Empreendedorismo Gestão Hábil Empresarial

A importância de ter um software mesmo sendo MEI

A importância de ter um software mesmo sendo MEI

O elevado número de informações que as empresas geram durante as suas atividades criam uma grande demanda na organização da gestão corporativa.

Em uma situação como essa, os empreendedores ficam um pouco perdidos em relação à como vão os negócios.

Sendo assim, o uso de um software de gestão é fundamental para garantir um gerenciamento eficiente do seu negócio.

Toda organização, até mesmo aquelas que ainda dão os primeiros passos, precisam ser bem gerenciadas e controladas.

Isso é muito mais fácil de ser feito através de um software de gerenciamento de negócio que forneça as informações básicas para a tomada de decisão.

Faça de sua gestão uma gestão estratégica

A gestão estratégica tem como principal objetivo criar e incentivar ações que levam lucratividade ao negócio.

As metas envolvem diversas questões, como; aumentar o lucro, melhorar o atendimento ou até melhorar a imagem.

Uma gestão estratégica depende da definição desses objetivos, aliada com a análise de toda a organização para implantar e acompanhar as ações até que seus objetivos sejam alcançados.

A gestão estratégica é um dos pilares dos principais pilares de uma empresa, e diversas ações devem ser implantadas para garantir que seus processos funcionem de forma otimizada e organizada.

Uma gestão estratégia precisa passar por quatro etapas fundamentais:

Formulação estratégia:

Nesse primeiro momento é feito o reconhecimento do mercado, pontos fortes, pontos fracos, produtos ou serviços, público-alvo e personas da empresa.

A partir dessas informações, é possível elencar os conceitos do planejamento estratégico que serão mostrados a seguir (missão, valores, visão e etc).

  • Direcionamento

É neste nesse momento que você irá definir qual o caminho que a sua empresa irá seguir. Ou seja, o que ela deseja realmente vender, qual será o valor cobrado por isso, em qual segmento ela irá atuar, como ela irá se destacar.

Esses dados vão te ajudar a definir as ações necessárias através de um planejamento estratégico.

  • Gerenciamento

Este é o momento de definir metas bem como indicadores que auxiliem a sua empresa a saber exatamente até onde ela deseja chegar. Se define quais indicadores serão verificados, as ações que serão colocadas em prática posteriormente, e por fim alcançar os resultados desejados.

  • Alinhamento

Esta etapa tem um sentido mais tático, que busca transformar a visão do seu negócio em algo projetado e que possa ser colocado em ação.

Como cada departamento e colaborador poderá contribuir para que a meta estabelecida seja atingida? Esse é um momento que a prática entra em vigor.

Faça acontecer

Colocar no papel suas ideias é a parte fácil, mas ter certeza de que se está tomando as decisões certas, e saber como guiar seu negócio ao seu objetivo final é uma questão que persiste na cabeça de muitos gestores.

Neste momento se percebe como um software pode vir muito bem a calhar.

Com todas as informações dentro de um só sistema, você tem o controle geral de seu negócio, além de poder ter um panorama completo da situação da empresa.

Isso vai garantir que suas decisões e ações sejam certeiras, e sua estratégia empresarial vai garantir que seu negócio seja um sucesso e gere lucratividade.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira os tópicos a seguir e veja como um software de gestão pode alavancar os negócios da sua empresa.

Software de gestão para MEI

Muitos empreendimentos acabam sendo guiados de forma bastante amadora, ou seja, sem o devido controle da cartela de clientes, das contas a serem pagas, as que precisam ser recebidas ou até mesmo informações sobre o lucro líquido obtido pelo negócio mensalmente.

Estar atento ao andamento do seu negócio, manter as ações organizadas e controlar permanentemente seus fluxos é essencial para qualquer que seja o tamanho do seu negócio.

E um MEI precisa ter tudo isso muito bem organizado e esquematizado pra não deixar nada de fora, já que tudo isso depende dele mesmo.

O microempreendedor individual precisa entender que automatizar ações é uma medida que irá informatizar o negócio, e que sem dúvida alguma, isso vai contribuir para que ocorra uma maior dinamização no gerenciamento da empresa.

Apesar de normalmente ser uma instituição que apresenta uma rotina financeira com movimentação mínima, ter o controle rápido sobre as informações é primordial para a consolidação e crescimento do seu negócio no mercado.

Esse é um ponto muito importante que você deve considerar, pois dessa forma terá meios suficientes para enfrentar, de igual para igual, a sua concorrência.

Além disso, com o passar do tempo o número de responsabilidades pode vir a crescer e sobrecarregar o empreendedor, principalmente quando se trata de gestão. Ao contar com um software de gestão esse crescimento já não será mais visto como um problema a ser enfrentado.

Todo o empreendedor quer ver seu negócio crescer, e a grande demanda de ações pode vir a pesar demais o responsável pelo MEI.

Quanto mais demanda de trabalho melhor para um negócio, e a melhor forma de garantir o crescimento contínuo sem ter medo de lidar com ele é tendo como aliado um software.

Porque mesmo sendo MEI é importante ter um software de gestão

Fica evidente para o empreendedor que é necessário contar com a ajuda de um sistema computacional para organizar as informações da empresa ao observar que não possui controle de quase nenhuma informação.

Diante dessa situação, é fácil entender que a informatização é uma das melhores formas para colocar em ordem todos os processos externos e internos do negócio.

Isso pode, inclusive, agilizar e facilitar a abertura para que o MEI (microempreendedor individual) consiga finalmente ter um controle de clientes, por exemplo, por meio da ajuda de programas específicos voltados para a área de atuação do microempreendedor no mercado.

Um dos pontos dos quais os empreendedores sentem mais falta dentro de um software de gestão, é no que diz respeito ao momento de verificar as finanças dos negócios.

Na grande maioria dos casos, os gestores possuem pouca ou até mesmo nenhuma informação a respeito dos serviços prestados ou produtos vendidos, além das contas a serem pagas e recebidas.

Ao tentar realizar o fechamento do mês, muita confusão pode ser criada, e por fim gerar diversas consequências; podendo fazer com que o MEI tenha um prejuízo elevado, ou até mesmo tirar seu negócio do mercado.

Por isso, é interessante buscar por uma solução para contornar esse problema.

Quais processos vão ser otimizados utilizando um Software de gestão

Sem a utilização de um software de gestão adequado, todas as informações geradas por um negócio, na grande maioria dos casos, ficam espalhadas por diversos bancos de dados; e sem contar que ficam dispostas de modo totalmente aleatório.

Por vezes, estas informações, documentos e relatórios são escritos em papéis que acabam se perdendo.

Não há dúvidas de que um empreendimento que possui um modelo de negócio como esse, completamente desatualizado e sem um software de gestão, passará por muitas dificuldades, principalmente, quando precisar de alguma informação importante.

Um sistema empresarial é desenvolvimento com o grande intuito de ajudar o MEI a conquistar novos objetivos como, por exemplo, se estabelecer no mercado, ganhar novos clientes, intensificar as vendas, diminuir os custos, aumentar os lucros, organizar suas ações e documentos, dentre muitos outros.

Para viabilizar essa meta, o software de gestão oferece a estrutura necessária para que o negócio consiga centralizar todas as informações e, ao mesmo tempo, disponibilizá-las a todos os funcionários de modo ágil e prático.

Dessa forma, será possível desfrutar de uma grande melhoria na comunicação dentro do ambiente de trabalho.

Além desses pontos, é importante ainda destacar os seguintes processos que terão uma melhora significativa:

  • Despesas: Com o controle das despesas sendo realizada de forma rápida pelo software, as informações desta categoria serão gerenciadas de maneira eficaz e organizada.

Nesse caso, você poderá consultar antecipadamente quais contas estão pendentes de pagamento em determinados períodos do mês, por exemplo.

  • Vendas: Por meio do sistema de gestão, será possível consultar informações que o ajudem a estabelecer uma estratégia para aumentar o número de vendas.

Um exemplo disso, é buscar por clientes que compraram algum produto ou serviço a mais tempo, pois podem precisar novamente.

  • O controle das informações é melhorado de uma maneira geral quando se adota um sistema para microempreendedor individual.

Portanto, será inevitável não notar melhorias no controle de estoque e na facilidade de acesso a relatórios.

Como adotar um sistema de gestão com baixo custo

Para contar com a ajuda de um software de gestão para a sua empresa, o melhor caminho é consultar serviços especializados que sejam capazes de analisar as necessidades do seu negócio.

Esse é o primeiro passo a ser tomado para contar com uma ferramenta como essa.

Posteriormente, você precisa avaliar as ideias apresentadas por cada serviço consultado com o intuito de identificar aquele que mais está alinhado com as necessidades do seu empreendimento.

Pesquise muito bem quais empresas oferecem o serviço, qual o preço de cada uma, além das vantagens oferecidas.

Leia o feedback dos clientes no próprio site, blog ou nas redes sociais.

Para conseguir ter acesso a um bom sistema, mas sem ter um alto custo, é recomendável consultar alguns serviços especializados para ter uma noção melhor sobre o preço praticado pelo tipo de ferramenta que precisa para o seu negócio.

Vale a pena destacar que existem consultorias que já possuem sistemas desenvolvidos que são capazes de se adaptar ao modelo de negócio da empresa.

A grande vantagem dessa opção está no fato de que não se trata de um programa exclusivo, logo o custo cobrado será muito mais baixo.

O que você precisa para implementação de um software de gestão

Ao contar com a ajuda de um serviço especializado em desenvolvimento de sistemas, você irá garantir todo o suporte necessário para que todos os funcionários se adequem ao trabalho com essa nova ferramenta.

Até o domínio completo da plataforma, é comum que algumas dificuldades surjam, contudo o mais importante é sempre consultar o suporte do serviço contratado para desenvolver ou locar o sistema para sanar as dúvidas.

Quanto à implementação, irá depender muito do tipo de plataforma contratada, mas na grande maioria dos casos será preciso ter um servidor armazenar todas as informações do sistema.

Outras empresas que desenvolvem esse produto, podem simplesmente cobrar uma determinada mensalidade para que os empreendedores possam utilizar o seu sistema.

Esse modelo de serviço pode ser bastante interessante visto que toda a parte estrutural fica a cargo da empresa que oferece a plataforma.

Geralmente, elas optam por disponibilizar o sistema por meio do navegador, pois é um meio que pode ser acessado de qualquer dispositivo, mas desde que tenha internet.

Outra vantagem desse tipo de plataforma está no fato de que as empresas desenvolvedoras sempre estão em busca de realizar melhorias no sistema e de disponibilizar novas funcionalidades para os usuários.

Por isso, é uma opção que pode ser bem interessante, principalmente, para MEI e sem contar que o custo desse tipo de plataforma é bem menor do que o necessário para contratar um serviço especializado para desenvolver um sistema exclusivo.

O mais importante para garantir o sucesso de seu negócio é não deixar de investir em um software de gestão.

A informatização é uma medida necessária para todo empreendimento que deseje ter sucesso nos dias atuais.

Com base nos tópicos destacados até aqui, sem dúvida, ficará muito mais fácil atingir as metas que foram traçadas e ganhar destaque e lucratividade no mercado, competindo ou até mesmo se destacando perante a concorrência.

 A importância de ter um software mesmo sendo MEI

Você pode gostar
Organizando-se para não esquecer o pagamento dos impostos da empresa
Atrair mais clientes em tempo de crise: é possível?
Atrair mais clientes em tempo de crise: é possível?

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website