Os indicadores de KPI são uma ferramenta de gestão que conseguem avaliar informações importantes sobre empresas de qualquer nicho ou porte.
Isso é possível porque o KPI, sigla que em tradução significa Indicadores-Chave de Performance, possibilita que você acompanhe em números quais são os resultados de atividades e ações que agregam valor ao seu negócio.
E com esse acompanhamento líderes, gestores e outras equipes da sua empresa, como a de Marketing, consegue entender o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado.
Então, que tal entender melhor como funcionam os indicadores KPI e como aplicá-los ao seu negócio na prática?
Vem com a gente!
O que são KPIs?
Os KPIs são ferramentas que usam algumas técnicas para avaliar determinadas ações, atitudes e iniciativas dentro de uma empresa.
Com isso, organizações conseguem levantar métricas em dados que possibilitam analisar cada projeto ou ação e entender se ele está fazendo a diferença dentro do negócio ou se precisa passar por mudanças.
Isso é primordial para que as empresas não percam tempo com ações que não trazem um retorno, eliminando o desperdício de tempo e de investimento.
No mais, os indicadores KPI são capazes de apresentar números ou resultados em porcentagens
Exemplo de resultado em números: um novo usuário visitou 4 páginas de blog do seu site.
Exemplo de resultado em porcentagem: a taxa de rejeição da página de blog do seu negócio é de 30%.
Quais são as categorias dos KPIs?
As categorias de indicadores KPI são: produtividade, qualidade, capacidade e estratégia.
Na sequência entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas categorias. Acompanhe!
– Indicadores de produtividade
Com esse tipo de indicador KPI você consegue avaliar o rendimento e a eficiência de processos da sua empresa, mensurando a quantidade de recursos que vocês utilizam para gerar um produto ou serviço.
E aqui os recursos não precisam ser materiais, pode ser, por exemplo, o tempo necessário para executar alguma atividade.
Para esse tipo de indicador, imagine um profissional que tem capacidade de embalar 200 balas por hora em uma linha de produção de uma empresa de doces, enquanto outro profissional, durante o mesmo tempo, consegue embalar 500 unidades de balas.
Logo, o indicador aponta que o segundo profissional é mais produtivo do que o primeiro profissional.
– Indicadores de qualidade
Seguindo o exemplo da empresa de doces, as balas que foram feitas necessitam de uma vistoria antes de passarem pelo processo de embalagem pelos dois profissionais, o mais produtivo e o menos produtivo.
As balas que não apresentaram nenhuma falha ou dano serão vendidas ao público. Mas as que tiverem algum defeito serão descartadas.
Os indicadores de qualidade do trabalho seguem essa premissa, ou seja, eles levantam a forma com que o produto será apresentado aos clientes, cooperando para qualquer imprevisto ou erro que aconteceu durante o processo de produção.
– Indicadores de capacidade
Os indicadores KPI de capacidade avaliam o resultado da quantidade que se conseguiu produzir ao longo de um período que é sempre estipulado pela empresa.
Ou seja, ele analisa a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas que foram produzidas por unidade de tempo.
E quando se une aos indicadores de produtividade e qualidade, é possível ter uma visão de quão competitiva é a sua empresa.
– Indicadores estratégicos
Por fim, os indicadores KPI estratégicos oferecem dados sobre como seu negócio está em relação às metas que foram definidas antes.
Com ele é possível levantar um comparativo entre o cenário atual do seu negócio e o cenário esperado.
Por isso dizemos que os KPIs estratégicos estão ligados aos objetivos definidos na fase de planejamento.
Um exemplo desse tipo de KPI é o faturamento bruto da sua organização, algo que é calculado antes de descontar os custos e as despesas.
Como aplicar os indicadores KPI na prática: entenda
Para aplicar os indicadores KPI na prática você deve, em primeiro lugar, definir quais são os seus objetivos e as maneiras que a sua empresa irá traçar para atingi-los.
Então, dê o primeiro passo planejando e definindo seu objetivo e depois desmembre ele em metas menores, que precisarão ter os seus próprios KPIs.
Com a definição do objetivo principal e dos objetivos menores que irão colaborar para alcançar esse objetivo maior, é hora de escolher os indicadores de performance de todas as ações.
Nesse momento é importante reforçar que todos os indicadores precisam estar de acordo com a meta principal e que métricas de vaidade devem ser eliminadas do processo.
Quando cada um dos indicadores de todos os objetivos estiverem definidos, é hora de colocar tudo em prática e seguir monitorando constantemente a performance das atividades.
Para isso você pode definir uma periodicidade que possibilita a análise dos resultados enquanto os processos ainda estão em andamento, pois dessa maneira você consegue ajustar qualquer eventual falha.
E não precisa entrar em pânico caso a sua jornada necessite da correção de alguns erros. Isso é muito comum e as falhas podem ser tanto humanas, como de máquinas ou equipamentos que o seu negócio depende.
O importante é sempre focar em maneiras de reparar esses erros, para que as atividades sigam conforme o planejado, até vocês finalizarem todos os processos na data que foi estipulada na fase de planejamento.
Indicadores KPI: saiba como defini-los
Abaixo trouxemos um exemplo muito usado entre os indicadores KPI e ajudamos você a defini-lo. Confira!
Taxa de conversão de visitantes para Leads
Essa é uma métrica que levanta como está o retorno dos seus investimentos em relação às vendas, tanto em tempo, como em dinheiro.
O exemplo que trouxemos aqui de como fazer essa métrica na prática é calculando a conversão de visitantes do seu site para Leads.
Então vamos imaginar que o seu site tem um volume de visitantes de 10.000 acessos em um momento e contou com 598 formulários preenchidos em locais de conversão dispostos em determinadas páginas e pop-ups.
Logo, a fórmula que usamos é:
Número de acessos: 10.000
Número de conversões: 598
Cálculo da fórmula: 598/10.000 = 5,98%
Resultado: há uma taxa de 5,98% de conversão de visitantes para Leads.