Empresas que agregam conceitos de responsabilidade social, hoje, conseguem se destacar em aspectos que vão além do apoio à comunidade.
As ações de melhoria, tanto social, quanto ambiental, surgem como diferenciais competitivos para as organizações, colocando-as como opções primárias para alguns consumidores.
Afinal, a cada dia mais as pessoas estão buscando se associar com empresas que possuam valores relacionados ao apoio à sociedade e à sustentabilidade.
Mas, apesar de gerar uma enorme vantagem para a inserção no mercado, nem todos os empresários conhecem ou aplicam os conceitos de responsabilidade social em sua empresa.
Então, está na hora de saber mais sobre esse assunto e nós iremos te explicar!
O perfil da empresa sustentável e a certificação SA8000
As empresas que pregam a responsabilidade social, possuem um perfil de total conexão com a comunidade onde está inserida e busca se desenvolver de maneira integral.
Isso significa alcançar benefícios conjuntos, melhorando a sua atuação e, também, a sociedade onde ela está alocada.
Esse interesse não se restringe ao desenvolvimento comunitário. As empresas também precisam estar de acordo com as propostas sustentáveis.
Afinal, o cuidado com a natureza e o meio ambiente também faz parte das ações em prol do mundo onde está inserido.
O perfil que essas organizações comumente apresentam é:
- Ter saúde financeira;
- Apresentar salários justos;
- Reduzir desperdícios;
- Ter uma política de reciclagem implementada;
- Valorizar recursos humanos e materiais.
E, além dessas preocupações, uma empresa que possui valores de responsabilidade social também se preocupa com o ambiente de trabalho que existe em suas dependências.
Por isso, é comum que elas se utilizem da norma SA8000 como certificação, que comprova que o empreendimento está de acordo e segue as leis trabalhistas.
Essa norma é a mais reconhecida do mundo, no que diz respeito à proteção trabalhista e possui fundamental importância no cotidiano empresarial.
O cuidado com o grupo se inicia no cuidado com os próprios colaboradores.
Tripé da Responsabilidade Social
Um dos conceitos relacionados à responsabilidade social das empresas e que determina as bases para o desenvolvimento comunitário integral, é o chamado Tripé da Responsabilidade Social.
Desenvolvido pelo sociólogo John Elkington, o conceito propõe que as empresas busquem o crescimento não apenas focando no lucro, mas também se preocupando com o meio ambiente.
Por isso, ele indica que os negócios promovam ações sustentáveis, por meio da inserção de uma cultura organizacional que tenha essa orientação.
O Tripé da Responsabilidade Social se baseia nos seguintes princípios:
- Pessoas;
- Planeta;
- Lucro.
Cada um dos elementos que compõem o tripé possuem uma importância única.
As “pessoas” são os colaboradores da empresa, que devem ser educados em uma cultura organizacional que valorize o cuidado ambiental, tanto quanto se preocupa com a lucratividade.
E, para que essa ação se mostre válida e não apenas um disfarce para o público, é fundamental que o tratamento humanizado se inicie justamente por essa equipe.
O elemento “planeta” traz destaque às ações da empresa e como elas impactam o meio ambiente.
Mas, indo além, ela traz luz a alternativas para tornar os processos da empresa mais sustentáveis.
Principais indicadores de Responsabilidade Social
Há maneiras de notar como a empresa aplica os conceitos de responsabilidade social por meio de alguns indicadores.
Avaliá-los constantemente ajuda os gestores a perceberem como a organização tem se desenvolvido com base nos preceitos que o tema propõe.
Os principais indicadores da responsabilidade social, são:
- Se os fornecedores de insumos fazem uso de mão de obra vulnerável, infantil ou de trabalho análogo à escravidão;
- Se eles cumprem todas as responsabilidades fiscais, tributárias, contábeis e trabalhistas;
- Se eles se preocupam com o bem-estar dos colaboradores;
- Se possui atitudes sustentáveis;
- Se utiliza plástico;
- Se promove diversidade étnica e de gênero;
- Se promove atividades culturais em consonância com a comunidade.
Benefícios de ser uma empresa sustentável
Uma empresa com responsabilidade social conquista diversos benefícios, que vão desde o maior engajamento com o grupo no qual está inserido, até o aumento de sua produtividade.
Isso porque, os processos passam a ser mais inteligentes, reduzindo o desperdício e, dessa maneira, conquistando mais lucro.
Além disso, 87% dos brasileiros declararam preferir se relacionar com empresas que cuidam do meio ambiente e se preocupam com o impacto que geram, de acordo com o portal G1.
Mas, podemos citar mais algumas vantagens de inserir esse conceito em seu dia a dia empresarial. Veja só:
- Redução de custos;
- Economia com insumos;
- Aumento do mix de produtos, incluindo os itens com viés sustentável;
- Melhora no fluxo de caixa;
- Melhora no clima organizacional;
- Estímulo à inovação;
- Redução de multas ambientais;
- Melhora na qualidade do serviço.
Investir na inserção do conceito de responsabilidade social traz ganhos inestimáveis para a empresa, trabalhando de maneira mais engajada, inteligente e sustentável.
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