Mesmo quando se tem um pequeno negócio, o elevado número de informações que uma empresa gera durante as suas atividades cria uma grande demanda por organização e isso tende a deixar os empreendedores perdidos quando não podem contar com boas ferramentas de controle, como um sistema de gestão para MEI.

Não importa qual o segmento da sua empresa ou se você ainda está só começando: fazer controle e gerenciamento de forma eficiente é o segredo para ter sucesso no mundo dos negócios. E tudo fica mais fácil se você contar com uma ferramenta que automatize e organize suas tarefas de gestão. 

Por isso, se você ainda não sabe por que deve ou se vale a pena começar a usar um software de gestão para microempreendedores individuais, este conteúdo compartilha diversas informações que vão ajudar na sua tomada de decisão. Confira!

O que é um sistema de gestão para MEI

O sistema de gestão para MEI é um software de gestão desenvolvido para atender às demandas específicas de automação comercial dos microempreendedores individuais.

A solução do Hábil Empresarial para MEI, por exemplo, é um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) gratuito, que oferece ao empreendedor ou comerciante recursos tecnológicos que tornam as atividades de gestão de um negócio muito mais fáceis e garantem melhor controle e organização financeira, fiscal, de estoque e de outras áreas da empresa.

Acredite: você não precisa dar conta de tudo sozinho! Com um sistema de gestão para MEI você administra seu negócio de forma muito mais eficiente e economiza tempo e dinheiro. 

Como um software de gestão ajuda a desenvolver uma visão mais estratégica do negócio

Fazer gestão estratégica não é coisa só para empresa grande. Ter visão e posicionamento estratégicos é fundamental para todo dono ou gestor de um negócio, afinal, são eles que levam às ações que trazem mais lucratividade para a empresa. E nesse sentido, usar um sistema de gestão para MEI é indispensável, pois ele viabiliza o alcance das metas e garante um controle maior dos resultados.

Com um software de gestão, você centraliza todas as informações do seu empreendimento, o que facilita o controle e permite que você trace de forma ágil e descomplicada um panorama de como está a sua empresa, o que é fundamental para tomar decisões acertadas, que tragam as melhores vantagens para o seu negócio.  

Porque mesmo sendo MEI é importante ter um software de gestão

Ainda é comum que pequenos negócios sejam geridos de forma bastante amadora, sem o devido controle da carteira de clientes, das contas a pagar e a receber ou mesmo de informações sobre o lucro líquido obtido a cada mês. 

A questão é que manter o controle permanente dos fluxos é essencial para a saúde de qualquer negócio. E muito mais para o microempreendedor individual, já que todo o sucesso da gestão da empresa depende dele mesmo.  

Nesse contexto, é fundamental contar com os recursos de um sistema de automação, que otimiza processos como emissão de Notas Fiscais, controle de vendas, gestão de estoque e emissão de relatórios: contar com essa ferramenta dará ao seu negócio mais competitividade e aumentará as chances de crescimento.

E essa é outra razão para você começar a usar um sistema de gestão para MEI: com o passar do tempo, seu negócio tende a crescer, o que aumentará a demanda de atividades administrativas, se desde já você utilizar um software de automação, isso não será um problema, pois ele ajudará na organização e na escalada da empresa rumo ao sucesso. 

5 momentos em que ter um sistema de gestão é vantajoso para o MEI

Como temos demonstrado até aqui, contar com um sistema de gestão para MEI é uma forma eficiente de melhorar a gestão do seu negócio e garantir melhores resultados para sua empresa. Abaixo nós elencamos cinco dos momentos em que é mais vantajoso contar com essa ferramenta:

Acessar informações do negócio

O sucesso do negócio está totalmente atrelado a como você fará o planejamento das ações do mês. Porém, isso só é possível tendo acesso direto e rápido às informações a respeito da sua empresa. Aí entra a primeira vantagem do sistema de gestão para MEI, pois ele possibilita que inúmeros dados sejam registrados e organizados de forma automática e clara, facilitando assim, a geração de relatórios atualizados de tudo o que acontece na sua empresa.

Fazer gestão financeira

Sem dúvidas, o sistema de gestão para MEI é um grande aliado quando o assunto é gestão financeira. Isso porque o MEI normalmente fica muito ocupado com seu ofício e geralmente não conta com um assistente administrativo para repassar as responsabilidades do setor financeiro.

Um software de gestão para MEI elimina esse gargalo e atende a todas as necessidades de controle financeiro dos pequenos empreendimentos. 

Controlar despesas e pagamentos

As entradas e saídas de dinheiro de uma empresa precisam ser monitoradas e controladas: tarefa que um sistema de gestão para MEI cumpre com total eficiência ao registrar e arquivar todas as informações relacionadas às movimentações de caixa.

Desse modo, você tem acesso livre para consultar e planejar todas as suas ações de maneira antecipada.

Entregar a DASN-SIMEI

A ferramenta também permite que você entregue a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN/SIMEI) — que é a Declaração Anual de Faturamento, uma das obrigações que o MEI deve cumprir anualmente.

Fazer gestão de clientes 

Uma ferramenta de automação como o software de gestão para MEI permite que você não perca nenhum dado importante dos seus clientes, o que garante que você possa desenvolver estratégias mais assertivas para o seu negócio.

Quais processos vão ser otimizados utilizando um software de gestão

Sem a utilização de um software de gestão adequado, todas as informações geradas por um negócio, mesmo que ele seja pequeno, tendem a ficar espalhadas por diversos lugares: cadernos, diferentes computadores… Sem nenhuma organização. E não é incomum que elas se percam.

Não há dúvidas de que um empreendimento que utiliza um modelo de negócio como esse, completamente desatualizado e sem um sistema de automação, passará por muitas dificuldades, principalmente, quando precisar de alguma informação importante.

Um sistema empresarial é desenvolvido com o grande intuito de ajudar o microempreendedor a conquistar novos objetivos, como se estabelecer no mercado, ganhar novos clientes, intensificar as vendas, diminuir os custos, aumentar os lucros, organizar suas ações e documentos, dentre muitos outros.

Para viabilizar essa meta, o sistema de gestão para MEI oferece a estrutura necessária para que o negócio consiga centralizar todas as informações e, ao mesmo tempo, disponibilizá-las de forma ágil e prática.

Além desses pontos, é importante ainda destacar os seguintes processos que terão melhora significativa com a implementação do sistema de gestão:

Controle de despesas 

Com o controle das despesas sendo realizado de forma rápida pelo sistema de gestão para MEI, as informações dessa categoria serão gerenciadas de maneira eficaz e organizada.

Nesse caso, você poderá consultar antecipadamente quais contas estão pendentes de pagamento em determinados períodos do mês, por exemplo.

Vendas

Por meio do sistema de gestão, será possível consultar informações que o ajudem a estabelecer uma estratégia para aumentar o número de vendas.

Um exemplo disso é buscar por clientes que compraram algum produto ou serviço há algum tempo, pois podem precisar novamente do item.

Controle de informações

O controle das informações é melhorado de uma maneira geral quando se adota um sistema de gestão para microempreendedor individual. Assim, será inevitável não notar melhorias no controle de estoque e na facilidade de acesso a relatórios.

Como encontrar um sistema de gestão para MEI de baixo custo

O melhor caminho para encontrar um software de gestão para MEI que caiba no orçamento do seu negócio é pesquisando o mercado. A boa notícia é que alguns sistemas de automação de alta qualidade e tradição, como o Hábil Empresarial, possuem uma solução grátis, que é ideal para atender às necessidades de controle do microempreendedor. 

Optando por essa versão, você passa a contar com uma ferramenta tecnológica que otimiza toda a administração da sua empresa sem aumentar os seus custos. 

Como implementar um sistema de gestão para MEI

Ao contar com a ajuda de um serviço especializado em desenvolvimento de sistemas, você irá garantir todo o suporte necessário para fazer o melhor uso do software de gestão para MEI.

Até o domínio completo da plataforma, é comum que algumas dificuldades surjam, contudo o mais importante é sempre consultar o suporte do serviço contratado para desenvolver ou locar o sistema para sanar as dúvidas.

Quanto à implementação, irá depender muito do tipo de plataforma contratada. Se você optar por um sistema que não é online, precisará de um servidor para armazenar todas as informações do sistema.

Agora, se escolher um sistema de gestão online, que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, desde que haja conexão com a internet, toda a parte estrutural fica a cargo da empresa que oferece a plataforma. Outra vantagem desse tipo de plataforma está no fato de que as empresas desenvolvedoras sempre estão em busca de melhorias no sistema e de disponibilizar novas funcionalidades para os usuários.

Para quem é MEI, optar por ferramentas online e em nuvem é a melhor opção, porque o custo desse tipo de plataforma é bem menor do que o necessário para contratar um serviço especializado para desenvolver um sistema exclusivo.

Agora que você já sabe por que você, microempreendedor, deve usar um sistema de gestão para MEI, acesse nosso site e conheça a versão gratuita do Hábil Empresarial, a solução ideal para acompanhar a trajetória de crescimento e sucesso do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *