Ter o melhor software de Gestão Empresarial é somar automatização de processos + otimização de tempo + aumento da produtividade + diminuição de erros + relatórios e indicadores gerados rapidamente.
Não há dúvidas de que nessa conta, quem sai ganhando é você e o seu negócio, que se torna mais fácil de controlar e agiliza o seu dia a dia.
Mas afinal, como identificar o melhor software de gestão empresarial?
Vem com a gente que te contamos ao longo deste artigo!
O que é um software de Gestão Empresarial?
O software de Gestão Empresarial é um sistema automatizado que integra de forma inteligente os processos administrativos, gerenciais e operacionais de uma empresa.
Assim, quando ele torna todos esses processos automatizados e os centraliza em um só lugar, os negócios economizam tempo e recursos, principalmente humanos e financeiros.
Isso porque o melhor software de gestão empresarial se responsabiliza por gerenciar esses processos e apresentar dados e informações pertinentes sobre eles, ajudando no gerenciamento geral de uma organização.
E para isso, esses softwares são estruturados para processarem um alto volume de dados, afinal, eles podem ser usados por empresas de pequeno, médio e grande porte, integrando e centralizando as informações delas em uma base única.
Todas essas informações da base única podem ser compartilhadas e acompanhadas por todos os membros de uma empresa, basta que sejam dadas as autorizações de acesso, tornando as organizações ainda mais transparentes e com setores conectados.
Para que serve um software de Gestão Empresarial?
Um software de Gestão Empresarial serve para controlar, de forma automatizada, todas as atividades de uma empresa.
Além do mais, ele integra todos os setores em uma só ferramenta, facilitando a rotina diária de todos os colaboradores e o fluxo de informações.
Software de Gestão Empresarial: principais vantagens
As vantagens de um software de gestão empresarial vão desde otimizar custos, automatizar tarefas, escalabilizar um negócio, gerar relatórios e até manter a segurança da informação, melhorar o atendimento e a organização de uma empresa.
Abaixo, esclarecemos cada uma dessas vantagens do melhor software de gestão empresarial. Confira!
– Otimização de custos com TI
Os custos com TI são otimizados ao aderir o melhor software de gestão empresarial porque ele apresenta funcionalidades como:
- automatizar atividades e processos manuais;
- coleta, entrada e tratamento de dados;
- criação de relatórios e indicadores dos processos.
Assim, ao automatizar atividades e processos manuais, as horas-extras de colaboradores também diminuem.
E ao gerar relatórios e indicadores dos processos, é possível identificar gargalos nas operações e ineficiências, permitindo que ações sejam tomadas para reformular atividades.
No fim, tudo isso diminui custos do seu negócio a médio e longo prazo, por isso é fundamental que você veja os recursos do software como um investimento que irá gerar retorno para a sua empresa.
– Automatização de tarefas manuais
Como já demos um spoiler acima, muitas tarefas manuais são automatizadas com o melhor software de gestão empresarial.
Quer exemplos? Nós te damos!
Veja só, relatórios de vendas e comissões, antes feitos por colaboradores, podem ser feitos pelo software.
Emissão de orçamentos? Também. Emissão de notas fiscais? Também.
Isso tudo diminui custos, tempo e, principalmente, as chances de falhas humanas.
– Escalabilidade de negócio
Nós não temos dúvidas de que o crescimento da sua empresa é um dos seus focos, certo?
E um bom software de gestão empresarial é um aliado desse crescimento, pois ele gera informações com base em dados, tornando mais assertiva a sua tomada de decisões.
Assim, você direciona o seu negócio de forma estratégica e não com base em achismos.
– Relatórios e planejamentos
Esse é um ponto que também já demos spoiler acima, mas reforçamos aqui.
Os relatórios e planejamentos do melhor software de gestão empresarial podem ser relatórios de vendas e de fluxo de caixa, por exemplo, dando informações fundamentais sobre o andamento dos seus negócios.
E esses dados são sempre gerados de forma rápida e intuitiva, facilitando a compreensão por parte dos gestores, para eles terem insights estratégicos assim que olharem os resultados apresentados e consigam fazer movimentos internos favoráveis a todos.
– Segurança da informação
Como você viu até agora, o melhor software de gestão empresarial tem recursos que evitam falhas humanas, comuns quando nós nos responsabilizamos por alguns processos.
Mas além desse recurso para manter informações seguras, ele também age bloqueando o acesso indevido a informações do negócio, diminuindo o vazamento ou sequestro de dados da sua empresa e qualquer tipo de sabotagem por parte de cibercriminosos.
Isso porque um ERP de qualidade trabalha com ferramentas que previnem fraudes virtuais e com uma rotina de backup para preservar as informações dos seus processos, diminuindo qualquer risco do seu negócio.
