Gestão de inventário: 5 dicas para organizar da melhor forma

Evitar desperdícios, seja com acúmulo ou escassez de produtos, faz parte de uma eficiente gestão de inventário. Um controle de estoque otimizado é essencial para uma empresa alcançar suas metas de lucratividade. Contudo, para atingir bons resultados, é necessário foco na organização, escolha da melhor técnica e ferramentas adequadas para o trabalho.

No contexto de muitas empresas da atualidade, a possibilidade de atuar com a chamada “vitrine infinita”, ou seja, vender os produtos da loja física no e-commerce e vice-versa pode ser uma grande aliada. O ambiente e a natureza da empresa vão definir o melhor modelo a ser trabalhado, mas a empresa sempre precisará saber, com clareza e precisão, as quantidades de cada item existente em seu estoque — das matérias-primas aos produtos finais.

Quando essa etapa é negligenciada, problemas começam a acontecer em decorrência dos “furos” no estoque: as quantidades reais de um determinado item não batem com aquilo registrado no sistema.

Neste artigo, a Hábil mostrará 3 dicas para organizar da melhor forma o estoque da sua empresa, seja física ou e-commerce, independentemente do porte ou ramo de atuação.

O que é inventário de estoque?

O inventário de estoque é uma lista de todos os produtos que estão armazenados no estoque de uma empresa.

Ou seja, trata-se de um documento que identifica cada produto do estoque e o classifica e determina o seu valor.

O que é gestão de inventário?

A gestão de inventário trata-se da organização e controle dos produtos guardados no armazém de uma empresa.

E quando falamos de produtos, falamos de matérias-primas, produtos já acabados, semielaborados e itens como acessórios, embalagens, peças de reposição, entre outros.

Então, a gestão de inventário é o ato de fazer um controle de tudo que entra e sai do armazém de um negócio.

Desta maneira, é preciso definir a quantidade de produtos que é necessário para atender as demandas e qual será o momento de reposição de cada mercadoria.

como gerenciar inventário?

Importância de fazer gestão de inventário

Fazer a gestão de inventário é importante para organizar corretamente o armazém de uma empresa.

Isso porque através da gestão de inventário é possível manter os níveis do estoque corretos e garantir mais a fluidez e ordem nas operações internas.

E na prática isso acontece porque a gestão de inventário envolve contabilizar os produtos que estão no estoque e manter atualizado todo tipo de informação sobre os produtos, entregando um histórico das entradas e saídas.

Com esse histórico e informações sobre os produtos, fica mais fácil prever futuras necessidades, como quais pedidos preparar em determinadas épocas do ano.

Desta forma fica mais prático organizar os recursos com antecedência e ter um estoque de segurança.

No mais, a gestão de inventário é importante porque facilita o transporte e distribuição dos produtos de uma empresa na hora de prestar um serviço com mais eficiência ao seu público externo.

Tipos de gerenciamento de inventário

Entre os tipos de gerenciamento de inventário nós temos:

  • Mercadorias acabadas e para venda

Se tratam dos produtos que já estão totalmente prontos para serem vendidos.

  • Mercadorias para MRO

MRO é a sigla para Maintenance, Repair and Operating, que significa Manutenção, Reparo e Operação. Ou seja, se trata do inventário que não está à venda, mas que é necessário para prestar suporte ao processo de fabricação.

  • Matérias-primas

Serve como base para as mercadorias acabadas.

  • Estoque de segurança

É o inventário acabado adicional, geralmente mantido para situações de escassez do fornecedor ou um aumento de demanda inesperado. 

  • Trabalho em andamento

São os produtos que ainda não foram acabados, ou seja, mercadorias à venda que ainda estão passando pelo processo de fabricação.

Como gerenciar inventário?

Na sequência, apresentamos a você um passo a passo de como gerenciar inventário. Acompanhe!

1.Compre na medida certa

É óbvio que priorizar um estoque pequeno garantirá mais facilidade de organização se comparado a um grande. Nesse caso, em vez de os produtos de uma empresa serem “empurrados” pelos processos até chegarem na ponta final, a lógica é a de uma demanda que “puxa” a linha de produção. 

Ao seguir essa metodologia, um setor só vai requisitar a compra de uma matéria-prima se isso de fato for uma necessidade, de acordo com a demanda do produto ou serviço final. 

Esse sistema chamado de “pull” baseia-se no fato de que a demanda precisa ser antecipada pelos setores de marketing e vendas, para evitar que o cliente exija um produto e ele ainda tenha que ser produzido. 

2.Trabalhe com um estoque reduzido

Fazer a gestão de estoques menores é mais simples, justamente porque o espaço físico necessário é menor e os custos com desperdícios seguem a mesma lógica de redução.

Situações pontuais podem alterar a dinâmica e tamanho do estoque, como datas comemorativas, que são sazonais e exigem uma disponibilidade maior de produtos.

Isso também pode acontecer quando fornecedores oferecem ofertas imperdíveis de venda de matérias-primas, entretanto o planejamento estratégico da empresa é que ditará as regras nesses casos eventuais.

3.Organize o espaço físico

Quando falamos de organização precisamos seguir à risca alguns procedimentos, como: ter em mãos um planilhamento de todos os produtos, devidamente categorizados. Esse detalhe faz toda a diferença para uma organização inicial, para posteriormente transferir matérias-primas para o chão de um armazém ou depósito.

A posição dos itens deve seguir essa divisão, sempre com etiquetas de código de barras bem visível e pensadas de forma a deixar corredores livres para fácil deslocamento. 

A gestão de inventário precisa de um planejamento bem estruturado, inclusive para a otimização do uso do espaço físico, que deve abranger a divisão entre setores e quadrantes, permitindo que tudo seja encontrado de maneira ágil e fácil, reduzindo custos da operação.

4. Estoque grande? Utilize um sistema de gestão!

Quando uma planilha não for suficiente para controlar o fluxo de estoque ou o manuseio futuro, busque um sistema de gestão que auxilie sua empresa com o módulo de estoque a fim de garantir valores atualizados. Esse tipo de sistema traz em si a vantagem de a cada venda realizada, ter o valor do controle alterado automaticamente, o que também acontece na reposição de insumos no estoque.

Com um padrão de codificação seguido da forma regular, não haverá necessidade de contagens em períodos curtos. A agilidade será a melhor companheira de seu negócio e o retrabalho com erros e falhas será eliminado da sua rotina de controle de estoque.

4. Classifique todos os produtos 

A classificação de todos os produtos significa registrar tudo com o maior número de detalhes possíveis. Isso envolve informações como:

  • tamanho;
  • cores;
  • peso;
  • quantidade disponível.

5. Utilize um sistema de gestão

Quando uma planilha não for suficiente para controlar o fluxo de estoque ou o manuseio futuro, busque um sistema de gestão que auxilie sua empresa com o módulo de estoque a fim de garantir valores atualizados. Esse tipo de sistema traz em si a vantagem de a cada venda realizada, ter o valor do controle alterado automaticamente, o que também acontece na reposição de insumos no estoque.

Com um padrão de codificação seguido da forma regular, não haverá necessidade de contagens em períodos curtos. A agilidade será a melhor companheira de seu negócio e o retrabalho com erros e falhas será eliminado da sua rotina de controle de estoque.

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Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a gestão de inventário colabora para controlar e otimizar o estoque da sua empresa, ajudando até no alcance de metas internas e da lucratividade.

E negligenciar essa etapa pode trazer alguns problemas no seu estoque, como a quantidade real de um item não bater com o que está registrado no sistema.

E para não correr esse risco, você pode e deve contar com um sistema de gestão, como o Hábil 10!

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

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