Se você sonha em ter um negócio próprio, mas não tem como fazer um investimento alto de começo, é fundamental aprender a como empreender com pouco dinheiro.
E nada de achar que abrir uma empresa é uma realidade apenas de quem tem alto capital!
Segundo pesquisa do SEBRAE, 58% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros são de classe média, enquanto 8% são de classe baixa.
Muitos desses empreendedores trabalham de forma independente e com negócios que exigem pouco investimento.
Então, para te ajudar com ideias criativas e estratégias para começar a empreender com pouco dinheiro, preparamos esse artigo completo. Vem com a gente!
Afinal, vale a pena empreender com pouco dinheiro?
Sim, vale a pena empreender com pouco dinheiro, pois você consegue a sua independência financeira enquanto realiza um sonho pessoal.
O empreendedorismo nunca foi algo exclusivo de pessoas de classe alta, embora no nosso imaginário acreditamos que sim.
Mas cada vez mais essa ideia está sendo desfeita, principalmente porque muitos empregados estão se desvinculando de trabalhos profissionais para iniciar uma carreira independente por meio do empreendedorismo.
E esse movimento profissional vale a pena porque por mais que você comece a empreender com pouco dinheiro, são altas as chances do seu negócio trazer bons resultados e ter um retorno de faturamento melhor do que seu investimento inicial.
Mas é claro que empreender com pouco dinheiro tem os seus desafios, afinal, orçamento menor limita você de comprar alguns elementos que podem te diferenciar da concorrência do seu mercado.
Entretanto, no geral, podemos dizer que sim, vale a pena começar a empreender mesmo que com pouco dinheiro para investir em seu negócio inicialmente.
Como começar a empreender com pouco dinheiro?
Para começar a empreender com pouco dinheiro você precisa analisar o mercado e concorrentes, estudar o seu público-alvo e fazer cursos e especializações.
Na sequência, explicamos melhor cada um desses pontos para você começar a empreender com pouco dinheiro.
Analise o mercado e concorrentes
Fazer uma análise do mercado dos concorrentes é uma parte do seu plano de negócios.
E isso ajuda você a entender quais são as necessidades dos seus clientes e como é o perfil da concorrência para analisar os seus pontos fracos e fortes.
Escolha um modelo de negócios
Quando você for escolher um modelo de negócios, é preciso que ele seja adequado para sua realidade financeira e principalmente para a realidade do seu público-alvo.
Por exemplo, se o seu público-alvo é da terceira idade, criar um negócio totalmente digital pode não ser a melhor saída, considerando que este público não é tão acostumado a conviver no espaço online.
Então, estude bem o seu público e o seu orçamento antes de escolher um modelo de negócio.
Estude o público-alvo
E já que começamos a falar do público-alvo, explicamos aqui qual a importância de tê-lo bem definido para começar a empreender.
É através da compreensão do seu público-alvo que você conseguirá ter uma visão mais realista de como montar um negócio em todos os aspectos.
Isso porque o seu empreendimento precisa oferecer exatamente o que o seu público procura em relação ao seu setor de mercado.
Faça cursos e especializações
Não há como fugir dos estudos quando falamos sobre empreender com pouco dinheiro, pois é fundamental que você se especialize na sua área de atuação.
Afinal, é por meio da profissionalização que você vai conseguir entregar produtos e serviços de qualidade para os seus clientes.
Além do mais, a maioria dos pequenos empreendimentos dependem das habilidades do seu dono para sobreviverem, ou seja, dependem das suas habilidades.
Então, sempre fique de olho em treinamentos e cursos de especialização na sua área.
13 ideias de negócio para empreender com pouco dinheiro
As ideias de negócios para empreender com pouco dinheiro vão desde revenda de produtos, alimentação, aulas particulares, mentoria e consultoria, fotografia e beleza, até artesanato, brechós, infoprodutos, marketing digital, personal trainer, produtos e serviços para pets e guia turístico.
Abaixo entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas ideias de negócios para empreender com pouco dinheiro. Acompanhe!
Revenda de produtos
A revenda de produtos não exige que você adquira as peças que são revendidas, tornando essa uma ótima opção para empreender com pouco gasto.
Algumas opções de produtos para revenda são:
- produtos de beleza;
- roupas;
- sapatos;
- lingeries;
- biquínis;
- acessórios;
- joias e semijoias.
Alimentação (food truck, alimentação fit, gluten free, etc)
Á área de alimentação é uma das que mais tem um leque de opções para quem quer empreender gastando pouco.
E nada de pensar que para ter um negócio de alimentação você precisa abrir um restaurante.
Atualmente, você pode até mesmo abrir um negócio de alimentação e começar a produzir alimentos na sua cozinha e vendê-los online, por meio de aplicativos como o iFood.
Há também a chance de você ter um Food Truck no seu bairro ou fazer marmitas para pessoas que não tem tempo de cozinhar.