– Melhorias no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente também é impactado de forma positiva quando você adota o melhor software de gestão empresarial.
Afinal, ele integra o seu controle de estoque, dá baixa nas vendas e emite notas fiscais de forma automática, melhorando o fluxo desses processos e agilizando o seu relacionamento com consumidores.
– Mais organização interna
Se essa automatização toda melhora o seu relacionamento com o cliente, não há dúvida de que internamente tudo irá fluir melhor ainda, concorda?
Isso porque os softwares de gestão empresarial focam na organização de cada processo e de cada etapa, tornando elas mais práticas, eficazes e transparentes, ou seja, botando ordem na casa.
Qual o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas?
O melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas é aquele que atende todas as necessidades do negócio, para otimizar áreas e funções que não são o core business do empreendimento.
Ele também precisa ser prático para pequenas empresas, para que não existam mistérios na hora de operá-lo, o que envolve uma interface amigável, responsiva e intuitiva.
Quando o software é prático, é preciso de um treinamento muito rápido ou nenhum treinamento para que o seu uso possa ser feito.
Outro ponto fundamental de um bom software de gestão empresarial para pequenos negócios é se adaptar às particularidades do negócio.
Por exemplo, se o seu time cresce ou diminui, o software precisa acompanhar esse movimento e personalizar acessos. Se os funis de venda alterarem, ele deve seguir esse ritmo e por aí vai.
Além do mais, tudo deve ser integrado com outras ferramentas que a empresa já usa, como planilhas do Excel, agenda, e-mail e afins.
E como já reforçamos neste artigo algumas vezes, as ferramentas de gerenciamento precisam ser seguras para armazenar os dados dos negócios, independentemente do seu porte, sendo assim, precisa ter um bom backup, senhas criptografadas e funções de acesso.
E por último, mas não menos importante, o melhor software de gestão empresarial deve ter um serviço de suporte disponível para fazer manutenções, tirar dúvidas, mexer nas configurações e, se for necessário, expandir os serviços oferecidos, com opções de planos para cada momento da empresa.
E você sabe qual software de gestão empresarial se encaixa em todos esses requisitos? O da Hábil, disponível no mercado desde 1999, ajudando micro e pequenos empresários a terem mais controle sobre os seus negócios e facilitando o cotidiano de comércios e serviços.
O que não pode faltar em um software de Gestão Empresarial?
Algumas funções tornam o melhor software de gestão empresarial, sendo elas: software na nuvem, controle financeiro e acompanhamento de atividades de clientes.
Na sequência, entramos em detalhes sobre cada um desses pontos. Confira.
– Software na nuvem
Os serviços em nuvem permitem que o acesso ao melhor software de gestão empresarial seja feito até mesmo remotamente e por celulares, se for necessário.
Isso não só facilita a vida de pequenos empreendedores, como diminui gastos com a sua infraestrutura tecnológica, pois tudo é mantido em um espaço online.
No mais, com esse serviço, também fica mais fácil manter dados e informações seguras.
– Controle financeiro
O controle financeiro do melhor software de gestão empresarial é uma função que permite que sejam observados:
- faturamento das vendas feitas;
- fluxo de caixa;
- movimentações bancárias;
- valores de estoque;
- análise de contas;
- emissão de boletos;
- emissão de notas fiscais;
- emissão de ordem de serviço.
– Acompanhamento de atividades de clientes
O CRM é uma prática dos softwares de gestão empresarial que foca especialmente nos clientes e na interação deles com a sua empresa.
Assim, ele auxilia na correspondência dos interesses e expectativas do cliente por meio do rastreamento e monitoramento das atividades dele, seja reagindo positivamente às suas promoções ou e-mails até a fase de conversão final.
Conclusão: melhor software de gestão empresarial
Como você viu ao longo deste artigo, o software de Gestão Empresarial é um sistema automatizado que integra de forma inteligente os processos administrativos, gerenciais e operacionais de um negócio.
Ou seja, ele centraliza em um só lugar todos esses processos e permite que você economize tempo e recursos, se responsabilizando por gerenciá-los e, de quebra, apresenta dados e informações sobre eles, que servem como base para suas tomadas de decisões.
Atualmente o software de gestão empresarial da Hábil é a melhor opção para pequenas em médias empresas, pois otimiza diversas funções financeiras, fiscais, de vendas e estoques e permite que o foco seja mantido sempre no core business do negócio.
Além do mais, ele é prático e sem mistérios na hora de operá-lo, se adapta às particularidades do seu negócio, permite que você o integre com outras ferramentas que você já usa, como agenda, e-mail e planilhas do Excel e garante segurança dos dados que sua empresa tem em mãos.