Abrir um pequeno negócio não é tarefa fácil e, ao longo da jornada empresarial, vão surgindo desafios com o amadurecimento da empresa — e o controle financeiro é um deles. Embora seja muito comum o perfil do empreendedor que faz tudo sozinho e de maneira amadora e manual, nem sempre esse é o modelo ideal para que haja um bom controle e gerenciamento das finanças. 

Se você está no meio dessa confusão e tem dificuldade de manter tudo nos eixos, esse conteúdo é para você! Saiba como a gestão financeira para pequenas empresas pode ser mais simples do que você pensa e veja como implementá-la.

Qual a importância da gestão financeira para as PMEs

Gerir estrategicamente as finanças não é um atributo apenas das grandes corporações, muito pelo contrário. A gestão financeira para pequenas empresas permite potencializar os lucros e tornar o negócio autossustentável, dando uma visão real das finanças. Além disso, ela evita algumas dores de cabeça, como o comprometimento da qualidade que, a longo prazo, impacta a saúde da empresa.

Quais os principais erros cometido na gestão financeira de pequenos negócios

Conhecer os principais deslizes cometidos na gestão das finanças é imprescindível para o funcionamento saudável do negócio. Veja alguns deles:

Não definir um pró-labore

A definição do pró-labore (salário que o empreendedor define para si) é muito importante para evitar que seja retirado do caixa da empresa quantias a serem destinadas às contas pessoais. O que é um dos principais causadores de desequilíbrio financeiro nas pequenas e médias empresas.

Não separar as finanças da empresa das finanças pessoais

Erro bastante comum, essa mistura compromete a saúde financeira do negócio, fazendo com que se perca o controle das contas, impossibilitando realizar projeções de crescimento.

Não controlar o fluxo de caixa

Um dos principais erros na gestão financeira para pequenas empresas é não fazer o registro correto das entradas e saídas do orçamento.

Não ter uma reserva financeira

Imprevistos sempre podem acontecer e não ter uma reserva financeira fará com que eventuais oscilações tragam impactos profundos para o desenvolvimento do negócio.

Fazer o controle de forma manual

Embora um caderno de anotações seja útil para o controle das finanças pessoais, para as pequenas empresas o controle manual das finanças pode trazer algumas desvantagens, como maior risco de erros e descentralização das informações.

5 dicas de gestão financeira para pequenas empresas 

Agora que você já conhece os caminhos que não deve seguir, quais são as melhores práticas para a gestão financeira de pequenas empresas? Confira cinco dicas para tornar a gestão financeira do seu negócio mais eficiente:

Controle o fluxo de caixa

Essencial quando o assunto é gestão financeira para pequenas empresas, o controle do fluxo de caixa vai permitir que você saiba tudo que entra e sai da empresa, facilitando pagamentos e investimentos.

Gerencie os custos fixos e variáveis

Com o controle do fluxo de caixa estabelecido chegou a hora de gerenciar os custos fixos (mensais, como folha de pagamento) e variáveis (conforme demanda, como compra de insumos) para manter a empresa em pleno funcionamento.

Faça conciliação bancária

A conciliação bancária nada mais é que a comparação entre gestão financeira e saldo bancário, processo que viabiliza a apuração das finanças, ou seja, se há ou não consistência nos números.

Faça planejamento financeiro

O planejamento das finanças do negócio permite prever eventos, se preparar para eles e, ainda, alcançar objetivos e metas de negócio a partir de uma visão mais estratégica.

Use um software de gestão

Não é porque a sua empresa é pequena que ele deve fazer tudo de forma simplória e manual. Utilizar um software de gestão, por exemplo, vai possibilitar maior controle e automação de tarefas, evitando erros e retrabalhados.

E de software de gestão a Hábil entende! Com o Hábil 10 você centraliza as informações financeiras da sua empresa de forma organizada, simples e segura, e o melhor: tudo com um sistema que garante controle em tempo real das suas finanças. Diga adeus às planilhas de Excel e aos registros manuais e conheça a gestão financeira para pequenas empresas que se destacam! Experimente sem custo agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *