Quem está em busca de como ser um líder de alta performance sabe que tem um papel fundamental na criação de uma equipe que busca por novos desafios, supera expectativas e tem harmonia entre si

Isso porque um líder de alta performance logo resulta em um time de alta performance, portanto, se você almeja uma equipe com todas essas características que citamos acima, deve começar primeiro a se autodesenvolver.

Afinal de contas, o líder é aquele que todos seguem como exemplo, o que nós – e provavelmente você – sabemos que é uma grande responsabilidade.

Por isso criamos esse artigo com algumas dicas de como ser um líder de alta performance, com um passo a passo para você chegar lá.

Acompanhe!

O que é gestão de alta performance?

A gestão de alta performance é um modelo que procura eficiência em todas as partes de uma empresa, para melhorar os seus processos organizacionais.

Na prática, isso ocorre aperfeiçoando as tomadas de decisões, com metodologias que envolvem recursos humanos e a capacitação de pessoas, com a finalidade de desenvolvê-las.

E isso requer algumas mudanças na cultura interna e na rotina, além de investimentos em novos colaboradores e algumas novas tecnologias, além de, é claro, contar com líderes que estão alinhados aos valores da organização.

Sabendo o que é esse tipo de gestão, fica mais fácil entender como ser um líder de alta performance. Vamos a essa parte?

O que significa ser um líder de alta performance?

Ser um líder de alta performance significa ter disciplina e coragem, além de ser um profissional que inspira o time e mantém todos alinhados com os valores da empresa.

Nós vemos como ser um líder de alta performance principalmente no momento de tomada de decisões, pois esse tipo de profissional é um bom ouvinte, filtra as opiniões e decide tudo com democracia e pensando nas metas.

Entendemos também sobre como ser um líder de alta performance avaliando a maneira que ele lida com frustrações e conflitos.

Na questão das frustrações, ou seja, quando existem erros, o líder de alta performance costuma se mostrar otimista, ensinando o que é possível aprender com o erro.

No que diz respeito aos conflitos e momentos de tensões, ele procura maneiras de descobrir as raízes dos problemas e jamais apontar pessoas, mas sim buscar formas de arrumar o que foi prejudicado.

Principais passos para se tornar um líder de alta performance

Para entender como ser um líder de alta performance é preciso definir objetivos claros, traçar metas desafiadoras, valorizar a comunicação entre equipes e contratar bons profissionais.

Além disso, você também deve desenvolver os seus membros individualmente, dar atenção aos liderados, ensinar, aprender, ser estratégico e confiar em sua equipe.

Abaixo, explicamos melhor como promover cada um desses pontos. Confira!

Defina um objetivo claro

Os objetivos, para serem os mais claros possíveis, devem informar à sua equipe quais são as metas, prazos, orçamentos e qualquer outro indicador que eles precisam alcançar.

Então, se você quer aprender como ser um líder de alta performance, anote essa dica e seja claro quanto aos objetivos com todos os membros da sua equipe.

Trace metas desafiadoras, mas possíveis

As metas andam de mãos dadas com os objetivos, porém, elas precisam ser possíveis de serem alcançadas, ao mesmo passo que devem desafiar e motivar o seu time.

Quando um líder planeja metas que um time não pode alcançar, a frustração vem de todos os lados: dele e da equipe.

Dê valor a comunicação entre a equipe

Manter uma boa comunicação com a equipe e entre eles é uma das grandes características de como ser um líder de alta performance.

Isso permite que falhas de comunicação sejam evitadas, tornando mais fácil o processo de alcançar metas.

Além do mais, a comunicação demonstra que você se importa com os esforços e resultados que cada um dos membros está entregando e que está disponível para ajudar cada colaborador.

Contrate bons profissionais

Contratar profissionais adequados e preparados para os cargos ajuda no desenvolvimento de toda equipe. 

Isso porque cada colaborador contribui com as suas habilidades e conhecimentos para a função que irá exercer, entregando os melhores resultados.

E quando falamos em contratar profissionais adequados, olhe também para os que estão dentro da empresa e se destacam o suficiente a ponto de ocupar cargos novos que surgirem.

Desenvolva os membros do time de forma individual

Olhar para o time de forma individual permite que você consiga ver com mais profundidade quais são as dificuldades, necessidades e pontos fracos e fortes de cada um.

Com isso, é possível traçar estratégias que vão de acordo com o perfil e competências de cada colaborador, extraindo o melhor de todo o time.

Dê atenção aos liderados

A atenção é um ponto fundamental de como ser um líder de alta performance, pois cria mais confiança em seus liderados.

Isso porque eles irão se sentir confortáveis para procurar você quando algo estiver dando errado, quando se sentirem sobrecarregados ou em dúvida, pois saberão que você é um líder que apoia e compreende.

Atitudes como essa são de suma importância para garantir a credibilidade necessária ao líder que busca resultados de alta performance garantindo o ânimo e o engajamento dos funcionários.

Ensine e aprenda

Um bom líder repassa todo o seu aprendizado para o time que comanda, instruindo, tirando dúvidas e apoiando.

Porém, cada liderado do seu time tem conhecimentos que podem agregar ao seu cargo também, então, escute eles, troquem conhecimentos e esteja disposto a aprender com todos que você trabalha.

Lidere de forma estratégica

Uma liderança estratégica é feita sempre tendo em mente as metas que precisam ser alcançadas e os resultados que devem ser entregues.

Então, analise cada membro da sua equipe de forma estratégica, fazendo movimentos que ajudem eles a se desenvolverem enquanto alcançam as metas.

Confie em sua equipe

Por fim, o último passo de como ser um líder de alta performance consiste em confiar no time que você construiu e lidera.

Aproveite estrategicamente as habilidades e pontos fortes de cada liderado e acredite que com os seus talentos sob a sua liderança, a sua equipe vai mais longe.

Após compreender um pouco melhor como se tornar um líder de alta performance, resta a pergunta: Como anda o desempenho e resultados da sua equipe? Conta para nós!

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era esclarecer a você como ser um líder de alta performance.

Por isso, trouxemos aqui nove passos de como se tornar um, sendo eles:

  • definir objetivos claros
  • traçar metas desafiadoras
  • valorizar a comunicação entre equipes
  • contratar bons profissionais
  • desenvolver seus membros individualmente;
  • dar atenção aos liderados;
  • ensinar e aprender; 
  • ser estratégico;
  • confiar em sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.