Em um mundo cada vez mais conectado, as novidades não param de surgir. Uma das mais recentes é o pagamento pelo WhatsApp, o chamado WhatsApp Pay. Uma maneira rápida, simples e segura de enviar valores para os seus contatos de WhatsApp.

Como tudo que é novo, isso também tem despertado dúvidas e desconfiança. Mas hoje, neste conteúdo, vamos explicar tudo que você quer e precisa saber sobre o pagamento via WhatsApp. Confira!

O que é o WhatsApp Pay?

Desde o dia 04 de maio deste ano, além de enviar mensagens, fotos e arquivos, você também pode enviar pagamento pelo WhatsApp. Trata-se de um serviço simples, seguro, sem taxas e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O WhatsApp Pay, ou WhatsApp Payments, é um recurso disponibilizado dentro do WhatsApp que possibilita a transações bancárias sem o pagamento de tarifas. Essas transações podem ser realizadas por meio de cartões de débito ou até mesmo cartões pré-pagos.

Como fazer o pagamento pelo WhatsApp?

Para realizar as transações financeiras é preciso cadastrar um cartão de débito ou pré-pago de uma empresa que seja parceira do Facebook Pay.  Entre as empresas parceiras desse serviço estão:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop (conta digital da Sicredi): Visa

Para fazer pagamento pelo WhatsApp você precisa configurar o Facebook Pay no aplicativo do WhatsApp e verificar seu cartão com a função débito. Feito isso, você deve seguir os passos abaixo: 

big-data-TI
big-data-TI

>>> Abra a conversa com a pessoa para quem você deseja enviar o dinheiro e, em seguida, toque em “Anexar” (no ícone “+” ou no clipe de papel, dependendo de seu sistema operacional) e, depois, em “Pagamento”

>>> Digite o valor que você deseja enviar e, se quiser, coloque também uma mensagem indicando o objetivo do pagamento

>>> Se o seu Facebook Pay já estiver configurado e verificado, toque em “Pagar”. Se ele não estiver configurado, é necessário adicionar e verificar uma forma de pagamento

>>> Use sua impressão digital ou Face ID (no caso de dispositivos iOS) para confirmar seu PIN ou toque em “Usar o PIN do Facebook Pay” e insira seu PIN do Facebook Pay

>>> Pronto! O pagamento pelo WhatsApp foi realizado.

Ao final, se você desejar conferir os detalhes da operação, basta tocar na mensagem ou acessar o app do seu banco. 

Como habilitar o WhatsApp Pay?

Como dissemos antes, para habilitar o pagamento pelo WhatsApp você deverá configurar o Facebook Pay e cadastrar o seu cartão. Para isso siga este passo a passo:

>>> No seu aplicativo do WhatsApp, vá em “Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar”

>>> Toque em “Continuar” para aceitar os Termos e as políticas de privacidade atrelados ao uso do serviço de pagamentos no WhatsApp

>>> Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay

>>> Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em “Avançar”

>>> Insira seu nome, sobrenome e CPF e toque em “Avançar”

>>> Adicione os dados do seu cartão e toque em “Salvar”.

É seguro fazer pagamentos pelo WhatsApp?

Pode ficar tranquilo, quando você faz o cadastro para a utilização do WhatsApp Pay, os seus dados ficam protegidos (como suas mensagens) por criptografia em várias camadas.

Assim, só é possível aprovar uma transação financeira utilizando o PIN ou a identificação biométrica feita pelo smartphone. Além disso, o Banco Central também exige alguns requisitos para aumentar a segurança das transações. 

Mesmo assim, você também precisa tomar alguns cuidados, entre eles criar uma senha forte e não deixar terceiros terem acesso ao seu WhatsApp e aos dados do seu cartão. É recomendado também: 

  • ativar a verificação em duas etapas e não compartilhar o código de verificação com ninguém
  • bloquear os remetentes de mensagens suspeitas
  • nunca clicar em links enviados por desconhecidos
  • evitar realizar transações em locais públicos
  • manter o celular bloqueado quando não estiver utilizando.

Por fim, é bom lembrar que existem limites para a utilização do WhatsApp Pay: é possível enviar até mil reais por transação e receber até 20 pagamentos por dia, com o limite de 5 mil reais por mês.

O pagamento pelo WhatsApp já está disponível para empresas?

A boa notícia é que sim! Desde maio de 2021 o recurso de pagamento pelo WhatsApp  está disponível no Brasil para contas pessoais e também contas do WhatsApp Business.

Prontinho, agora você já sabe o que é e como utilizar o WhatsApp Pay e pode começar a fazer e receber pagamento pelo WhatsApp. E para ficar por dentro de outros assuntos que ajudam no dia a dia do seu negócio, acompanhe o blog da Hábil. Temos sempre muitas novidades por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *