7 passos para fazer gestão fiscal de forma eficiente

A gestão fiscal é uma área que ainda causa muitas dúvidas aos donos de comércio. Isso porque a maioria desconhece as vantagens de manter os documentos e as obrigações fiscais em dia. 

No artigo “A importância do controle fiscal para o comércio”, nós explicamos o que é gestão fiscal e mostramos os benefícios de fazer o controle dessa parte da empresa. E neste nosso novo texto vamos ensinar a você 7 passos para realizar a gestão fiscal de forma eficiente. Confira!

1. Conheça os tipos de notas fiscais

Notas fiscais são documentos muito importantes para a boa administração de um comércio. Por isso, o primeiro passo para fazer gestão fiscal de forma correta é conhecer os diferentes tipos de NF.  Sabendo quais são e para que serve cada nota fiscal, você mantém sua empresa sempre em conformidade com a Lei, emitindo o tipo de nota adequada ao ramo e ao porte do seu negócio. 

Os principais tipos de NFs são os seguintes:

  • Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e): essa NF é emitida para autenticar a venda de mercadorias em e-commerces e lojas físicas
  • Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e): esse tipo de nota fiscal documenta as transações comerciais de venda, e substitui a emissão do cupom fiscal. É utilizada principalmente no setor de varejo
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): esse é o tipo de NF que deve ser emitida por prestadores de serviço.

Cada tipo de nota possui uma regulamentação própria e também legislações estaduais e municipais específicas.

2. Emita NF de todas as vendas realizadas em seu comércio

Muitos comerciantes, especialmente os donos de lojas pequenas, hesitam bastante em emitir nota fiscal. E isso é um erro. 

Notas fiscais são documentos muito importantes para a gestão fiscal de um comércio, pois registram todos os dados de uma venda, ajudam a manter em dia o pagamento de impostos e ainda ajudam a cortar custos operacionais. 

Além disso, a emissão de NF  é uma obrigação legal para a maioria dos comércios e ao cumprir essa exigência você evita que sua empresa tenha problemas fiscais e tributários, o que pode levar a grandes prejuízos.

3. Mantenha os documentos fiscais do negócio organizados

Para manter a sua empresa em dia com o Fisco, sua contabilidade vai precisar todos os meses de diversos documentos, como notas fiscais emitidas, extratos bancários, recibos de pagamento etc. Assim, é essencial que você organize todos eles para que nada se perca. 

A dica é organizá-los em ferramentas online, como o Google Drive ou um ERP, para que você possa acessá-los de qualquer lugar e compartilhá-los facilmente com seu contador.

4. Automatize a emissão dos documentos fiscais

Como acabamos de dizer no tópico acima, manter os documentos fiscais organizados é muito importante para a gestão fiscal de um comércio. E para cumprir essa missão é fundamental automatizar as emissões. 

Independentemente do tamanho do seu negócio, será um ótimo investimento para sua empresa ter uma solução que faça a emissão de documentos fiscais como cupons e notas de forma eletrônica. 

5. Busque benefícios fiscais

É importante estar sempre atualizado sobre as alterações na legislação tributária. Essas leis são dinâmicas e são comuns as mudanças nas alíquotas, seja para acréscimo ou redução, bem como a criação de benefícios como a isenção de tributos sobre segmentos e/ou empresas que exercem algum tipo de atividade específica.

Sendo assim, se você não estiver atualizado, corre o risco de não aproveitar os benefícios dados pelo Estado.

6. Faça apuração de impostos de forma correta

A apuração de impostos tem como objetivo recolher corretamente todos os tributos devidos pelo comércio, evitando, assim, multas e outros problemas trazidos pela sonegação. Uma das atividades mais importantes da gestão fiscal, ela deve ser realizada com muito cuidado e atenção.

7. Use um ERP

ERPs são softwares capazes de integrar todos os processos de um comércio, desde o controle de estoque até a geração de nota fiscal eletrônica. Com um bom ERP, você consegue realizar a gestão fiscal do seu negócio com mais agilidade, eficiência e qualidade, o que, por sua vez, é garantia de:

  • redução de erros
  • transparência dos processos
  • aumento de lucros 
  • melhor controle financeiro.

Uma gestão fiscal, feita seguindo os passos que apresentamos neste artigo, contribui para evitar uma série de situações prejudiciais para o negócio, como gastos excessivos com tributos, pagamento de multas e processos judiciais. 

Se você gostou das nossas dicas e quer seguir nossas instruções para fazer gestão fiscal de forma eficiente, conheça o Hábil Empresarial Profissional, a versão mais completa do ERP Hábil, que oferece ao seu comércio todos os recursos necessários para se tornar um negócio de sucesso.

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 269