Você sabe o que é uma curva ABC ou como usá-la corretamente aí, na gestão do seu comércio? Se a sua resposta é “não”, continue a leitura deste conteúdo e descubra como essa técnica ajuda a controlar seu estoque, otimizar suas compras e melhorar os resultados do seu negócio.
O que é curva ABC
Método para classificação e organização de mercadorias de acordo com com seu grau de importância para os negócios de uma empresa, a curva ABC usa as três primeiras letras do alfabeto para nortear donos e gestores na categorização de seus produtos, considerando a seguinte lógica:
Produtos da categoria A
São os itens de maior prioridade, que precisam receber mais atenção, por conta do seu valor. É estimado que 20% dos produtos correspondam a 80% do valor de estoque de uma empresa.
Produtos da categoria B
São produtos que necessitam de cuidados intermediários, mas ainda assim são valiosos. A estimativa é que representam 15% do valor do estoque distribuído em 30% dos itens.
Produtos da categoria C
Itens considerados de baixa prioridade, pois seu impacto econômico na empresa é menor. Os produtos dessa classificação condizem, em média, a 5% do valor do estoque distribuídos em 50% da mercadoria.
Por analisar, classificar e organizar os produtos baseada no valor de consumo de cada item, a curva ABC ajuda muito no controle e na gestão do estoque, sendo muito útil para otimizar os processos dessa área que é tão estratégica para qualquer empresa.
Como a curva ABC ajuda na gestão do estoque
A curva ABC é importante na gestão de estoque por diversos motivos, dentre eles vale destacar que essa metodologia permite:
- identificar os itens de estoque que sofrem maior risco de roubo ou danos, e representam as melhores oportunidades de vendas
- otimizar o emprego do tempo de donos, gerentes e outros funcionários responsáveis pelo estoque e pelo abastecimento da loja
- alcançar quase 100% de precisão no armazenamento de produtos e mercadorias.
Quais os benefícios de usar a curva ABC no seu comércio
Por otimizar a gestão de estoque, o uso da curva ABC traz os seguintes benefícios para o negócio:
Priorização de produtos
Ao identificar quais produtos têm mais saída e maior valor para a empresa, fica mais fácil organizar a compra desses itens e aproveitar as oportunidades de venda que tê-los disponíveis gera.
Mais controle
O uso da curva ABC garante melhor controle do estoque, especialmente da frequência de saída de cada item. O que permite identificar o aumento ou diminuição de demanda por certa mercadoria e poder agir estrategicamente.
Redução de riscos de roubos e fraudes
Roubos e fraudes são um problema comum na gestão de estoque e eles podem ser reduzidos com a classificação e a organização promovidas pelo uso da curva ABC.
Menos desperdício
A implementação do uso da curva ABC ajuda a diminuir desperdícios por reduzir o emprego de tempo e de recursos, e possibilitar a priorização dos itens mais importantes para o negócio.
Como fazer uma curva ABC
Veja, agora, um passo a passo de como fazer uma curva ABC:
Liste os itens em estoque
O primeiro passo para construir a curva ABC é identificar e listar todos os produtos que estão em estoque, determinando qual é o preço por unidade, a quantidade, o valor total e a sua descrição. Existem vários tipos de estoque e administração deve saber o ideal para a gestão como um todo
Reorganize o valor total
Em seguida, organize os itens em ordem decrescente, dos maiores valores para os menores. Considere o exemplo:
- 10 itens X com valor unitário de R$ 150,00
- 20 itens Y com valor de R$ 100,00
- 70 itens Z com valor de R$ 20,00
- 30 itens W com valor de R$ 40,00
- 5 itens V com valor R$ 200,00
A organização ficará:
- X: R$ 1.500,00
- Y: R$ 2.000,00
- Z: R$ 1.400,00
- W: R$ 1.200,00
- V: R$ 1.000,00
Calcule o valor acumulado
O valor acumulado corresponde ao valor de um produto somado aos anteriores. Considerando o exemplo, ficaria:
- Y: R$ 2.000,00
- X: R$ 3.500,00
- Z: R$ 4.900,00
- W: R$ 6.100,00
- V: R$ 7.100,00
Faça as porcentagens
Em seguida, transforme cada valor em porcentagem em relação ao valor total. Nesse caso, as porcentagens serão:
- Y: 28,1%
- X: 49,2%
- Z: 69,0%
- W: 85,9%
- V: 100%
Defina as categorias
De acordo com as proporções indicadas, você deve classificar os produtos em A, B ou C. Arredondamentos são permitidos e, nesse exemplo, a classificação ficaria assim:
- A: produtos Y, X e Z
- B: produto W
- C: produto V
Em estoques com dezenas ou centenas de produtos diferentes a distribuição se aproxima mais dos valores 80/15/5.
Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a entender o que é e como fazer uma curva ABC. Quer ver outros textos que ajudam a melhorar a gestão do seu negócio? Siga acompanhando as publicações aqui, no blog da Hábil!