O que faz um cliente comprar em uma loja e não em outra? Preço? Qualidade dos produtos? Pois saiba que nem sempre esses são os pontos que levam o consumidor a fechar uma compra. O fator decisivo pode estar no atendimento no PDV.
Sim, isso mesmo que você leu! Um bom atendimento pode fazer toda a diferença e levar sua loja a vender muito mais. Por isso, para ajudar a melhorar os resultados do seu comércio, selecionamos algumas dicas que podem transformar o atendimento no seu ponto de vendas. Confira!
A importância do atendimento de qualidade no comércio
Não há dúvidas de que um bom atendimento é responsável por muitas vendas. Por isso, é mais do que necessário que qualquer pessoa que entre no seu ponto de venda (PDV) seja recebido com educação, simpatia e boa vontade.
Desde o surgimento do comércio na Idade Média, os comerciantes já buscavam as melhores ruas para exporem suas mercadorias e os consumidores compravam mais de quem, além do bom preço e da qualidade dos produtos, também privilegiava o bom atendimento e a melhor experiência.
Um bom atendimento no seu PDV é fundamental para que os clientes permaneçam fiéis à sua marca e tragam mais pessoas para a sua loja, indicando seus produtos ou serviços para amigos e familiares.
6 dicas para melhorar o atendimento no PDV
Oferecer atendimento de qualidade é fundamental para o sucesso de qualquer comércio. Por isso, abaixo nós listamos seis maneiras de aperfeiçoar essa prática no seu ponto de vendas:
1. Conheça seu cliente
Se você quer melhorar o atendimento no seu PDV, a ação inicial é conhecer o seu cliente.
Características como idade, local de residência, classe social e formação precisam ser levadas em consideração, pois são fatores que podem exigir um tipo ou outro de abordagem na hora do atendimento.
Por exemplo, se o seu público for jovem e de uma classe social mais elevada, seus vendedores podem usar uma linguagem mais informal, com termos e expressões em língua estrangeira. Já se ele é mais velho e de uma classe social menos favorecida, uma linguagem mais simples e respeitosa é muito bem-vinda.
E como descobrir tudo isso? Requisitar o preenchimento de formulários após as compras é uma boa tática para colher esses dados e, assim, conhecer melhor os seus clientes.
2. Entenda as necessidades do seu consumidor
Agora que você já sabe quem é o seu cliente, é hora de entender quais são as reais necessidades dele. Com isso, você aprimora o seu atendimento e pode aumentar suas vendas com ofertas personalizadas.
E aqui, neste ponto, a tecnologia pode trabalhar a seu favor e fazer o monitoramento das interações dos seus clientes com sua marca nas redes sociais, por exemplo. Recolha o máximo de informações e assim entenda o que seu cliente quer e precisa.
3. Preze pela gentileza e pela agilidade
Os seus clientes querem ser compreendidos e atendidos em suas necessidades com a maior rapidez possível. Isso é algo que você não pode esquecer jamais.
Dessa forma, contrate pessoas proativas, ágeis e que tenham prazer em servir para trabalharem no atendimento do seu PDV.
4. Treine seus funcionários
Sua equipe de vendas precisa ser capaz de atender a todo tipo de cliente, dos mais simples aos mais exigentes. Assim, invista em cursos, treinamentos e programas de capacitação.
Dessa forma, você faz com que seus vendedores adquiram novas habilidades, o que será útil para o bom atendimento em seu PDV e para todo o negócio.
5. Faça gestão de estoque
Fazer a gestão de estoque deve fazer parte da rotina de todo estabelecimento comercial.
Quando o estoque está em ordem, as informações sobre ele ajudam a criar ações para vender mais, como promoções e ofertas, já quando o estoque é mal controlado, vendas podem ser perdidas por falta de produtos.
E claro, com o estoque em dia, fica mais fácil para os seus vendedores encontrarem os produtos que seus clientes necessitam e, com isso, prestar um atendimento mais ágil e eficiente.
6. Invista em tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada no atendimento do seu PDV.
Como as pessoas estão cada vez mais conectadas e fazendo uso de aparelhos eletrônicos e aplicativos, disponibilizar conteúdos em plataformas pode garantir uma interação eficiente com a sua marca e, claro, facilitar a exposição do que você comercializa.
Além disso, usar telões exibindo material promocional com conteúdo relevante para o seu público faz com o tempo de permanência dos clientes na sua loja aumente e se torne mais agradável.
Gostou deste artigo sobre como melhorar o atendimento no seu PDV.
Esperamos que ele tenha sido útil para você. E para outros conteúdos que ajudam na gestão do seu comércio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Hábil. Temos sempre informações e dicas que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.