O SAP ERP se trata da união de dois sistemas que permitem que você consiga ter uma visão geral de todos os setores da sua empresa em um só lugar.
Deste modo, o SAP ERP proporciona diversos benefícios às organizações, desde a eliminação de informações desintegradas, até a automação de processos e da comunicação.
Quer saber como isso acontece na prática? Então, basta seguir a leitura conosco, pois neste artigo abordaremos tudo sobre os sistemas SAP ERP.
O que é o sistema SAP ERP?
O SAP ERP é um sistema computacional que ajuda as empresas a gerenciarem os seus setores de recursos humanos, produção e logística.
Ressaltando que o sistema SAP e o sistema ERP se tratam de sistemas diferentes que se relacionam entre si para possibilitar que organizações gerenciem diversas ações diferentes, principalmente com foco nos setores que citamos acima.
Justamente por isso que quando falamos do SAP ERP precisamos focar um pouco no ERP primeiro, pois a sua função é integrar todas as áreas de um negócio, desde a logística, vendas, fiscal, contabilidade e afins.
Então, o sistema SAP, que nada mais é do que a abreviação de ‘Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung’, que em tradução significa ‘Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados’, se trata de um tipo de ERP.
– Quando surgiram os sistemas ERP?
O sistema ERP surgiu em 1913, quando o engenheiro Ford Whitman Harris desenvolveu o modelo de quantidade de ordem econômica (EOQ, economic order quantity), ou seja, um sistema de produção que tinha como base o papel para programação da produção.
Por muitas décadas o EOQ foi considerado o padrão de produção, algo que só mudou em 1964, quando a fabricante de ferramentas Black and Decker adotou uma solução de planejamento das necessidades materiais (MRP) com os conceitos do EOQ, com uma máquina mainframe.
Mas em 1983 o MRP II surgiu, com módulos centrais de manufatura que eram interligados e incluíam lista de materiais, compras, gerenciamento de contratos e programação.
Essa foi a primeira vez que tarefas diferentes de manufatura foram empregadas em um sistema, dando uma visão convincente de que as empresas poderiam aproveitar um software para compartilhar e integrar os seus dados melhorando a eficiência operacional.
Com a evolução da tecnologia da computação ao longo das décadas de 1970 e 1980, outros conceitos similares a MRP II foram desenvolvidos para tratar de atividades de negócios além da manufatura, considerando o gerenciamento de relacionamento com clientes e dados de recursos humanos.
E foi em 1990 que os analistas de tecnologia deram o nome a essa nova categoria de software de gerenciamento de negócios: ERP.
Para que serve um sistema de gestão empresarial?
Um sistema de gestão empresarial, como o SAP e ERP, serve para centralizar o gerenciamento de dados e permitir que empresas tenham uma visão única de todos os setores do negócio em tempo real.
Desta forma as organizações conseguem tornar mais rápidos os fluxos de trabalho e aprimorar a eficiência operacional, além de dar um gás na produtividade e na experiência que os clientes têm ao consumir com o seu negócio.
O resultado final disso tudo, sem dúvidas, é uma empresa que lucra muito mais.
Quais são os módulos SAP ERP?
O sistema SAP ERP é completamente modular para que exista melhor controle dos setores da empresa.
Na sequência, esclarecemos quais são os módulos do SAP e ERP, alem de suas funcionalidades. Confira!
FI (Financial Accounting)
Este módulo rastreia o fluxo de dados do setor financeiro em toda a empresa, integrando as informações de maneira que as tomadas de decisões sejam feitas com base em dados e de forma completamente estratégica.
CO (Controlling)
Esse segundo módulo se responsabiliza por coordenar, otimizar e monitorar todos os processos de uma empresa, analisando também os números reais e os comparando com os dados que foram planejados na estratégia do negócio.
SD (Sales and Distribution)
O SD se responsabiliza pelo suporte das atividades de venda e da distribuição de produtos e serviços de um negócio, indo desde a consulta do pedido até a sua finalização na entrega.
MM (Material Management)
O MM está atrelado ao movimento de materiais de uma empresa, incluindo desde a logística, gerenciamento da cadeia de suprimento, vendas, entregas, depósito, produção e planejamento.
PP (Production Planning and Control)
Esse módulo é capaz de fazer o planejamento e gerenciamento do setor de produção, trabalhando em conjunto com o setor de vendas, operações, planejamento e recursos de distribuição.
QM (Quality Management)
O sexto módulo dos sistemas SAP e ERP coopera com a gestão da qualidade nos processos de uma empresa.
E para isso ele se integra com outros processos, como a produção, aquisição, vendas, inspeção, notificação e controle.
PM (Manutenção)
Por fim, o último módulo dos sistemas SAP e ERP gerencia todas as atividades de manutenção, principalmente as atividades-chaves de manutenção corretiva e preventiva, de inspeção, notificação e reparo, além de outras estratégias para manter o sistema técnico em pleno funcionamento.
