir o seu negócio!

Você está decidido: vai se tornar um empreendedor. A ideia de abrir o seu próprio negócio não sai mais da sua cabeça e você está convicto de que é a melhor alternativa na atual crise financeira do país.

O primeiro passo você já deu chegando até aqui: adquirir conhecimento. Pensando em te ajudar nessa empreitada, separamos aqui algumas dicas essenciais sobre como e onde abrir o seu negócio. Confira a seguir:

Conheça a si mesmo

Se tornar um empreendedor é um processo que vai requerer de você foco e determinação. Você deve estar preparado para enfrentar situações adversas, lidar com possíveis perdas e saber contornar a situação caso seu negócio não supra as suas expectativas.

Pergunte a si mesmo se está disposto e preparado para isso. E se a resposta for sim, adquira conhecimento. Não é difícil encontrar cursos e tutoriais dando dicas de gestão e orientações de planejamento financeiro. Qualifique-se para iniciar o seu negócio, agregando o máximo de conhecimento que conseguir.

Lembre-se que naquilo que você consegue resolver sozinho, estará economizando por não precisar contratar uma consultoria.

Conheça o mercado

Nesse ponto você deve direcionar sua atenção para três fatores: o seu produto, os clientes e a concorrência.

 

  • O seu produto

 

Para saber onde abrir o seu negócio, você deve primeiro estabelecer qual produto ou serviço vai oferecer. Não estabeleça uma ideia de produto muito surreal: inovar é preciso sim, mas também é importante que você esteja familiarizado com aquilo que pretende comercializar.

Ao definir qual será o seu negócio, considere a sua experiência de vida e seus gostos pessoais, além do capital que você tem disponível para investimento. A partir disso, você precisa encontrar um lugar onde o seu produto vá ser bem aceito. Então entra o segundo fator:

 

  • Os clientes

 

É uma verdade absoluta: não importa o quão excelente seja o serviço ou produto que você está oferecendo, se ele não encontrar consumidores, estará condenado a fracassar. Os clientes são a parte mais importante do seu negócio, pois são eles que garantem o seu sucesso.

Conheça o seu público alvo: faça uma pesquisa regional dos clientes em potencial, por idade, sexo, renda, descubra o que eles procuram para oferecer diferenciais, conheça os seus gostos e necessidades e estabeleça uma conexão entre eles e o seu produto, para que o seu negócio seja atraente aos seus olhos.

 

  • A concorrência

 

Você tem um bom produto e tem clientes para manter o seu negócio. Mas o número de concorrentes oferecendo o mesmo produto é grande, e agora?

Isso não é necessariamente um problema se realmente houver um público consumidor. O que você precisa fazer é conhecer sua concorrência: descubra seus métodos de trabalho, as estratégias que usam para atrair os clientes e a qualidade do serviço prestado. Com isso você deve direcionar seu esforço em como fazer melhor.

Seja através do atendimento mais pessoal ou de preços mais acessíveis, por exemplo, você precisa criar um diferencial para que seus clientes escolham o seu produto e não o da concorrência.

Conheça as suas possibilidades

A palavra chave aqui é: planejamento. Desde a escolha do produto até a decisão de pegar um empréstimo para financiar o seu negócio, todas as possibilidades que você tem devem estar diante de você de forma organizada.

Planejar é definir metas e estratégias, calcular os custos e possíveis ganhos do seu negócio. Ter um bom planejamento é como ter em mãos o “mapa do tesouro”: você sabe o caminho que deve seguir e conhece os perigos que vai enfrentar.capa-sem-fundo-planejamento

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