Fazer um bom controle de estoque pode ser uma alternativa para ganhar um dinheiro extra e, ainda, desencalhar produtos que estejam parados.

Não é incomum que alguns itens se percam em seu inventário e sobrem no estoque. Esquecê-los por lá pode ser um problema, principalmente se forem peças de estação.

Nesse caso, se os clientes perdem o interesse por elas, a chance de vender se torna ainda menor.

Então, é essencial se manter sempre atento ao estoque de sua empresa, para evitar que os produtos encalhem.

Mas, se isso acontecer, é possível colocar as peças novamente no fluxo, por meio de algumas estratégias, que trouxemos para você conhecer.

Reformule a organização da sua loja

Para que você tenha completa noção de como está o seu estoque, deve fazer um inventário de peças com determinada frequência. E, para isso, vale a pena investir em um método de organização para sua loja.

Quando você a mantém arrumada, tem mais condições de saber o que está sendo vendido com mais facilidade e o que tende a ficar parado.

Esse tipo de entendimento, te dá a oportunidade de reorganizar os itens de modo a colocar aqueles que precisam ser vendidos em posições de destaque.

Afinal, o produto que fica escondido dificilmente será escolhido pelos clientes!

Ofereça descontos relâmpago com os itens parados no estoque

Descontos relâmpago são uma ótima alternativa. O gatilho mental da urgência pode ser utilizado de maneira estratégica, estimulando seu cliente a comprar.

Aproveite um momento de grande movimento em sua loja e crie essa promoção imediata. Dê determinado desconto na compra daquele produto que deseja desencalhar.

Isso, além de demonstrar uma vantagem financeira aos clientes, vai fazê-los pensar que vale a pena frequentar seu estabelecimento com mais frequência, na intenção de ter mais benefícios como esses.

Clube de vantagens e cartão fidelidade

Todo cliente deseja se sentir especial. Uma maneira de fazer isso e, ao mesmo tempo, realizar o controle de estoque, é oferecendo recursos como clube de vantagens e cartão fidelidade.

O clube de vantagens consiste em inserir esse consumidor em uma lista de clientes que, considerando sua assiduidade e gastos mensais, podem obter benefícios como descontos especiais.

Esses descontos podem ser destinados a produtos específicos. No caso, aqueles que estão parados e que você deseja colocar para girar.

Já o cartão fidelidade funciona com ainda mais apelo. Toda vez que o cliente realiza uma compra, um ponto é adicionado neste cartão. Ao completar uma quantidade de pontos pré-determinados, ele ganha alguma vantagem.

Essa pode ser desde descontos, até mesmo brindes. Os brindes podem ser as peças do seu estoque.

Você não terá um lucro direto com ele, mas terá conquistado a fidelização do seu cliente.

Estimule a equipe a vender estes produtos com novas possibilidades de premiações

É muito importante que toda a sua equipe tenha conhecimento sobre as peças que estão em seu estoque.

Isso ajuda muito no momento de atender ao cliente, já que o colaborador saberá, exatamente, como oferecer o que está parado.

Para incentivá-los a vender mais dessas peças, crie um programa especial de premiação, voltado, exclusivamente, para o giro do estoque.

A cada peça dessas que for vendida, dê uma bonificação extra ou aumente o valor da comissão.

Você também pode apostar em benefícios especiais, como um par de ingressos para o cinema, por exemplo.

Faça promoções

Uma maneira inteligente de fazer controle de estoque e eliminar aquelas peças que estão paradas, é diminuindo o seu preço.

Isso, nada mais é, do que um incentivo para a venda. No comércio, essas ações são conhecidas como liquidação.

Mas, muito cuidado com essas ofertas e promoções. Elas devem ser realizadas de maneira inteligente!

Alguns clientes percebem essas estratégias de forma negativa, como se você estivesse tentando “se livrar” de determinados itens.

Por isso, quando for fazer as liquidações, pense em ações que tenham apelo comercial. Por exemplo, descontos agregados a outros itens.

Essas são aquelas promoções de “na compra de determinada peça, leve outra com uma porcentagem de desconto”.

Esse recurso foi listado como uma das alternativas mais eficientes para desencalhar estoque, de acordo com matéria do portal G1.

Vale a pena investir no controle de estoque para conquistar mais lucro?

Certamente, fazer um bom controle de estoque e realizar ações para vender peças paradas é algo que vale muito a pena.

Afinal, esses itens são, em suma, dinheiro que você está deixando de ganhar!

Então, aplique as nossas dicas e veja como elas poderão te ajudar a ter mais retorno financeiro, além de liberar seu estoque para acondicionar novos produtos.

E, não se esqueça de controlar esse inventário com o máximo de assertividade possível. Esquecer peças e deixá-las paradas por muito tempo, pode significar um prejuízo significativo.

Por isso, conte com o apoio de softwares de gestão de estoque, como o Hábil 10. Acesse o site e saiba, exatamente, como ele poderá te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.