Entenda a importância da gestão de estoque para o comércio

Fazer a gestão do estoque de uma empresa significa cuidar do capital que irá gerar receita no futuro. Por isso, um bom controle de estoque representa economia e lucro. Além de evitar que a empresa passe por situações delicadas e desnecessárias, como perder vendas por falta de uma mercadoria.

Para ajudar você a entender mais sobre a importância da gestão de estoque para o comércio, preparamos este novo artigo. Acompanhe e bons negócios!

O que é gestão de estoque

A gestão de estoque é o monitoramento e a análise de todos os produtos armazenados por uma empresa. E tem como principal objetivo garantir um bom funcionamento dos processos e das operações do negócio.

Em outras palavras, de forma mais simples, pode-se definir gestão de estoque como a prática de controlar e registrar tudo aquilo que entra e que saí da empresa. No comércio, essa prática se dedica sobretudo a cuidar das mercadorias que serão colocadas à venda.

Como a gestão de estoque impacta nos resultados dos negócios

Uma boa gestão de estoque é o grande segredo das pequenas e médias empresas de sucesso, uma vez que a partir dela é possível satisfazer os clientes com os melhores preços, de forma ágil e com qualidade. Além de, claro, gerar lucro e reduzir prejuízos.

No entanto, apesar da sua importância, a gestão de estoque ainda é feita de forma errada por muitos donos de comércios. Isso acaba gerando perdas constantes de mercadoria e a contínua depreciação de produtos e matérias-primas.

Quais são os benefícios de fazer gestão de estoque

Quando é realizada de forma adequada, a gestão de estoque permite prever necessidades de compras, reduzir perdas por roubo, fraude ou vencimento dos produtos, além de ajudar a obter melhores condições de negociação com fornecedores.

Ao mesmo tempo, fica muito mais fácil criar promoções para o cliente com produtos que estão parados. Afinal, se determinado item está encalhado há muito tempo ou uma mercadoria específica está perto do prazo de vencimento, oferecer descontos é uma excelente forma de incentivar as compras e diminuir prejuízos.

Como você pode notar, a gestão de estoque tem tudo a ver com o financeiro da empresa. Muitos produtos parados representam dinheiro retido. 

É importante pensar também que a venda de produtos fora do prazo de validade podem ter como consequências multas e até o fechamento do estabelecimento pela Vigilância Sanitária.

3 dicas para garantir uma gestão de estoque eficiente

Abaixo nós listamos três dicas que ajudam a fazer uma gestão de estoque eficiente aí, no seu comércio. 

1. Padronize o controle do seu estoque

Qualquer empresa, mesmo as menores, podem ter uma grande variedade de produtos, e cada um deles requer condições e métodos de estocagem específicos. Por essa razão, é importante organizar o seu estoque criando procedimentos e utilizando técnicas que mantenham tudo na mais perfeita ordem.

Estabeleça, por exemplo, normas como horários para movimentação de mercadorias e ações necessárias antes e depois da chegada ou saída de itens. E também cuide para que o local de armazenamento esteja sempre limpo, arejado e com espaço suficiente para todos os produtos.

2. Faça inventário de estoque

É essencial que você tenha o total conhecimento de todos os produtos contidos no estoque, somente dessa forma será possível tomar as melhores decisões visando aos lucros da empresa.

O que entra e o que sai do estoque deve ser rigidamente conferido, para que assim você possa saber quais são os produtos que possuem maior demanda, identificando se é necessário, ou não, realizar a compra de materiais.

A recomendação é que os inventários sejam realizados periodicamente. E a frequência pode ser anual, trimestral ou semanal, por exemplo, ou seguindo a demanda da empresa.

Fazer inventário de estoque permite:

  • saber quais itens compõem o seu estoque e a quantidade de cada um deles
  • prever qual produto pode faltar e qual pode sobrar
  • conhecer melhor o seu cliente e saber quais são gostos e hábitos de consumo dele
  • planejar compras e ofertas
  • evitar prejuízos.

3. Use um software de gestão

Para conseguir um controle efetivo e gerenciamento positivo do estoque, que compreende tantas informações, o uso de um software de gestão pode ser a grande solução. Com a ajuda de um sistema eficiente, basta alguns cliques para entender por completo tudo o que está armazenado.

Além disso, um software pode fornecer outros dados e funcionalidades essenciais para o bom desempenho da empresa.

Com um software adequado, além de controlar o estoque, você ainda agrega conhecimento e informações relevantes à gestão financeira da sua empresa, otimizando processos e integrando setores.

Por isso, não hesite, conheça agora mesmo o Hábil Empresarial Plus e o Hábil Profissional, versões do Hábil que oferecem recursos para gestão de estoque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *