Como fazer conciliação bancária no seu comércio

Uma empresa que não faz conciliação bancária tem grandes problemas para manter seu controle financeiro. Afinal, saber quanto dinheiro há disponível em caixa no dia, durante o mês e até no ano é o básico para a gestão das finanças de qualquer comércio. 

Ferramenta fundamental para manter a saúde financeira do negócio, a conciliação bancária ainda é negligenciada por muitos donos e gestores. Para ajudar a mudar esse cenário aí, no seu comércio, nós escrevemos este conteúdo. Confira!

O que é conciliação bancária

Conciliação bancária é a comparação do controle financeiro interno de uma empresa com tudo o que entra e sai da conta corporativa no banco e que é lançado no extrato durante um determinado período.

Primordial para a saúde financeira de um comércio, a conciliação bancária permite saber, por exemplo, qual o real saldo bancário da empresa, o que auxilia em diversas tomadas de decisão. Além disso, quando feita de forma correta, ela ajuda a identificar quaisquer transações incomuns que possam ser causadas por fraudes ou erros contábeis, e a detectar ineficiências no controle das finanças.

Qual a importância de fazer conciliação bancária

A revisão regular das contas da empresa ajuda a identificar problemas antes que fiquem fora de controle. Assim, a conciliação bancária possibilita a gestão do comércio a reconhecer fraudes no tempo certo, evitando problemas mais graves e grandes prejuízos.

É importante considerar, no entanto, que manter as conciliações bancárias sempre em dia exige do dono do negócio muita atenção e disciplina, para não perder nenhum registro de suas movimentações. E é exatamente por isso que esse processo é tão essencial, já que permite melhores análises de previsão do fluxo de caixa e planejamentos orçamentários.

Alguns passos para fazer conciliação bancária de forma eficiente

Para que o processo de conciliação bancária ocorra de forma correta é necessário seguir alguns passos. Dentre eles:

Lançar as movimentações diariamente

Esse registro diário é fundamental para realizar a conciliação bancária de forma eficiente. É importante controlar todas as movimentações de entrada e saída de caixa, e observar todas as transações bancárias da conta da empresa. Dentre os registros devem estar: parcelas de empréstimos, tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, valores gerados através das vendas, salários dos colaboradores, impostos, entre outros.

Documentar e salvar tudo

Para o processo de conciliação bancária é muito importante ter todos os registros de controle de movimentações documentados e salvos de forma segura e prática, para que você possa acessá-los sempre que necessário. 

Uma forma de facilitar essa documentação é utilizando um bom sistema de gestão que ajude a automatizar e digitalizar esses controles.

Verificar o saldo no extrato bancário

Outro passo indispensável na conciliação bancária é conferir o saldo bancário no início e no final do controle, para verificar se os valores batem com os apontados no extrato bancário.

É interessante lembrar que o depósito mais recente recebido pela empresa pode ainda não ter sido registrado pelo banco, por isso, fique atento.

Não confie sempre 100% nos bancos

Embora não seja comum, é possível que o banco cometa erros. Eles podem debitar um valor incorreto da conta, ou depositar um pagamento incorreto ou indevido, além de emitir extratos errados. 

E caso sua empresa tenha várias contas diferentes no mesmo banco, é possível que eles confundam essas contas ao fazer alguma transação. Por este motivo, se identificar um erro para o qual não se encontra explicação, ou sobre o qual tenha dúvidas, consulte o seu banco.

Como o Hábil Empresarial ajuda a fazer a conciliação bancária do seu negócio

Fazer conciliação bancária é muito mais simples e eficiente quando você conta com os recursos de um sistema de automação comercial. Um sistema como o Hábil Empresarial automatiza e integra processos de controle que evitam erros de registro e ajudam na conferência das entradas e saídas de valores. 

Agora que você entendeu a importância da conciliação bancária para a boa gestão do seu negócio, que tal conhecer uma forma de realizá-la de forma descomplicada? Acesse o site da Hábil, conheça todas as nossas soluções e descubra como nosso software pode transformar a rotina do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *