Empreender é um grande desafio e administrar uma pequena empresa pode ser bem difícil para quem não conhece as melhores práticas para gerenciar um negócio. Por isso, neste texto nós listamos os 10 passos para a gestão de pequenas empresas. Confira.

1. Escreva um plano de negócios

Esse é o primeiro e mais importante passo para o sucesso do seu negócio. Afinal, não adianta ter todos os recursos em mãos e não saber para onde ir. A gestão de pequenas empresas só será bem sucedida se você tiver um plano de negócio que indique como você vai começar a colocar seus projetos em prática.

O plano não precisa ser longo ou detalhado, ele precisa apenas indicar os pontos essenciais:

  • projeção do fluxo de caixa
  • metas
  • estratégias de marketing
  • planejamento tributário.

2. Mantenha o controle financeiro

O lucro é o objetivo final de todo negócio, por isso é fundamental manter o controle financeiro

Você deve ter um bom planejamento orçamentário e procurar antecipar receitas e despesas. Só assim, você terá recursos disponíveis para o pagamento dos funcionários e fornecedores e também para fazer investimentos em serviços, treinamentos e equipamentos.

3. Mostre a vantagem competitiva do seu negócio

Qual o grande diferencial do seu negócio? É preciso ter isso bem claro e mostrá-lo ao seu público-alvo por meio de ações de marketing.

A vantagem competitiva do seu negócio pode ser: 

  • um produto de qualidade superior 
  • um processo de fabricação mais eficiente
  • uma localização mais conveniente
  • melhor atendimento ao cliente
  • uso de uma tecnologia mais moderna. 

4. Precifique corretamente seus produtos/serviços

Se você quer vender um produto ou serviço, precisa saber exatamente qual preço deve cobrar por ele para que não tenha qualquer prejuízo. 

E para fazer a precificação correta é importante conhecer os fatores que podem influenciar  no processo. Ou seja, saber exatamente o valor das despesas fixas do seu negócio (aluguel, matérias-primas, salários etc.) e, claro, qual é a margem de lucro desejada.  

5. Automatize tarefas

Se você busca aumentar a produtividade e a eficiência do seu negócio, não há como fugir da automatização. 

Tarefas como o controle do estoque, da logística, cuidar da área financeira e do relacionamento com clientes ocupam muito tempo, mas podem ser facilmente automatizadas. 

Dentre os principais benefícios da automatização vale destacar: 

  • a padronização das rotinas de trabalho
  • a redução de custos
  • o fim dos improvisos
  • a compatibilidade com políticas e legislações em vigor
  • mais agilidade e segurança no dia a dia. 

6. Adote o uso de um sistema de gestão de pequenas empresas

A tecnologia já é parte integrante da nossa rotina e traz diversos benefícios para a gestão de pequenas empresas, incluindo a possibilidade de integrar o gerenciamento das áreas do negócio. Além disso, o uso de um software de gestão permite:

  • acompanhar pagamentos e recebimentos
  • gerenciar o relacionamento com os clientes
  • controlar o estoque
  • emitir notas fiscais.

7. Seja assertivo na contratação de funcionários

Não basta contratar qualquer pessoa, é preciso contratar colaboradores que tenham motivação, criatividade e que se enquadrem no perfil da sua empresa.

E, ao encontrar os colaboradores certos, trate a todos com respeito, crie um ambiente saudável de trabalho e invista em capacitação. 

8. Tenha um plano de marketing

A gestão de pequenas empresas não pode deixar o marketing de lado, pois ele é essencial para qualquer negócio ter sucesso. É ele que viabiliza a captação de clientes, aumenta o volume das vendas e, consequentemente, eleva os lucros. 

Assim, é fundamental conhecer seu público e sua área de atuação para criar um plano de marketing com estratégias e ações eficientes. 

Não se acomode, mesmo quando a empresa estiver indo bem, procure sempre promover ações criativas, engajar os consumidores e assim expandir os seus negócios. 

9. Dê foco à qualidade do atendimento ao cliente

Uma pesquisa realizada pela American Express concluiu que 78% dos consumidores cancelaram ou não fizeram uma compra porque não foram bem atendidas. Já outros estudos apontam que é preciso várias experiências positivas do cliente para compensar uma negativa.

Assim, na gestão de pequenas empresas é preciso investir em uma política de excelência no atendimento e fidelização de clientes. 

Observe como está o atendimento ao cliente na sua empresa e faça todas as alterações necessárias para garantir um serviço de qualidade. 

10. Invista em responsabilidade social e ambiental

Hoje, toda empresa que demonstra responsabilidade ambiental e social ganha pontos com seus clientes. 

Desta forma, incentive o uso consciente de energia elétrica, água e papel, e promova o descarte correto do lixo e a reciclagem. Procure também ligar o nome da empresa a ações sociais em campanhas de marketing. 

Com isso, além de melhorar a imagem da marca, você também economiza e faz o bem para a sua comunidade e para o meio ambiente.

Esperamos que nossas dicas para a gestão de pequenas empresas sejam bem úteis. E se você quiser conhecer uma ferramenta que ajuda a otimizar a administração do seu negócio, acesse o site do Hábil 10 e descubra como nosso software ajuda seu estabelecimento a chegar ao sucesso.

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