Empreender é um grande desafio e administrar uma pequena empresa pode ser bem difícil para quem não conhece as melhores práticas para gerenciar um negócio. Por isso, neste texto nós listamos os 10 passos para a gestão de pequenas empresas. Confira.
1. Escreva um plano de negócios
Esse é o primeiro e mais importante passo para o sucesso do seu negócio. Afinal, não adianta ter todos os recursos em mãos e não saber para onde ir. A gestão de pequenas empresas só será bem sucedida se você tiver um plano de negócio que indique como você vai começar a colocar seus projetos em prática.
O plano não precisa ser longo ou detalhado, ele precisa apenas indicar os pontos essenciais:
- projeção do fluxo de caixa
- metas
- estratégias de marketing
- planejamento tributário.
2. Mantenha o controle financeiro
O lucro é o objetivo final de todo negócio, por isso é fundamental manter o controle financeiro.
Você deve ter um bom planejamento orçamentário e procurar antecipar receitas e despesas. Só assim, você terá recursos disponíveis para o pagamento dos funcionários e fornecedores e também para fazer investimentos em serviços, treinamentos e equipamentos.
3. Mostre a vantagem competitiva do seu negócio
Qual o grande diferencial do seu negócio? É preciso ter isso bem claro e mostrá-lo ao seu público-alvo por meio de ações de marketing.
A vantagem competitiva do seu negócio pode ser:
- um produto de qualidade superior
- um processo de fabricação mais eficiente
- uma localização mais conveniente
- melhor atendimento ao cliente
- uso de uma tecnologia mais moderna.
4. Precifique corretamente seus produtos/serviços
Se você quer vender um produto ou serviço, precisa saber exatamente qual preço deve cobrar por ele para que não tenha qualquer prejuízo.
E para fazer a precificação correta é importante conhecer os fatores que podem influenciar no processo. Ou seja, saber exatamente o valor das despesas fixas do seu negócio (aluguel, matérias-primas, salários etc.) e, claro, qual é a margem de lucro desejada.
5. Automatize tarefas
Se você busca aumentar a produtividade e a eficiência do seu negócio, não há como fugir da automatização.
Tarefas como o controle do estoque, da logística, cuidar da área financeira e do relacionamento com clientes ocupam muito tempo, mas podem ser facilmente automatizadas.
Dentre os principais benefícios da automatização vale destacar:
- a padronização das rotinas de trabalho
- a redução de custos
- o fim dos improvisos
- a compatibilidade com políticas e legislações em vigor
- mais agilidade e segurança no dia a dia.
6. Adote o uso de um sistema de gestão de pequenas empresas
A tecnologia já é parte integrante da nossa rotina e traz diversos benefícios para a gestão de pequenas empresas, incluindo a possibilidade de integrar o gerenciamento das áreas do negócio. Além disso, o uso de um software de gestão permite:
- acompanhar pagamentos e recebimentos
- gerenciar o relacionamento com os clientes
- controlar o estoque
- emitir notas fiscais.
7. Seja assertivo na contratação de funcionários
Não basta contratar qualquer pessoa, é preciso contratar colaboradores que tenham motivação, criatividade e que se enquadrem no perfil da sua empresa.
E, ao encontrar os colaboradores certos, trate a todos com respeito, crie um ambiente saudável de trabalho e invista em capacitação.
8. Tenha um plano de marketing
A gestão de pequenas empresas não pode deixar o marketing de lado, pois ele é essencial para qualquer negócio ter sucesso. É ele que viabiliza a captação de clientes, aumenta o volume das vendas e, consequentemente, eleva os lucros.
Assim, é fundamental conhecer seu público e sua área de atuação para criar um plano de marketing com estratégias e ações eficientes.
Não se acomode, mesmo quando a empresa estiver indo bem, procure sempre promover ações criativas, engajar os consumidores e assim expandir os seus negócios.
9. Dê foco à qualidade do atendimento ao cliente
Uma pesquisa realizada pela American Express concluiu que 78% dos consumidores cancelaram ou não fizeram uma compra porque não foram bem atendidas. Já outros estudos apontam que é preciso várias experiências positivas do cliente para compensar uma negativa.
Assim, na gestão de pequenas empresas é preciso investir em uma política de excelência no atendimento e fidelização de clientes.
Observe como está o atendimento ao cliente na sua empresa e faça todas as alterações necessárias para garantir um serviço de qualidade.
10. Invista em responsabilidade social e ambiental
Hoje, toda empresa que demonstra responsabilidade ambiental e social ganha pontos com seus clientes.
Desta forma, incentive o uso consciente de energia elétrica, água e papel, e promova o descarte correto do lixo e a reciclagem. Procure também ligar o nome da empresa a ações sociais em campanhas de marketing.
Com isso, além de melhorar a imagem da marca, você também economiza e faz o bem para a sua comunidade e para o meio ambiente.
Esperamos que nossas dicas para a gestão de pequenas empresas sejam bem úteis. E se você quiser conhecer uma ferramenta que ajuda a otimizar a administração do seu negócio, acesse o site do Hábil 10 e descubra como nosso software ajuda seu estabelecimento a chegar ao sucesso.