Qual a diferença de ERP e SAP?
A diferença entre ERP e SAP está no ponto de que o primeiro sistema se trata de um software que foi projetado para tornar mais fácil as funções do cotidiano de uma empresa que envolvem a logística gerencial.
Deste modo, ele coopera para que o equilíbrio seja mantido em relação às funções chaves de uma empresa, que envolvem os setores de recursos humanos, contabilidade, gerenciamento de pedidos e semelhantes.
Então, o ERP funciona como um sistema centralizado que ajuda todos os fluxos e processos de informação de uma empresa.
Enquanto isso, o SAP se trata de desenvolvedores de softwares que gerenciam os processos de uma empresa e as relações dela com os seus clientes.
Na prática, o SAP oferece soluções de software para que as organizações consigam automatizar os processos de distribuição e os seus índices logísticos.
E para formar um módulo e interagir com diversos aspectos do negócio, esses processos são combinados.
No mais, essa confusão entre SAP ERP é comum porque a SAP se trata da organização que desenvolveu e distribuiu o sistema ERP ao redor do mundo, portanto, é comum que muitas pessoas se refiram ao ERP como SAP e vice-versa.
Mas no nosso país, o ERP é um sistema muito mais conhecido e usado pelas empresas de pequeno, médio e grande porte.
Como implantar um sistema SAP ERP nas empresas
Para implantar um sistema SAP ERP em sua empresa você precisa de planejamento e saber a fundo quais são as necessidades do seu negócio, pois dessa forma você consegue considerar quais são as especificidades do sistema e quais módulos farão sentido para vocês.
Então, o primeiro passo para implantar um sistema SAP ERP é unir uma equipe de profissionais que conheçam bem quais são os processos da empresa e que compreendam um pouco sobre as ferramentas para alinhar as expectativas.
Mas nós já adiantamos que embora existam empresas do mesmo tamanho e do mesmo nicho de mercado, o processo de implementação do sistema SAP ERP costuma ocorrer diferente em cada empreendimento, pois embora existam semelhanças, cada organização tem uma estrutura, cultura interna e processos específicos.
De todo modo, o que todas as empresas devem fazer é avaliar quais os fatores, métricas de performance e objetivos que elas têm com a incorporação da ferramenta.
Na sequência, separamos alguns passos que você deve dar para ter certeza de que os seus colaboradores irão aproveitar o sistema SAP ERP:
- analise as demandas do seu negócio;
- estabeleça prazos de execução com todas as áreas que serão tocadas por esse sistema;
- realize treinamentos com seus usuários para usar a ferramenta;
- estabeleça métricas de performance;
- faça um teste de compatibilidade;
- capacite colaboradores de suporte para ajudarem os usuários depois da solução ser implementada.
Vantagens do sistema integrado de gestão ERP
As vantagens do sistema SAP ERP vão desde a melhora na comunicação, contribuição para a competitividade da empresa, redução de custos e uso simples.
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas vantagens do sistema SAP ERP. Confira!
– Melhora a comunicação
Como todos os dados de setores da empresa são integrados no sistema SAP, as informações ficam disponíveis para todos os colaboradores que têm acesso à elas.
O resultado disso reflete na comunicação porque as informações circulam de maneira mais rápida e eficaz pela empresa.
– Contribui para a competitividade da empresa
Com os processos internos mais organizados e tudo caminhando da maneira correta, os gestores conseguem dedicar mais tempo a estratégias para o negócio e menos tempo em processos operacionais, possibilitando que aumentem a competitividade e o sucesso da organização no mercado.
– Reduz os custos
Como o sistema SAP automatiza os processos, diversos gastos operacionais e manuais são reduzidos ou até mesmo cortados.
– Uso simples
Nenhum colaborador precisa ser um especialista em tecnologia para conseguir usar o SAP, afinal, o sistema tem uma interface fácil e intuitiva, com comandos que permitem que qualquer pessoa da empresa consiga subir informações sem dificuldades.
Empresas em que o sistema SAP ERP pode ser implementado
O SAP pode ser implementado em empresas da indústria, do comércio ou de serviços, independentemente do seu porte, área ou mercado.
Em micro e pequenos negócios, esse sistema é fundamental para eliminar processos manuais e diminuir os riscos de erros humanos em determinadas ações.
Em grandes empresas, o sistema colabora para o controle de processos, que geralmente tem muitas falhas de comunicação e levam a uma administração com erros e perdas.
Gerencie o seu negócio com a ajuda da tecnologia. Conheça já o sistema da Hábil.
Conclusão
E aí, gostou de conhecer mais sobre os sistemas SAP e ERP? Ficou interessado em implementar em sua empresa?
Então conte com a Hábil e experimente esses softwares por até 7 dias gratuitamente!