A precificação de produtos é o ato de determinar quanto custará o que você vende, considerando todos os seus custos de produção.
E justamente por considerar todos os custos de produção, além da margem de lucro esperada, padrões de mercado e a percepção de valor dos clientes, a precificação é algo desafiador, principalmente para pequenos empreendedores.
Mais calma, que com esse artigo você verá que estabelecer a precificação de produtos não precisa nenhum bicho de sete cabeças.
Então, vem com a gente entender como cobrar o valor justo por suas vendas!
O que é precificação?
A precificação é a definição de preços dos seus produtos levando em conta os custos do seu negócio, a percepção dos consumidores, o lucro esperado e os padrões da concorrência.
Então, podemos definir a precificação como o estabelecimento de quanto o cliente irá pagar para ter um produto ou serviço que você oferece, com base em tudo que você gasta.
Para que serve a precificação?
A precificação serve para definir qual o valor que será cobrado do seu cliente por um produto ou serviço que você oferece.
Justamente por isso ela deve ser calculada levando em conta o retorno positivo ao seu negócio e garantindo também a competitividade do seu empreendimento, além da satisfação do cliente.
Deste modo, para englobar tudo isso no seu preço, você precisa considerar aspectos internos, como:
- custo da mercadoria;
- gastos indiretos;
- despesas administrativas.
E aspectos externos, como:
- impostos;
- concorrência;
- crises econômicas;
- regimes tributários.
No mais, a precificação serve como a base de sustentação de todas as metas de um negócio, com objetivos que podem ser gerais, como:
- aumento do lucro;
- aumento das vendas;
- aumento da participação de mercado;
- sobrevivência.
Ou objetivos que podem ser específicos, como:
- aumento da taxa de retorno sobre o investimento;
- posicionamento de um novo produto no mercado;
- guerra de preços com a concorrência.
Importância da precificação para empresas
A precificação de produtos é importante para empresas porque ela determina os fatores chaves de sucesso para o seu negócio.
Ou seja, o preço é um dos itens que irá fazer com que a sua empresa seja bem-sucedida no mercado.
E para isso você precisa de uma precificação de produtos que seja coerente com os seus custos e ofereça valor agregado aos seus clientes.
Além do mais, a precificação deve seguir os padrões de mercado, levar em conta a percepção de valor dos consumidores e por último, mas não menos importante, deve considerar os diferenciais e benefícios que só a sua empresa tem.
Principais objetivos da precificação
Os principais objetivos da precificação envolvem satisfazer o consumidor, atingir o público alvo, melhorar os resultados da empresa e pagar as obrigações.
Na sequência, explicamos melhor cada um desses objetivos da precificação de produtos. Acompanhe!
– Satisfazer o consumidor
Uma precificação de produtos correta faz com que o cliente compre com você porque o preço se ajusta ao seu bolso.
– Atingir o público-alvo
O preço também tem como objetivo informar ao mercado qual o tipo de cliente que a sua empresa procura atingir.
– Melhorar resultados da empresa
Os resultados da sua empresa são impactados pelo preço do seu produto ou serviço, fazendo que preço correto gere ainda lucro e desenvolvimento, enquanto um preço equivocado pode levar até a falência.
– Pagar obrigações
A precificação de produtos também tem como objetivo garantir que você tenha recursos em caixa para custear as suas operações e pagar as obrigações do seu negócio, como impostos e salários de colaboradores.
Saiba como fazer a precificação de produtos eficiente
Para fazer a precificação de produtos de forma eficiente você precisa primeiro conhecer os seus custos (gastos próprios da atividade ou produto que você vende, como matéria-prima) e despesas (gastos que dão suporte para que sua empresa alcance seus objetivos, como aluguel do seu espaço físico).
O segundo passo envolve definir a sua margem de lucro, que é o resultado da diferença entre o faturamento gerado por suas vendas e os custos e despesas existentes, algo que você levantou no primeiro passo.
Depois, em um terceiro momento, leve em consideração o mercado, o que significa que o seu preço de venda precisa ser compatível com as exigências do setor em que você está inserido e não ficar muito longe daquilo que os seus concorrentes cobram.
Por fim, a nossa última dica é que você use o Markup como fórmula, que se trata de um índice usado na formação de preços que possibilita equilibrar os custos e lucros no mesmo cálculo.
Para esse cálculo de preço, você deve usar como base o custo da sua produção, ou seja, tudo que foi gasto para você produzir o item que você vende aos seus clientes, desde mão de obra até matéria-prima.
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Conclusão
Hoje a nossa missão era apresentar para você a importância de fazer uma precificação de produtos correta e eficaz.
Como você viu ao longo deste artigo, a precificação serve para definir qual o valor que será cobrado do seu cliente por um produto ou serviço que você oferece.
E ela é extremamente importante porque o preço é um dos itens que irá fazer com que a sua empresa seja bem-sucedida no mercado.
Logo, é fundamental que você saiba fazer uma cobrança que:
- seja coerente com os seus custos;
- ofereça valor agregado aos seus clientes;
- siga os padrões de mercado;
- leve em conta a percepção de valor dos consumidores;
- considere os diferenciais e benefícios que só a sua empresa tem.
No mais, se você está em busca de reduzir os seus custos operacionais, lembre-se que você pode contar com a Hábil, um sistema completo, com funções que te deixam no controle de suas finanças.