Veja como automatizar tarefas no seu comércio

Se você está procurando uma maneira de otimizar a operação no seu comércio e facilitar o seu dia a dia, aprender como automatizar tarefas é uma ótima escolha. Essa prática leva ao aumento de produtividade e contribui para a redução de gastos, por eliminar erros e diminuir a demanda por mão de obra.

Quer saber mais sobre esse tema e aprender a como fazer a automatização de atividade aí, no seu negócio? Então, continue a leitura!

O que é automatizar tarefas e processos?

Automatizar tarefas e processos consiste em utilizar softwares e programas para realizar ações sem a necessidade de intervenção humana. 

Para isso, existem modelos próprios de plataformas especialmente projetados para a realização de certas atividades. Eles são perfeitamente programados para executar comandos. As ações automatizadas apresentam muito menos erros, já que os softwares não sofrem com cansaço ou desatenção. Consequentemente, são uma excelente alternativa para melhorar as finanças. Por isso, essa é uma prática que tem se tornado cada vez mais procurada pelas empresas.

Quais tarefas podem ser automatizadas na gestão do comércio?

Tarefas repetitivas e que podem ser programadas para serem realizadas sem a necessidade de um insight humano são as atividades mais frequentemente automatizadas. 

Estão entre essas tarefas o preenchimento de planilhas integradas com o sistema de vendas, nesse caso, a cada vez que uma venda é realizada, automaticamente há a alimentação da planilha. E a baixa em itens de estoque, nesse exemplo, a cada saída computada pelo sistema de vendas, uma baixa é realizada na quantidade de itens disponíveis.

Outro exemplo de automatização de tarefas é o uso de ferramentas de disparo de e-mail marketing, que dispensa a designação de um funcionário para enviar essas mensagens aos clientes.

É possível ainda automatizar tarefas como:

Quais passos seguir na automação de tarefas?

Sabendo como essas ações podem contribuir para aumentar a produtividade e os lucros do seu comércio, aprender como automatizar tarefas deve estar entre as suas prioridades como gestor.

Então, veja um passo a passo de como inserir essa prática em sua empresa!

Mapeie as tarefas e os processos de seu comércio

A primeira etapa para automatizar tarefas em sua empresa é identificar quais pontos podem ser, efetivamente, realizados por um software ou programa. Verifique quais áreas podem ser beneficiadas por um processo mais eficiente e já se prepare para a busca da ferramenta que mais se adequa à questão.

Defina qual ferramenta será utilizada na automação das tarefas

Complementando o tópico anterior, após verificar os setores que podem ter ganho de produtividade com a automatização de processos, vale a pena encontrar uma ferramenta que atenda a essa necessidade.

Para tanto, converse com especialistas e veja quais as sugestões para uma melhora geral nas atividades de sua empresa. Como especialistas, nossa dica é que você experimente, gratuitamente, a nossa ferramenta de gestão Hábil 10.

Treine seus funcionários

Por fim, se você realmente quer ter sucesso na automatização de atividades em sua empresa, é essencial que realize um treinamento dos funcionários para utilizar a ferramenta. Afinal, por mais que o intuito seja diminuir a intervenção humana, alguém ainda irá operar o programa e esse indivíduo precisa saber exatamente o que e como fazer. 

Quais os benefícios de automatizar processos no negócio?

Além de acelerar a demanda dos processos cotidianos, automatizar as tarefas reduz consideravelmente o índice de erros nas atividades. Afinal, após programado, o software irá executar as ações exatamente da maneira como deve ser. Então, as chances de ter que refazer alguma atividade e gastar com isso é bem baixa.

Outro detalhe que pode ser considerado um benefício é a redução dos custos com a mão de obra, já que as plataformas realizam a ação programada, você não terá que designar um funcionário especificamente para aquela tarefa. Isso se torna um custo a menos no final do mês.

Agora que você sabe como automatizar tarefas no seu comércio e conheceu os benefícios dessa prática, conheça nosso sistema de gestão e veja como ele ajuda a otimizar a operação da sua empresa.

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 273