Entenda a importância do marketing para pequenas empresas

Os empreendedores de primeira viagem precisam considerar muitos assuntos quando abrem suas empresas. Mas logo no começo, é possível notar a presença de um elemento muito importante no plano de negócio: o marketing

É simples: as pessoas procuram por coisas novas o tempo todo e, o que irá atraí-las, seja como cliente ou como empregado, são as propostas de inovação que a empresa traz, seja qual for seu enfoque comercial.

E, atualmente, falar sobre diferencial é falar sobre marketing. Uma empresa pode se destacar pela sua qualidade no atendimento ao cliente ou pela sua gestão, mas é o marketing quem vai fazer a ponte entre o serviço oferecido e o público-alvo. 

Mas será que isso é realmente vantajoso e viável para PMEs? Veja como o marketing para pequenas empresas pode fazer mais pelo seu negócio.

O que é marketing?

O marketing é uma estratégia empresarial que visa explorar, criar e entregar valor para atender às necessidades de um determinado público, objetivando a geração de lucro

Ele pode acontecer de diversas formas, desde que se tenha em mente qual a proposta da empresa. O método “físico” da panfletagem e de anúncios em outdoors é uma boa forma de chamar atenção das pessoas menos inclinadas à cultura digital e da internet, além de ser uma boa forma de divulgação no geral, já que é mais fácil reconhecer e procurar uma marca mais tarde se ela é vista com mais frequência no próprio cotidiano.

Já o marketing digital possui um papel mais relevante atualmente, tendo em vista que grande parte das pessoas está inserida no meio tecnológico, desbravando as fronteiras da internet cada vez mais e por mais horas. Sites e páginas em redes sociais, por exemplo, são bons canais para divulgação e relacionamento com o cliente.

Tendo em vista a proximidade com o público, outra forma de destacar sua empresa é proporcionar experiências de participação na criação do conteúdo, como workshops, degustações e palestras com os idealizadores. Afinal, um cliente satisfeito é aquele que se sente bem amparado em suas necessidades.

O famoso “boca a boca” também é um método ainda muito eficaz e empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar dele ao oferecerem descontos a partir de indicações para pessoas – uma solução que, além de divulgar, mantém o cliente fiel. 

O CRM (Customer Relationship Management) também é uma ótima estratégia de negócio, que busca entender os desejos e necessidades dos clientes para que seja possível personalizar os produtos e a organização da marca para, então, aproximá-la dos consumidores.

Como as ações e as estratégias de marketing afetam os negócios das PMEs

Encontrar e atrair potenciais clientes é um grande desafio para qualquer empresa, principalmente para as PMEs, que podem ter recursos mais limitados para impulsionar o negócio. Mas com o marketing para pequenas empresas esse processo se dá de maneira mais estruturada e planejada, podendo alcançar um volume maior de pessoas, muitas vezes, com apenas um clique.

Com o marketing digital, por exemplo, a marca pode chegar a lugares inimagináveis, além de maneira mais rápida e barata. Além disso, as ações podem ser mensuradas e os resultados acompanhados de forma quase imediata. O marketing para pequenas empresas permite estabelecer interação e diálogo com o público-alvo, a fim de entender o que ele está procurando, além de maior assertividade na divulgação da empresa pela agilidade de feedbacks dos clientes.

Vale a pena investir em marketing para pequenas empresas

Pesquisas mostram que 60% do processo de compra é realizado antes da chegada do cliente ao fornecedor ou loja. Isso quer dizer que o consumidor antes de efetivamente fazer a compra já chega ao ponto de venda (físico ou virtual) instruído sobre o produto ou serviço que procura — e são as ações de marketing que possibilitam essa relação.

Ou seja, mesmo em um pequeno negócio, o investimento em marketing precisa fazer parte da rotina, afinal, o marketing para pequenas empresas pode ser a peça fundamental para aumentar o faturamento da empresa e destacá-la frente à concorrência.

5 dicas de marketing para pequenas empresas 

De nada adianta oferecer os melhores produtos e serviços se ninguém sabe que eles existem. Por isso, desenhar uma boa estratégia de marketing para pequenas empresas vai aumentar a visibilidade, atrair e reter clientes. Mas como fazer isso? Comece por estas cinco dicas de marketing para pequenas empresas:

Tenha um site otimizado para SEO

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e se trata de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Em resumo, se trata de técnicas para direcionar o tráfego da web para o seu site por meio das pesquisas do Google.

E uma estratégia básica de SEO é o uso de palavras-chave, termos que são o principal elemento de uma pesquisa (aquela palavra ou frase que as pessoas mais escrevem no buscador para achar algo na internet).

Manter o site otimizado para SEO é muito importante nas ações de marketing para pequenas empresas porque endereços web que estão nas primeiras páginas de resultado do Google possuem maiores chances de clique pelos usuários.

Crie programas de fidelização

Um programa de fidelização de clientes tem como objetivo melhorar os resultados de vendas através de ações com os consumidores. Só que mais que cadastrar clientes e oferecer descontos, o programa de fidelização visa à manutenção do relacionamento, fazendo com que o ciclo de compra sempre se renove.

Entre os benefícios dessa estratégia de marketing para pequenas empresas estão o fortalecimento da reputação da marca, captação de informações táticas dos clientes, novas experiências de consumo e maior satisfação do público. 

Tenha uma lista de e-mails

O e-mail marketing é um tradicional canal de comunicação, mas nem por isso ultrapassado a ponto de ser ignorado nos planos de marketing para pequenas empresas. Com uma base de e-mails sólida é possível estreitar o relacionamento com o público e aumentar a conversão.

Para construir a sua lista de e-mails, ofereça conteúdos e materiais ricos (ebooks, webinars, vídeos)  – que vão mostrar os valores da marca e quanto ela é referência no setor de atuação – em troca do cadastro desse material. Com essa base, você vai poder direcionar as suas campanhas de marketing.

Seja presente nas redes sociais

Um dos canais mais utilizados por marcas e, principalmente, pelos consumidores são as redes sociais. Peça fundamental dentro do marketing para pequenas empresas de muitas corporações, as redes sociais são um campo fértil e que não exige muito investimento.

Por isso, é essencial que a sua empresa tenha presença nas redes sociais, com conteúdos e informações úteis para a audiência, a fim de se comunicar com os clientes e atrair novos.

Invista em anúncios pagos na internet

Os anúncios pagos são uma forma eficiente da empresa se apresentar para potenciais clientes, aumentar o alcance da marca e, possivelmente, das vendas — e, ainda, são uma das mais tradicionais estratégias de marketing para pequenas empresas no meio digital. 

Além de contribuírem para atrair tráfego para seu site, por exemplo, os anúncios pagos permitem gerar leads e melhorar a presença digital. Com orçamento delimitado pelo empreendedor, a mídia paga ajuda o negócio a ser mais facilmente encontrado pelos clientes nas buscas no Google, redes sociais e vários outros sites.

Viu como é importante investir no marketing para pequenas empresas e como as ações podem contribuir para o crescimento do seu negócio? Continue acompanhando o blog para se manter atualizado sobre as melhores estratégias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *