Financeira Gestão

Como montar um Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é essencial para qualquer gestor de empresa. Com esta ferramenta é possível controlar todas as receitas e despesas de uma atividade comercial.

As finanças de uma empresa são extremamente importantes para o seu funcionamento. A gestão destes dados deve ser muito precisa para maximizar a lucratividade do empreendimento.

Desta maneira é fundamental saber tudo o que entra e sai na empresa. Estas informações podem ser utilizadas na gestão contábil mantendo a atividade no seu padrão ou ainda a direcionando rumo ao seu crescimento.

Para isso é necessário ter uma excelente gestão do fluxo de caixa da empresa. Neste artigo explicaremos como aplicar esta ferramenta fundamental aí na sua empresa seja você o próprio empresário ou gestor da atividade comercial.

O que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa de maneira simples é a ferramenta que controla todas as informações contábeis relacionadas às receitas e despesas diárias da empresa. Assim é possível controlar todos os recursos gastos e recebidos todos os dias.

Quanto melhor for a aplicação do fluxo de caixa melhores serão os resultados para sua empresa. Com o total controle das finanças é possível saber onde investir mais recursos ou se gastos desnecessários devem ser cortados.

Nas mãos dos administradores estas informações são de suma importância para o negócio. Com estas informações a equipe de administração pode cortar gastos e maximizar os lucros em cada parte da sua empresa. Todos estes benefícios podem ser sentidos em curto prazo quando a ferramenta é bem aplicada.

Como deve ser feito o fluxo de caixa

Existem diversas maneiras de se aplicar o fluxo de caixa em uma determinada empresa. Para saber o melhor método é preciso realizar uma pequena investigação de cada ferramenta comparando suas vantagens com as desvantagens de sua aplicação.

Existem softwares que podem ser bastante úteis nesta prática. Entretanto requerem conhecimentos específicos de operação e também manutenção. Se a empresa é de porte considerável esta é uma das ferramentas mais aconselháveis. Mas se a empresa é pequena talvez a planilha ainda seja uma opção muito favorável.

Um fator completamente essencial e que deve estar presente com o uso de qualquer ferramenta ou mesmo sistema é a retenção das informações. Isso é basicamente manter um registro completo de tudo que entra e sai da sua empresa seja lá qual for à operação contábil.

Com estas informações é possível ter dados precisos a respeito de todas as movimentações financeiras da empresa tanto do seu ativo como também do passivo.

Principais aspectos a serem observados

São muitas informações que contribuem para o perfeito funcionamento do fluxo de caixa de uma empresa e quanto maior a organização mais satisfatórios serão os resultados.

Dividir as despesas em categorias é importante para se ter informações detalhadas deste segmento, o mesmo se aplica as receitas. Essa organização facilita outras tomadas de decisões importantes para o sucesso da empresa.

Acompanhar as movimentações financeiras deve ser um hábito diário e constante. Isso torna ainda mais assertivo toda a coleta de informações e dados da sua empresa.

Aplique o fluxo de caixa na sua empresa e tenha mais controle de suas finanças. Foi útil para você? Deixe seu comentário.

Saiba mais:

Gestão Financeira Eficiente

Você pode gostar
Como-empreender-gastando-pouco
Como empreender gastando pouco
Como e onde abrir o seu negócio!

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website