Fazer o controle de estoque da empresa significa cuidar do capital que irá gerar receita no futuro. Uma boa gestão de estoque representa economia e lucro, por isso, controlar os produtos de maneira correta evita que o negócio passe por situações delicadas e desnecessárias.
E para compreender melhor a importância da gestão de estoque para o sucesso da sua empresa, confira este conteúdo produzido especialmente para você. Boa leitura e bons negócios!
O que é gestão de estoque
A gestão de estoque é uma técnica de controle, armazenamento e acompanhamento dos itens estocados. Seu objetivo é evitar a falta ou o excesso de mercadorias, já que os dois cenários representam prejuízos para o caixa da empresa.
Quando bem realizada, a gestão de estoque é uma prática determinante para o sucesso de uma empresa, já que possibilita que todas as demandas sejam atendidas, inclusive nos períodos de baixa ou de alta procura pelos produtos ou serviços.
O controle de estoque também pode ser entendido como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário.
Quais os principais erros na gestão de estoque
Embora seja uma área de suma importância para as empresas, é bem comum que esse seja um setor negligenciado, o que acaba por gerar diversas falhas em sua gestão. Entre os principais erros no controle de estoque podemos destacar:
Excesso de estoque
O excesso de mercadorias no estoque é uma despesa desnecessária, porque a empresa deixa de ter um capital disponível para investimento. Isso sem falar nos custos de armazenamento e, quando se trata de produtos perecíveis, pode significar perda total.
Estoque insuficiente
A falta de produtos também traz prejuízos, decorrentes da perda da confiança do cliente, de vendas atreladas e de vendas futuras. Assim, não ter mercadorias no estoque é tão maléfico quanto ter itens em excesso.
Não realização de inventário de estoque
Muitas empresas não realizam inventário de estoque regularmente e acreditam que a quantidade que consta em seus controles é a real. Porém, isso pode acarretar em compras indevidas ou falta de mercadoria em alguns momentos.
Não uso de tecnologia no controle de estoque
É necessário contar com a ajuda de ferramentas que estejam integradas com as áreas de compra e vendas e que possibilitem controlar em tempo real o estoque da empresa. Existem vários tipos de estoque, cada um com sua complexidade, por isso, controle e gestão são cruciais para a organização do setor.
Quais as vantagens de fazer gestão de estoque de forma eficiente
Em primeiro lugar, é preciso destacar que é o controle de estoque que garante a continuidade das operações da empresa e a otimização dos recursos disponíveis, gerando redução de custos e aumento da produtividade.
Assim, quando feita de forma eficiente, a gestão de estoque eficiente traz as seguintes vantagens:
- atende às demandas de forma linear
- garante a continuidade às operações
- leva à economia, porque evita desperdícios
- ajuda no planejamento financeiro
- atrai e retém os clientes que sempre encontram o que procura.
Quais os principais métodos para gestão de estoque
Existem diferentes métodos de controle de estoque, abaixo nós listamos os cinco principais:
1. PEPS
Esse é o método mais utilizado pelas empresas na atualidade. Ele segue o princípio de que as mercadorias mais antigas do estoque são as que devem ser vendidas primeiramente. Daí o emprego da sigla PEPS, que significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”.
2. UEPS
O UEPS inverte a lógica da metodologia PEPS. O método estabelece que o produto mais recentemente incorporado ao estoque da empresa é o primeiro que deve ser disponibilizado para as vendas. O significado da sigla UEPS é “último a entrar, primeiro a sair”.
3. Custo Médio (ou Média Ponderada Móvel)
Esse método prevê a renovação dos valores do estoque a cada vez que houver a entrada de novos itens, por meio do cálculo de uma média ponderada. Ou seja, da soma dos valores dos produtos antigos com os valores dos produtos novos dividida pela quantidade total de itens disponíveis no estoque.
4. Just in Time
A expressão em inglês significa “no momento exato”. Trata-se de um método de gestão desenvolvido especialmente para promover a redução de custos, no qual o nível do estoque é mantido no mínimo capaz de atender as demandas do mercado.
5. Preço Específico
Esse é o método de gestão de estoque mais simples. O preço específico de cada produto que orienta o processo de baixa a cada venda realizada, sendo que o valor total final do estoque é representado pela soma dos custos específicos dos itens estocados.
Como fazer gestão de estoque da forma correta
Confira abaixo algumas dicas para que a gestão de estoque seja realizada de forma correta:
Padronize a classificação dos produtos
Classifique os produtos de acordo com a sua natureza, agrupando segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso. Essa padronização é fundamental para que existam procedimentos de armazenagem adequados, controle eficiente do estoque e a operacionalização correta do almoxarifado.
Defina estoque mínimo e máximo de cada item
Como já dissemos, nada de excesso ou falta de produtos, concentre seus investimentos em produtos mais lucrativos e que vendem melhor. E a única maneira de fazer isso corretamente é começar a analisar suas vendas mês a mês.
Faça inventário
Ter compreensão de todos os produtos contidos no estoque dá a possibilidade de analisar e tomar medidas assertivas para melhorar os lucros da empresa.
Controle o giro de mercadorias
O que entra e sai do estoque devem ser rigidamente conferidos, para que assim possa ser feito um planejamento de compras de estoque, sempre com base em dados confiáveis e reais.
Use um sistema de gestão
Para conseguir um controle efetivo e gerenciamento positivo do estoque que compreende tantas informações, o uso de software de gestão pode ser a grande solução. Com a ajuda de um sistema eficiente, basta alguns cliques para entender por completo tudo o que está armazenado. Além disso, um software pode lhe fornecer outros dados e funcionalidades essenciais para o bom desempenho da empresa.
Como você pode ver, a gestão de estoque é o segredo para construir o grande propósito de sua empresa; gerar mais lucro e satisfazer o cliente com melhores preços, de forma ágil e com qualidade. Por isso, comece já a gerenciar seu estoque.
E se você busca uma ferramenta que apoie você e sua equipe de funcionários na gestão de estoque, acesse a página do Hábil10 e conheça todos os recursos que o nosso software oferece para otimizar o controle de estoque em empresas de todos os portes e segmentos.