Aulas particulares
Se você tem algum conhecimento específico que possa ser repassado em aulas, então considere essa opção de empreendimento com pouco dinheiro.
Aqui você precisará investir apenas em alguns materiais de ensino e tem a chance de até mesmo dar as suas aulas pela internet, cortando mais ainda os gastos.
Mentoria e consultoria
Assim como as aulas particulares, as mentorias e consultorias também podem ser estudadas de acordo com os seus conhecimentos e influência no mercado.
O que é as difere é que as aulas particulares costumam ser dadas para matérias de um ensino mais convencional, enquanto as mentorias e consultorias são mais voltadas para uma área de especialização.
Fotografia
A fotografia é uma saída para quem quer empreender, porém exige que você faça um investimento tanto em aulas para se profissionalizar, quanto para comprar os equipamentos.
Com isto feito, você pode atuar em diversos nichos do mercado e escolher qual o seu preferido, como fotografia de bebês, fotografia de alimentos, fotografia de gestantes, casais, natureza, viagens, casamentos e afins.
Beleza
A área da beleza é uma das mais procuradas tanto por empreendedores, como por clientes.
E hoje não existe mais a necessidade de abrir o salão de beleza para trabalhar nesse ramo.
Você pode começar fazendo atendimento em sua própria casa com serviços de:
- maquiagem;
- manicure;
- pedicure;
- depilação;
- massagem;
- cuidados capilares;
- tratamentos de pele.
A boa notícia é que existem muitos cursos profissionalizantes de beleza que são gratuitos ou cobram barato para ensinar você a fazer esses procedimentos da maneira correta.
Artesanato
A costura e o artesanato também são muito populares para quem está em busca de empreender com pouco dinheiro para investir.
Isso porque o investimento inicial para esses setores são baixos justamente por conta dos seus equipamentos e ferramentas usadas, como agulhas, tecidos e máquinas.
Se você quer aprender algumas técnicas de costura e artesanato, na internet você encontra diversos vídeos e tutoriais que ensinam sobre isso.
Mas se você é fã de aprender em uma sala de aula, opções de cursos presenciais também não vão faltar!
Com a especialização feita, você pode começar um negócio de serviços de conserto ou criação de roupas e outros objetos que podem ser feitos através da costura ou do artesanato.
Brechós
Vender roupas usadas é um negócio que além de exigir pouco dinheiro para começar, é uma prática sustentável, pois você dá um novo rumo a roupas que provavelmente seriam jogadas fora e contribuiriam para a poluição do planeta.
E o lado bom é que você pode abrir um brechó totalmente digital e vender as roupas pelas redes sociais, caso não tenha como investir em um espaço físico inicialmente.
E se você se formalizar como MEI, melhor ainda, pois você pode gerar boletos para os seus clientes fazerem os seus pagamentos.
Infoprodutos
O mercado de infoprodutos abre diversas possibilidades para esse setor, como trabalhar como afiliado ou produzir produtos digitais.
Assim você consegue fazer a divulgação dos seus próprios conteúdos ou começar com a revenda de conteúdos de terceiros, sem precisar produzir nada.
Essa é mais uma sugestão em que todo o processo ocorre pela internet e diminui os custos de investimentos físicos iniciais, afinal, basta ter um computador com acesso à internet.
Marketing digital
Para começar a empreender com Marketing Digital, é preciso que você tenha conhecimentos específicos sobre a área.
E para isso, há diversos cursos e especializações disponíveis online, inclusive ensinando como se tornar um empreendedor nesse ramo.
Algumas chances de empreendimentos nesse setor são:
- criação de campanhas estratégicas;
- publicidade;
- produção de conteúdo digital;
- criação de uma identidade virtual;
- otimização de visualizações.
Personal trainer
Essa é uma opção especial para quem tem um diploma de formação em Educação Física.
Se esse é o seu caso e você quer começar a empreender, use o que você já sabe ao seu favor e ajude pessoas a se exercitarem em aulas particulares.
Venda de produtos e serviços para PET
Para quem gosta de animais, essa é uma ideia perfeita para começar um negócio com pouco dinheiro.
Aqui você pode vender produtos especiais para pets e também oferecer serviços, como passeio com cães, ducha ou cuidados com animais quando seus donos viajam.
Guia turístico
Se sua cidade é turística, então porque não usar isso a seu favor?
Ao investir para ser um guia turístico, você pode criar opções de tours caminhando ou pode levar as pessoas em seu próprio carro para conhecer os lugares mais encantadores de onde você mora.
Conclusão
E aí, gostou de conhecer algumas ideias para empreender com pouco investimento inicial?
Caso você opte por algumas das opções que demos aqui, lembre-se de seguir nossas dicas de como começar a empreender com pouco, que são;
- analise o mercado e concorrentes;
- escolha um modelo de negócios;
- estude o público-alvo;
- faça cursos e especializações.