Seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, o tempo é um bem precioso. Por isso, para dar  conta de tudo dentro dos prazos previstos, e de forma satisfatória, é necessário fazer uma boa gestão dele.

Fazer gestão de tempo nada mais é do que planejar as tarefas que precisam ser executadas, para que elas sejam concluídas no período desejado e evitando que haja uma sobrecarga de atividades ou trabalho para um mesmo dia ou horário. E, claro, garantindo que haja períodos de descanso. 

Trata-se de algo simples, mas que pode trazer excelentes ganhos de produtividade e qualidade de vida. Sendo assim, vale a pena você conferir as dicas que reunimos, abaixo, para te ajudar a administrar melhor o seu tempo. Boa leitura!

1. Planeje seu dia 

Separe meia hora da sua manhã ou da noite anterior para planejar seu dia. Busque na memória e liste as tarefas que precisa e deseja realizar no dia. Depois, ponha todas elas em ordem de prioridade. Essa é uma ótima técnica para ter um dia muito mais produtivo e não se perder em inúmeras tarefas.

2. Identifique os ladrões do seu tempo

Algumas atividades causam desatenção e interrupções ao longo do dia. E-mails, mensagens instantâneas, redes sociais, jogos etc. são as distrações mais comuns e é preciso identificá-las e descobrir o quanto elas atrapalham e diminuem a sua produtividade para que você consiga eliminá-las e controlá-las. 

3. Estabeleça prazos

Prazos podem ser os melhores amigos de quem procura fazer uma boa gestão de tempo. Quando uma tarefa fica se arrastando, seja radical é defina um prazo limite para terminá-la e, claro, cumpra esse prazo.

4. Defina prioridades 

Nem tudo é tão importante ou urgente, por isso é tão importante definir quais são as suas reais prioridades, aquilo que não pode deixar de ser feito em hipótese alguma, ou do contrário, trará problemas e até mesmo prejuízos. 

5. Faça uma coisa de cada vez 

O maior segredo de quem tem uma boa gestão do tempo e muita produtividade é não precisar  refazer as tarefas. E para que isso aconteça, você deve focar em uma tarefa de cada vez até terminá-la por completo. Assim, com certeza, ela será bem feita e não demandará mais atenção. 

6. Evite procrastinar 

Tenha coragem e enfrente suas demandas. Ficar adiando as tarefas pode ser um grande erro e pode levar os membros da sua equipe a fazerem o mesmo. Se você  tem um prazo de seis horas, mas você sabe que pode terminar em quatro, não há motivos para enrolar. Esse “tempo a mais” pode e deve ser bem aproveitado. 

7. Delegue tarefas 

Outra dica infalível para uma boa gestão de tempo é aprender a delegar as tarefas que não precisam ser feitas por você. Um bom líder delega as atividades menos importantes para as pessoas certas e assim, passa a ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa. 

8. Use ferramentas de automação

E que tal aproveitar toda a tecnologia disponível no mercado para fazer uma boa gestão de tempo? Existem muitas ferramentas de automação, como os sistemas de gestão, que podem facilitar sua rotina e fazer com que você deixe de perder tempo com o que não precisa tanto da sua dedicação. 

Pronto! Agora que você já conhece essas oito dicas infalíveis para uma gestão de tempo eficiente, que tal conferir outras publicações no blog da Hábil? Temos certeza que você encontrará muitas informações relevantes para a sua vida e para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *