Gestão de inventário: 4 dicas para organizar da melhor forma 

Evitar desperdícios, seja com acúmulo ou escassez de produtos, faz parte de uma eficiente gestão de inventário. Um controle de estoque otimizado é essencial para uma empresa alcançar suas metas de lucratividade. Contudo, para atingir bons resultados, é necessário foco na organização, escolha da melhor técnica e ferramentas adequadas para o trabalho.

No contexto de muitas empresas da atualidade, a possibilidade de atuar com a chamada “vitrine infinita”, ou seja, vender os produtos da loja física no e-commerce e vice-versa pode ser uma grande aliada. O ambiente e a natureza da empresa vão definir o melhor modelo a ser trabalhado, mas a empresa sempre precisará saber, com clareza e precisão, as quantidades de cada item existente em seu estoque — das matérias-primas aos produtos finais.

Quando essa etapa é negligenciada, problemas começam a acontecer em decorrência dos “furos” no estoque: as quantidades reais de um determinado item não batem com aquilo registrado no sistema.

Neste artigo, a Hábil mostrará 3 dicas para organizar da melhor forma o estoque da sua empresa, seja física ou e-commerce, independentemente do porte ou ramo de atuação.

1.Compre na medida certa

É óbvio que priorizar um estoque pequeno garantirá mais facilidade de organização se comparado a um grande. Nesse caso, em vez de os produtos de uma empresa serem “empurrados” pelos processos até chegarem na ponta final, a lógica é a de uma demanda que “puxa” a linha de produção. 

Ao seguir essa metodologia, um setor só vai requisitar a compra de uma matéria-prima se isso de fato for uma necessidade, de acordo com a demanda do produto ou serviço final. 

Esse sistema chamado de “pull” baseia-se no fato de que a demanda precisa ser antecipada pelos setores de marketing e vendas, para evitar que o cliente exija um produto e ele ainda tenha que ser produzido. 

2.Trabalhe com um estoque reduzido

Gerenciar estoques menores é mais simples, justamente porque o espaço físico necessário é menor e os custos com desperdícios seguem a mesma lógica de redução. 

Situações pontuais podem alterar a dinâmica e tamanho do estoque, como datas comemorativas, que são sazonais e exigem uma disponibilidade maior de produtos.

Isso também pode acontecer quando fornecedores oferecem ofertas imperdíveis de venda de matérias-primas, entretanto o planejamento estratégico da empresa é que ditará as regras nesses casos eventuais.

3.Organize o espaço físico

Quando falamos de organização precisamos seguir à risca alguns procedimentos, como: ter em mãos um planilhamento de todos os produtos, devidamente categorizados. Esse detalhe faz toda a diferença para uma organização inicial, para posteriormente transferir matérias-primas para o chão de um armazém ou depósito.

A posição dos itens deve seguir essa divisão, sempre com etiquetas de código de barras bem visível e pensadas de forma a deixar corredores livres para fácil deslocamento. 

A gestão de inventário precisa de um planejamento bem estruturado, inclusive para a otimização do uso do espaço físico, que deve abranger a divisão entre setores e quadrantes, permitindo que tudo seja encontrado de maneira ágil e fácil, reduzindo custos da operação.

4. Estoque grande? Utilize um sistema de gestão!

Quando uma planilha não for suficiente para controlar o fluxo de estoque ou o manuseio futuro, busque um sistema de gestão que auxilie sua empresa com o módulo de estoque a fim de garantir valores atualizados. Esse tipo de sistema traz em si a vantagem de a cada venda realizada, ter o valor do controle alterado automaticamente, o que também acontece na reposição de insumos no estoque.

Com um padrão de codificação seguido da forma regular, não haverá necessidade de contagens em períodos curtos. A agilidade será a melhor companheira de seu negócio e o retrabalho com erros e falhas será eliminado da sua rotina de controle de estoque.

Conheça nosso Hábil 10 e veja como podemos te ajudar com a gestão do seu inventário agora mesmo. Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.