Vender na internet se tornou uma alternativa popular nos últimos anos, fazendo com que muitos empreendedores começassem a se interessar pelo marketplace.
Essas plataformas com maior visibilidade, público e alcance aparecem como um dos principais canais de venda para quem está investindo no comércio online.
No entanto, muitos desses empresários podem se interessar pelo formato sem conhecê-lo, de fato. Inclusive, podem ter percepções distintas sobre o que é o marketplace e como ele funciona.
Nesse caso, é importante sanar as principais dúvidas antes de optar por essa alternativa.
E nós te ajudamos com um guia especial sobre o assunto, falando mais sobre o que é, quais as suas características e diferenciações.
O que é marketplace?
Marketplace é um canal de vendas que se caracteriza como uma espécie de shopping online.
Isso porque, basicamente, ele é uma plataforma que reúne diversos vendedores, com ofertas de produtos diferentes.
Seria um espaço virtual onde vários lojistas podem oferecer seus itens, aproveitando o alcance e a acessibilidade de utilizar um meio de vendas mais conhecido e famoso.
Exemplos de marketplace bastante conhecidos são:
- Mercado Livre;
- Magalu;
- Extra;
- Casas Bahia.
Seu funcionamento é simples. O lojista se associa ao marketplace e passa a usufruir daquela visibilidade que as grandes plataformas oferecem.
Por sua vez, o cliente, ao acessar o site, tem contato com diversas ofertas e pode escolher a que mais o agrada.
Nesse caso, é fundamental que o lojista use estratégias para se destacar diante dos concorrentes e conquistar a venda.
Ele pode se valer de recursos com preço mais baixo, frete grátis, melhores condições de pagamento, entrega rápida, entre outras opções.
Diferenças entre e-commerce e marketplace
Um marketplace é, em suma, um e-commerce. Afinal, por definição, e-commerce é uma sigla para comércio online.
Ele é identificado por todo tipo de transação comercial realizada pelos meios digitais, feitos via site, redes sociais e, até mesmo, aplicativos de mensagem.
Enquanto isso, o marketplace funciona, majoritariamente, como um shopping virtual. Um espaço que agrega diversos e-commerces.
Assim, ele se caracteriza por ser a plataforma que irá disponibilizar o meio para a transação. Porém, não possui nenhum produto produzido por sua própria marca, especificamente.
Para lojistas que não possuem o seu próprio e-commerce, o marketplace aparece como uma alternativa viável para oferecer os seus itens online, sem a necessidade de investir em um site.
Afinal, o espaço já está pronto e montado, bastando apenas que ele se associe.
Tipos de marketplace
Existem vários tipos de marketplace, que se diferenciam pelo tipo de item disponível online. No entanto, todos eles continuam tendo a mesma característica de agregar fornecedores em uma vitrine virtual.
Contudo, a popularidade de alguns tipos de espaço pode fazer com que as pessoas tenham visões equivocadas sobre o modelo. Por exemplo, acreditando que esse modelo de comércio é exclusivamente voltado para a venda de produtos físicos.
No entanto, existem marketplaces com outras orientações. Vamos entender melhor os tipos existentes:
Marketplace de produtos
São as plataformas que agregam lojistas que vendem produtos, como é o caso do Mercado Livre, Amazon, Shopee e Americanas, por exemplo.
Neles são disponibilizados itens que os consumidores podem escolher entre uma lista.
Por vezes, existem disputas entre concorrentes que oferecem produtos semelhantes. Nesse caso é necessário se destacar pelo preço ou por vantagens na compra, por exemplo.
Marketplace de serviços
Os marketplaces de serviços são aqueles que agregam profissionais que oferecem a sua mão de obra para contratação, seja em regime formal ou freelancer.
Alguns exemplos são o GetNinjas e a Workana, onde é possível encontrar especialistas em diversos assuntos para prestação de serviços.
Marketplace de agendamentos
Essa plataforma serve para colaborar com profissionais que oferecem seus serviços com horários agendados.
É o caso do Doctoralia, por exemplo, que funciona para marcar consultas médicas. Professores também podem utilizar esses espaços para divulgar serviços pedagógicos especializados, como aulas de reforço.
Marketplace de aluguéis
Por fim, o marketplace de aluguéis é onde você tem a oportunidade de alugar espaços ociosos, conhecendo mais sobre o imóvel e escolhendo entre outras opções.
Um exemplo é o Airbnb, que reúne imóveis para serem alugados por turistas.
Como funciona esse tipo de plataforma?
O marketplace funciona em um sistema de parceria: enquanto ele disponibiliza o espaço para os lojistas divulgarem seus produtos e serviços, esses empreendedores retornam com o pagamento de taxas de vendas.
Basicamente, as plataformas oferecem todo o suporte técnico voltado para a administração das lojas online agregadas.
Em contrapartida, os lojistas pagam determinadas taxas caso desejem serviços personalizados ou benefícios extras.
Contudo, na grande maioria dos casos, não existem cobranças para se associar aos marketplaces.
Benefícios do marketplace
Vender em marketplace é uma alternativa que pode valer a pena. Afinal, essas plataformas agregam um grande fluxo de clientes diariamente.
Logo, elas apresentam uma grande visibilidade aos lojistas associados, que se tornam mais acessíveis aos usuários.
Porém, essa não é a única vantagem que ele apresenta. Ainda é possível citar mais alguns, como:
É fácil de operar
Um grande benefício dos marketplaces e que pode justificar parte do seu sucesso é a facilidade de operar.
Mesmo pessoas que não possuem profundo conhecimento sobre tecnologia ou intimidade com computadores são capazes de criar um perfil e colocar seus itens para vendas.
E, em termos de comparação com a dificuldade de criar um e-commerce, ter uma loja em um marketplace é uma alternativa mais fácil e acessível.
É possível alcançar diferentes perfis de consumidores
Como essas plataformas recebem milhares de visitantes diariamente, é mais simples alcançar diferentes públicos. Logo, as chances de conversão também aumentam.
Quando se tem um e-commerce, é fundamental realizar um trabalho de análise de mercado, para identificar os possíveis clientes e conseguir alcançá-los com mais assertividade. No marketplace isso também é mais fácil de ser feito.
Em contrapartida, pode ser mais difícil segmentar esse público.
Por isso, sua oferta pode acabar se tornando genérica, baseada em fatores como o preço e a facilidade de pagamento para se destacar diante dos concorrentes, diferente de outras modalidades, onde é possível trabalhar mais a percepção de valor agregado.
O processo de vendas é mais rápido
Os marketplaces oferecem um suporte de vendas mais rápido, o que é, em suma, uma característica que atrai os consumidores.
Além disso, a facilidade de encontrar os itens que deseja também faz com que as conversões aconteçam com mais dinamismo.
É gratuito
Por fim, um benefício que precisa ser reforçado é a respeito do custo de adesão. Na maioria das vezes, os marketplaces não cobram nenhuma taxa de associação, o que é uma grande vantagem.
Apenas se o empreendedor quiser um serviço mais dedicado e personalizado será quando ele precisará pagar por esses detalhes a mais.
Além disso, o processo de oferta também é simples, podendo ser feito com um celular, por exemplo.
O marketplace é para o meu negócio?
Se você vende produtos, serviços, está oferecendo a sua mão de obra ou tem itens para alugar, certamente vale a pena se associar a um marketplace.
Afinal, são muitas as vantagens que essas plataformas oferecem.
O custo de adesão é zero, além de não ser necessário um alto investimento para começar, com um trabalho simples de ser executado.
É, em suma, uma oportunidade para vender mais, de uma maneira simples e rápida, uma vez que esses espaços garantem uma grande visibilidade aos lojistas associados.
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