Como fazer inventário de estoque

Considerado por muitos donos de comércio uma prática complicada, o inventário de estoque é uma ferramenta poderosa para a boa administração de uma empresa. 

Se você sofre com a perda de vendas e tem prejuízos pela má gestão do estoque, neste texto vamos explicar a importância de fazer inventário dessa área (mesmo que você tenha apenas um pequeno comércio), mostrar os benefícios de adotar essa prática e ensinar como realizá-lo de forma simples e eficiente aí, na sua loja. Confira!

A importância de fazer inventário de estoque

O inventário de estoque é uma lista de todos os itens que você mantém no estoque do seu comércio. E serve para você saber exatamente quais produtos estão armazenados em sua loja e, o mais importante, qual quantidade você possui de cada produto. 

O inventário é uma prática indispensável para um controle de estoque eficiente. E quando feito de forma correta, mostra quais produtos têm melhor saída e quais ficam parados em seu comércio. O que ajuda a fazer melhores compras e até a programar ações como ofertas e promoções. 

Um inventário de estoque eficiente também ajuda a identificar e evitar a perda de mercadorias, seja por vencimento da validade, danos causados por infiltrações e ataques de bichos e insetos (como ratos e baratas), ou por desvios e roubos.

Os benefícios de fazer inventário de estoque

Muitos donos de comércios ignoram os benefícios da realização do inventário de estoque, sem saber que essa prática ajuda, inclusive, a empresa a se destacar da concorrência. Isso porque possibilita identificar os produtos mais procurados pelos clientes e, assim, garantir que tais itens nunca faltem na loja. 

Além disso, manter um inventário de estoque sempre bem feito e atualizado traz as seguintes vantagens para o seu comércio:

  • aumento de vendas
  • redução de custos
  • facilidade para manter a qualidade dos produtos
  • melhoria no atendimento ao cliente
  • melhoria na organização do estoque
  • redução do desperdício e da perda de produtos
  • maior facilidade para atender à legislação e entregar informações fiscais
  • economia de tempo.

5 dicas de como fazer inventário de estoque

Agora que você sabe a importância de fazer inventário de estoque e os benefícios que ele traz para o seu comércio, veja cinco dicas de como fazer um inventário de forma correta:

1. Defina quando será feito o inventário

Como fazer inventário de estoque não é uma tarefa rápida e exige muita atenção, é importante escolher dia e horário tranquilos para fazer a listagem dos produtos que estão armazenados na sua loja.

Se for possível, o ideal é que o inventário seja feito em um período em que seu comércio está fechado. Assim, a listagem ocorre com mais exatidão e pode ser feita de forma mais ágil.

2. Determine quem fará o inventário

Se você tem funcionários, pode demandar a realização do inventário àquele que tenha sua total confiança. Mas a princípio o ideal é que você mesmo realize a listagem dos itens do seu estoque. 

3. Padronize os registros

Para garantir a eficiência do seu inventário de estoque é fundamental que você padronize os registros dos produtos. Isso significa definir todas as informações que você vai colocar no inventário e seguir o mesmo padrão para todos os produtos da lista.

Seguindo um padrão, fica mais fácil você ler as informações registradas e usá-las na sua gestão de estoque

4. Faça a conferência da contagem

Ao finalizar a listagem de todos os produtos da sua loja é muito importante fazer a conferência dos registros, para verificar se nenhum item ficou fora do inventário. Só assim você garante ter acesso a dados corretos.

5. Use recursos tecnológicos

O inventário de estoque deve ser realizado com a frequência que você julgar necessário. Mas os números da listagem precisam ser atualizados de acordo com a entrada e a saída de mercadorias da loja. Existem vários tipos de estoque e o gestor deve saber o ideal para sua organização.

E para facilitar sua rotina  e garantir ao seu comércio todos os benefícios de fazer inventário de estoque é muito útil contar com recursos tecnológicos como um ERP, um programa de gestão comercial que possibilita automatizar todo o seu controle de estoque.

Como você pode ver, o inventário de estoque é uma prática muito importante para os bons resultados de um comércio. E se você quer colocar esse controle em prática aí, na sua loja, você pode contar com a ajuda do Hábil Empresarial, um sistema pensado para ajudar na rotina de comércios como o seu. 

Acesse nosso site e conheça todos os recursos para gestão de estoque que nossa solução oferece para o seu negócio.

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 269