TEF: entenda como ele dá mais segurança à gestão do seu comércio

Você já ouviu falar do TEF e sabe como ele pode trazer maior praticidade e eficiência para o seu negócio? A Transferência Eletrônica de Fundos é uma solução que permite automatizar processos e facilitar o fluxo de vendas no seu comércio.

Saiba tudo sobre o TEF e por que você deve aderir a essa tecnologia agora!

O que é TEF?

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que possibilita transferências financeiras referentes a compras por cartão de crédito e débito, por meio de uma conexão direta, de maneira rápida e segura.

Em resumo, o TEF é um sistema de transferência financeira que está conectado com a maquininha de cartão, que tem o objetivo de facilitar o grande fluxo diário de transações.

Além disso, não haverá mais a necessidade de ter várias máquinas de cartão no estabelecimento, já que a tecnologia integra as diferentes bandeiras.

Como funciona o TEF e quais os seus componentes

A Transferência Eletrônica de Fundos funciona de maneira muito simples: basicamente, é preciso instalar o software em um computador e conectá-lo a uma maquininha especial, a PinPad. Quando uma compra for efetuada com a maquininha, automaticamente, as informações das transações serão registradas no software. 

Logo, as transações feitas passarão por uma central e lá os pagamentos serão autorizados, bem como as informações da compra conciliadas com o sistema de vendas da empresa.

Agora, conheça os itens que estão ligados à implementação do TEF:

Componentes: monitor, PinPad, leitor de código de barras, linha telefônica, internet etc.

TEF house: empresa responsável pelo software e pela conexão com as operadoras de cartão. 

Integradora ou Softhouse: empresa que revende o software desenvolvido pela TEF House, aliado ao sistema de automação comercial e suporte ao cliente. 

Adquirente: empresa responsável por negociar as taxas das transações, viabilizar os pagamentos e fazer a antecipação de recebíveis.

Quais são os tipos de TEF

Há diversos tipos de Transferências Eletrônicas de Fundos e a implementação da solução se dá de acordo com a frequência de vendas. Identifique qual o tipo de TEF se encaixa melhor com o seu negócio:

TEF discada

Na TEF discada, a comunicação entre a empresa que vende o serviço e a operadora de cartão acontece via linha telefônica. Assim, a cada transação feita com cartão, a transferência de informações ocorre por meio de acesso discado e, após análise e a aprovação do pagamento, a ligação se encerra. 

TEF dedicada

Na Transferência Eletrônica de Fundos dedicada é usada uma linha telefônica especial, via VPN (rede virtual privada), que fica 24 horas por dia conectada com as operadoras de cartão. Uma das principais vantagens deste tipo de TEF é a rapidez das transações, podendo ocorrer entre 2 e 5 segundos.

TEF IP

Já a TEF IP utiliza uma conexão por VPN, mas a comunicação entre empresa e operadora acontece por meio de protocolo IP. Isso quer dizer que todas as informações financeiras são transmitidas pela internet, o que torna o processo ainda mais rápido. 

Quais os benefícios de usar o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos

O TEF possui uma série de vantagens para negócios de todos os tamanhos e com diferentes volumes de operações, como:

  • flexibilidade de pagamento
  • emissão de nota fiscal eletrônica
  • transações seguras
  • facilidade nas transações
  • controle financeiro qualificado
  • baixas taxas por movimentação
  • redução de filas

Qual a relação do TEF com a emissão de NFs e com a conciliação bancária 

A relação TEF, conciliação bancária e NFs pode parecer complicada, mas o sistema emissor da nota fiscal se integra à Transferência Eletrônica de Fundos da seguinte maneira:

  • é feita uma venda
  • ocorre a autorização do pagamento via TEF
  • retorna o número do comprovante de pagamento
  • o número do comprovante é inserido no XML da nota fiscal
  • a informação é enviada à SEFAZ
  • a SEFAZ autoriza a venda e a nota fiscal é impressa.

Veja como o Hábil Empresarial ajuda no uso do sistema TEF

Agora que você conhece todas as vantagens da Transferência Eletrônica de Fundos, sabia que com o Hábil Empresarial Profissional sua empresa tem acesso a ferramentas como o TEF?

Com a nossa experiência em automação comercial, ajudamos micro e pequenas empresas a se destacarem, fornecendo um software de custo acessível, mas com recursos poderosos. Conte com a gente para que o seu negócio se destaque!

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 273