Como fazer um pitch de vendas infalível?
Um pitch de vendas infalível se resume a um discurso bem alinhado sobre seu produto, com o time comercial.
Na teoria, nós já sabemos: você deve apresentar sua ideia, produto ou serviço da melhor forma possível, para vender o seu projeto a um investidor ou cliente em pouco tempo, questão de minutos.
Essa técnica, de conseguir atenção e apreço em pouco tempo é uma expressão bastante disseminada pelo Vale do Silício, que chama “Elevator Pitch”.
Numa tradução literal, seria discurso de elevador. Ter um Elevator Pitch é ser tão bom no seu roteiro de vendas ao ponto de, no pouquíssimo tempo de uma corrida de elevador, conseguir vender sua ideia para alguém.
Na prática, o Elevator Pitch muda.
Numa empresa, o ideal é que todos os envolvidos com as questões administrativas e comerciais tenham também noções básicas de marketing e de vendas.
Contudo isso não é uma realidade em muitos negócios. Quem se responsabiliza pelo pitch de vendas costuma trabalhar mais tempo sozinho do que em equipe, centralizando esse roteiro de vendas e tendo suas exigências redobradas.
Seu time comercial inteiro precisa ser um bom vendedor de ideias.
Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas incríveis para te ajudar a fazer um pitch de vendas infalível.
São posturas e atitudes que vão fazer toda a diferença quando chegar o seu momento de venda. Confira!
O que é um Pitch de vendas?
O pitch de vendas é um discurso com caráter comercial que deve ter uma curta duração e é elaborado pensando em fazer alguém comprar ou investir em seu produto ou serviço.
Destacamos a importância do pitch de vendas ser curto e interessante enquanto apresenta os benefícios e soluções que seu consumidor pode ter com sua aquisição.
Um exemplo muito comum quando falamos deste termo é o pitch de elevador, em que a sua apresentação é capaz de convencer um cliente ou investidor em poucos minutos, com o tempo de duração do trajeto de um elevador.
Portanto, o pitch é um discurso rápido e que causa impacto imediato, levando o consumidor ou investidores a se interessarem por seu produto ou serviço em pouco tempo.
Importância de um bom Pitch de vendas: entenda
Um bom pitch de vendas é importante porque ele tem o potencial de:
- solucionar problemas;
- quebrar objeções;
- agregar valor ao seu produto ou serviço.
Ao quebrar uma objeção, você faz com que o receptor da sua mensagem já se interesse em continuar ouvindo o que você tem a dizer.
A solução de problemas e o ato de agregar valor são etapas que eliminam dúvidas e não deixam o cliente com um pé atrás para fechar a compra contigo.
Neste cenário, o pitch de vendas gera conexão com seus consumidores e leva seus leads para as próximas etapas do funil de vendas.
Como fazer um pitch de vendas infalível?
– Saiba ser breve
Foque em ser preciso e objetivo. Você ou seu time comercial deve ter estas duas qualidades para garantir um bom pitch de vendas.
Aprenda a respeitar o tempo das pessoas. A vida hoje é bastante corrida e no caso de grandes investidores ou potenciais clientes, definitivamente, como diz o ditado, “ tempo é dinheiro”.
Saiba passar o seu recado de forma rápida e precisa. Fazendo isso já terá ganho alguns pontos com quem está na outra ponta dessa negociação.
Além do mais, saiba que você pode e deve ter um pitch para cada situação e isso está diretamente ligado a quem é o seu interlocutor.
Um exemplo prático disso é que, se você trabalha com mais de um produto ou serviço, deverá ter discursos diferentes para cada um deles.
Portanto, tenha o seu objetivo estipulado claramente e saiba com quem você está falando. Isso vai te ajudar a entender que tipo de impacto você quer gerar.
Tenha um roteiro estipulado para não deixar os principais detalhes do seu negócio fora do seu discurso de vendas. Quais são as ferramentas do seu serviço que são fundamentais para realizar essa venda? Quais são os diferenciais do seu produto?
Tenha essas informações prontas para serem faladas sem tomar muito tempo de quem está lhe ouvindo.
– Fale apenas a verdade
Falar a verdade tem um poder realmente imenso.
De nada adianta querer passar uma imagem diferente do que você de fato é no dia a dia. Para conquistar o cliente ideal você deve procurar ser o mais transparente e ético possível.
Mentir não vai ajudar em nada. Sabemos que, aos olhos da empresa, o produto ou serviço é incrível e perfeito, mas não fale para seu cliente funcionalidades ou serviços que, no dia a dia, você não realiza.
A longo prazo você vai se esforçar para provar algo que não é verdade e será cobrado por isso.
Isso significa perder o seu tempo e o do investidor. Além do mais, uma vez que a mentira venha a tona, você perderá a credibilidade (e o cliente) também.
Seja apenas educado e coerente com a situação. Tente relaxar e transmitir a sua personalidade e confiança durante a conversa. Tenha em mente: você domina tudo sobre esse produto ou serviço. A ordem da conversa é toda sua!
– Saiba qual o valor da sua empresa
Um pitch de vendas é a mais pura arte de vender ideias. Por isso, você deve dizer de forma bastante clara o que sua empresa faz.
Algumas perguntas que devem ser respondidas na sua apresentação são:
Qual o motivo da existência do seu negócio?
Para que tipo de público você agrega valor?
Basicamente, esclareça a Missão, Visão e os Valores de sua empresa, se for necessário. Isso vai dar um panorama bem completo de sua empresa para seus interlocutores.
É importante que você saiba sintetizar em que consiste o seu projeto de venda. Desta forma, você saberá dizer que tipos de investimento está precisando ou, no caso de uma venda de produtos, em como ele vai solucionar os problemas daquele potencial cliente.
Neste caso, se apegue aos dados, não a opiniões. Nesse momento, o investidor deve se sentir estimulado e animado com a sua proposta.
– Supere a expectativa dos seus interlocutores
Aqui vale aquele ditado “A prática leva a perfeição”.
Treine seu discurso, para que você fique cada vez melhor nessa prática. Converse com toda sua equipe de vendedores para trocar ideias e melhorarem o roteiro de vendas.
Procure fazer simulações e teste pitch de vendas com quem você percebe que são potenciais parceiros do seu negócio.
Saiba receber os feedabcks deles, também.
Tudo o que dito positivamente sobre você é bem vindo e sempre nos anima. Mas os pontos negativos são importantes de serem ouvidos por você, pois eles podem te ajudar a melhorar.
Por vezes não percebemos os pontos negativos e o quanto eles impactam no seu negócio, esteja atento a isso. É só conhecendo os gargalos da sua estratégia de vendas que você consegue aprender e mudar.
Lembre que o caminho do sucesso é sobre tentativas. Portanto, comece a praticar seu discurso e sua estratégia o quanto antes!
Perceba que não existe uma fórmula mágica e pronta para fazer seu pitch de vendas, o que existe é prática e perseverança.
Seguindo estes 4 passos, sua estratégia pode ser infalível!
Quais são os principais tipos de pitch?
Os principais tipos de pitch são: pitch de vendas, de captação, de deck, elevador e tweet pitch.
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um deles. Confira!
Pitch de vendas
Discurso com apresentação curta e impactante para gerar interesse imediato em quem escuta.
Pitch de captação
Seu foco é na oportunidade e retorno que uma solução tem potencial de entregar, para conquistar patrocínio ou investimento.
Pitch deck
Trata-se de uma mensagem que é inserida em um material de apoio, para combinar com elementos visuais e informações, sendo exposto na apresentação ou servindo como um material complementar.
Pitch de elevador
É um pitch que dura de 30 a 60 segundos, propondo uma apresentação que possa ser dita e conveniente, como se fosse uma conversa de elevador.
Tweet Pitch
É um pitch de até 140 caracteres, em referência a limitação do que podia ser escrito no Twitter. A rede social passou por uma atualização em 2017, aumentando o limite para 280 caracteres.
Quais os pontos essenciais para um bom pitch?
Os pontos essenciais para um bom pitch de vendas são:
- o problema que seu produto e serviço se propõe a resolver;
- as pessoas que sofrem com esse problema;
- a solução do problema;
- o diferencial, algo que te destaca ao solucionar esse problema.
Quais os elementos para fazer um bom pitch pessoal?
Para fazer um bom pitch pessoal, você deve:
- montar um discurso com começo, meio e fim;
- iniciar com uma frase, uma história ou um dado que impacte de primeira quem está ouvindo;
- personalize seu pitch pessoal para cada situação, como para uma entrevista de emprego ou para a venda da sua imagem em outros casos;
- apresente seus resultados como se fossem conquistas;
- exercite o falar em público, para não ter falhas na hora H.
Conclusão
Investidores ou clientes querem se interessar não apenas no seu negócio, mas também em você como empreendedor.
Por isso quando for fazer um pitch de vendas demonstre sua capacidade de executar projetos e em como seu produto ou serviço pode transformar a rotina daquele prospect.
Independentemente de que você esteja tentando convencer clientes ou investidores, treine sua capacidade de persuadir.
Se esforce, ou faça cursos para melhorar sua oratória. Sua fala deve mostrar segurança a todo o tempo. Esteja preparado para perguntas, e tenha respostas inteligentes e rápidas para as questões mais comuns.
Não faça um discurso vazio, ele não vai se sustentar por muito tempo.
Mais do que um vendedor, procure ser uma referência na qual as pessoas queiram se inspirar, oferecendo uma ideia da qual elas queiram participar.