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Como fazer um Pitch de vendas

Como fazer um pitch de vendas infalível?

Como fazer um pitch de vendas infalível?

Um pitch de vendas infalível se resume a um discurso bem alinhado sobre seu produto, com o time comercial.

Na teoria, nós já sabemos: você deve apresentar sua ideia, produto ou serviço da melhor forma possível, para vender o seu projeto a um investidor ou cliente em pouco tempo, questão de minutos.

Essa técnica, de conseguir atenção e apreço em pouco tempo é uma expressão bastante disseminada pelo Vale do Silício, que chama “Elevator Pitch”.

Numa tradução literal, seria discurso de elevador. Ter um Elevator Pitch é ser tão bom no seu roteiro de vendas ao ponto de, no pouquíssimo tempo de uma corrida de elevador, conseguir vender sua ideia para alguém.

Na prática, o Elevator Pitch muda.

Numa empresa, o ideal é que todos os envolvidos com as questões administrativas e comerciais tenham também noções básicas de marketing e de vendas.

Contudo isso não é uma realidade em muitos negócios. Quem se responsabiliza pelo pitch de vendas costuma trabalhar mais tempo sozinho do que em equipe, centralizando esse roteiro de vendas e tendo suas exigências redobradas.

Seu time comercial inteiro precisa ser um bom vendedor de ideias.

Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas incríveis para te ajudar a fazer um pitch de vendas infalível.

São posturas e atitudes que vão fazer toda a diferença quando chegar o seu momento de venda. Confira!

Saiba ser breve

Foque em ser preciso e objetivo. Você ou seu time comercial deve ter estas duas qualidades para garantir um bom pitch de vendas.

Aprenda a respeitar o tempo das pessoas. A vida hoje é bastante corrida e no caso de grandes investidores ou potenciais clientes, definitivamente, como diz o ditado, “ tempo é dinheiro”.

Saiba passar o seu recado de forma rápida e precisa. Fazendo isso já terá ganho alguns pontos com quem está na outra ponta dessa negociação.

Além do mais, saiba que você pode e deve ter um pitch para cada situação e isso está diretamente ligado a quem é o seu interlocutor.

Um exemplo prático disso é que, se você trabalha com mais de um produto ou serviço, deverá ter discursos diferentes para cada um deles.

Portanto, tenha o seu objetivo estipulado claramente e saiba com quem você está falando. Isso vai te ajudar a entender que tipo de impacto você quer gerar.

Tenha um roteiro estipulado para não deixar os principais detalhes do seu negócio fora do seu discurso de vendas. Quais são as ferramentas do seu serviço que são fundamentais para realizar essa venda? Quais são os diferenciais do seu produto?

Tenha essas informações prontas para serem faladas sem tomar muito tempo de quem está lhe ouvindo.

Fale apenas a verdade

Falar a verdade tem um poder realmente imenso.

De nada adianta querer passar uma imagem diferente do que você de fato é no dia a dia. Para conquistar o cliente ideal você deve procurar ser o mais transparente e ético possível.

Mentir não vai ajudar em nada. Sabemos que, aos olhos da empresa, o produto ou serviço é incrível e perfeito, mas não fale para seu cliente funcionalidades ou serviços que, no dia a dia, você não realiza.

A longo prazo você vai se esforçar para provar algo que não é verdade e será cobrado por isso.

Isso significa perder o seu tempo e o do investidor. Além do mais, uma vez que a mentira venha a tona, você perderá a credibilidade (e o cliente) também.

Seja apenas educado e coerente com a situação. Tente relaxar e transmitir a sua personalidade e confiança durante a conversa. Tenha em mente: você domina tudo sobre esse produto ou serviço. A ordem da conversa é toda sua!

Saiba qual o valor da sua empresa

Um pitch de vendas é a mais pura arte de vender ideias. Por isso, você deve dizer de forma bastante clara o que sua empresa faz.

Algumas perguntas que devem ser respondidas na sua apresentação são:

Qual o motivo da existência do seu negócio?
Para que tipo de público você agrega valor?

Basicamente, esclareça a Missão, Visão e os Valores de sua empresa, se for necessário. Isso vai dar um panorama bem completo de sua empresa para seus interlocutores.

É importante que você saiba sintetizar em que consiste o seu projeto de venda. Desta forma, você saberá dizer que tipos de investimento está precisando ou, no caso de uma venda de produtos, em como ele vai solucionar os problemas daquele potencial cliente.

Neste caso, se apegue aos dados, não a opiniões. Nesse momento, o investidor deve se sentir estimulado e animado com a sua proposta.

Supere a expectativa dos seus interlocutores

Aqui vale aquele ditado “A prática leva a perfeição”.

Treine seu discurso, para que você fique cada vez melhor nessa prática. Converse com toda sua equipe de vendedores para trocar ideias e melhorarem o roteiro de vendas.

Procure fazer simulações e teste pitch de vendas com quem você percebe que são potenciais parceiros do seu negócio.

Saiba receber os feedabcks deles, também.

Tudo o que dito positivamente sobre você é bem vindo e sempre nos anima. Mas os pontos negativos são importantes de serem ouvidos por você, pois eles podem te ajudar a melhorar.

Por vezes não percebemos os pontos negativos e o quanto eles impactam no seu negócio, esteja atento a isso. É só conhecendo os gargalos da sua estratégia de vendas que você consegue aprender e mudar.

Lembre que o caminho do sucesso é sobre tentativas. Portanto, comece a praticar seu discurso e sua estratégia o quanto antes!

Perceba que não existe uma fórmula mágica e pronta para fazer seu pitch de vendas, o que existe é prática e perseverança.

Seguindo estes 4 passos, sua estratégia pode ser infalível!

Investidores ou clientes querem se interessar não apenas no seu negócio, mas também em você como empreendedor. Por isso quando for fazer um pitch de vendas demonstre sua capacidade de executar projetos e em como seu produto ou serviço pode transformar a rotina daquele prospect.

Independentemente de que você esteja tentando convencer clientes ou investidores, treine sua capacidade de persuadir.

Se esforce, ou faça cursos para melhorar sua oratória. Sua fala deve mostrar segurança a todo o tempo. Esteja preparado para perguntas, e tenha respostas inteligentes e rápidas para as questões mais comuns.

Não faça um discurso vazio, ele não vai se sustentar por muito tempo.

Mais do que um vendedor, procure ser uma referência na qual as pessoas queiram se inspirar, oferecendo uma ideia da qual elas queiram participar.

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