Você, como todo bom comerciante, quer aumentar suas vendas, certo? Porém, nem sempre o dono de uma loja, mercado, padaria e outros comércios sabe o que deve ser feito para atrair mais clientes e melhorar as vendas. Por isso, neste texto damos dicas de como vender mais.

São atitudes simples, como estar presente na internet, fidelizar o consumidor e investir em um bom atendimento, que quando colocadas em prática em conjunto trazem excelentes resultados, não importa que tipo de comércio você tenha. 

Continue a leitura, coloque em ação nossas dicas e boas vendas!

Dica 1: ofereça uma boa diversidade de produtos

Colocar à disposição do cliente uma boa diversidade de produtos é ótima estratégia quando o objetivo é aumentar as vendas. 

Tenha em mente que quanto mais itens do seu segmento de atuação você oferecer, menores são as chances do consumidor sair com as mãos vazias do seu comércio.

Dica 2: controle seu estoque

Fazer controle de estoque deve ser parte da rotina de todo estabelecimento comercial. Afinal, é impossível fazer uma boa administração desse tipo de negócio sem olhar com cuidado para essa área.

Quando um estoque está em ordem, as informações sobre ele ajudam a criar ações para vender mais, como fazer promoções e ofertas de itens que têm saído pouco. Já quando o estoque é mal controlado, vendas podem ser perdidas por falta de produtos. 

Se você quiser saber mais sobre controle de estoque, leia nosso artigo Por que o controle de estoque é tão importante para sua empresa?

Dica 3: invista em um bom atendimento

Esta é uma dica que todo comerciante que quer saber como vender mais deve seguir. Afinal, um bom atendimento é, sem dúvida alguma, responsável por muitas vendas. 

Por isso, treine bem seus funcionários e oriente a todos que sejam simpáticos e atenciosos com cada cliente, mostrando sempre que estão dispostos a ajudar.

Dica 4: fidelize seu cliente

Talvez você não saiba ainda, mas os clientes fidelizados, aqueles que compram com frequência em seu comércio, são os principais geradores de receita do seu negócio. Por isso, vale a pena investir em satisfazer cada consumidor, para que ele sempre volte à sua loja.

Para isso, oferecer produtos de qualidade, bom atendimento e agilidade em processo como a passagem pelo caixa é muito importante e pode fazer toda a diferença na hora do consumidor escolher ir ou não de novo ao seu comércio. 

Dica 5: informatize seu ponto de vendas

Nós apostamos que você odeia ter de enfrentar filas quando vai a uma loja, seja para ser atendido ou para pagar. E os seus clientes também! 

Por isso é importante investir em informatizar seu comércio. Ao instalar sistemas que automatizam atividades como pesagem e emissão de Cupom e Nota Fiscal, você torna toda a operação da sua loja mais eficiente, rápida e econômica, e isso, é claro, se reflete na qualidade do atendimento ao cliente e faz seu negócio vender mais.

Comece com a solução Hábil Empresarial GRATUITA - Software de gestão financeira - Baixar Agora

Dica 6: esteja presente na internet

Se você está sempre navegando pela internet, por que sua loja ainda não tem presença online? Como você, seus clientes e futuros clientes estão conectados e você não pode perder a oportunidade de alcançá-los por não ter um site ou uma página do seu comércio em uma rede social.

Comece cadastrando seu negócio no Google, criando perfis nas principais redes sociais e investindo em um bom site. E se quiser ir ainda mais longe, você pode ter uma loja virtual e aumentar seus lucros vendendo pela internet. 

Dica 7: anuncie em um marketplace

Você quer vender mais, mas não quer investir em um e-commerce? Tudo bem, você ainda pode vender seus produtos em marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Amazon.

Esses sites garantem alta visibilidade para o seu negócio, tráfego qualificado, segurança e praticidade. Assim, usá-los como canal de vendas é uma excelente oportunidade para fazer bons negócios.

Dica 8: faça ofertas e promoções

Quando se fala em como vender mais no comércio é natural pensar em ofertas e promoções, afinal elas são uma excelente oportunidade para aumentar o fluxo de clientes.

No entanto, lembre-se que é preciso fazer um bom planejamento para que a promoção seja um sucesso e gere os resultados esperados. Analise o custo dos produtos e as melhores maneiras de realizar a oferta sem desvalorizar a mercadoria ou ter prejuízos.

Dica 9: utilize um software de gestão

Por último, nossa principal dica de como vender mais: utilize um sistema de gestão comercial. Uma das maiores dificuldades dos pequenos e médios comerciantes é justamente realizar toda a administração das diferentes áreas do negócio. E um bom sistema ajuda nessa missão, centralizando  e organizando toda a gestão, o que acaba se refletindo na melhora da operação da loja e no aumento das vendas.


Esperamos que você coloque nossas dicas de como vender mais em prática aí, no seu comércio e, assim, consiga melhorar os seus resultados. E se quiser ver outras dicas que ajudam na gestão do seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Hábil! Temos sempre notícias e novidades úteis para o pequeno e médio comerciante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *