Já pensou em ter uma panificadora de sucesso, gerando grandes resultados financeiros, atendendo a uma grande demanda e crescendo no mercado?
Tudo isso é possível ao aplicar algumas estratégias simples, mas poderosas, que vão desde a análise do mercado até o desenvolvimento de uma identidade visual de impacto.
Gerir uma padaria vai muito além de entregar o pão quentinho e gostoso, e de oferecer produtos deliciosos aos seus clientes.
A gestão de uma padaria conta com uma pitada de empreendedorismo, afinal de contas além da cozinha de sua padaria, existem as finanças, sua equipe e todas as outras questões administrativas.
Mesmo que você esteja apenas pensando em abrir uma padaria, ou já esteja no mercado a algum tempo, o sucesso é uma busca diária.
Para garantir que seu caminho para melhores resultados diariamente, seja traçado corretamente, confira estas dicas de como administrar uma padaria e alcançar o sucesso:
Estude o mercado da sua Panificadora
É preciso avaliar de perto o mercado, os números da economia, as taxas de crescimento e as tendências para o segmento.
São informações que podem ser facilmente obtidas, e que ajudam muito no desenvolvimento de estratégias para a sua padaria.
Seu mercado é composto por dois fatores muito importantes; sua concorrência, e seu público alvo.
Estude sua concorrência
Os outros players que já estão inseridos no mercado, estão lucrando? Existe espaço para um novo concorrente?
A cidade, bairro ou região é mesmo a mais indicada para a abertura de uma panificadora? Responder a essas perguntas é fundamental.
Faça um mapeamento de seus concorrentes. Quantas padarias existem na cidade que você atua ou quer atuar? Qual a localização delas? Que serviços elas oferecem?
Sabendo disso você conseguirá estudar as possibilidades para se destacar no mercado, e ter seus próprios diferenciais.
Saiba o público-alvo da sua padaria
O público-alvo é a parcela da população que será atingida pelos serviços da sua panificadora. Ou seja, os clientes que você quer atrair.
Antes mesmo de colocar o negócio para funcionar é preciso entender o seu público-alvo, suas necessidades, hábitos, condições financeiras, e muito mais.
O sucesso do empreendimento dependerá dessa análise. Portanto faça ela de forma muito atenta.
Estipule metas para sua empresa
Metas e objetivos são muito importantes, portanto procure estipular onde você quer chegar com sua padaria.
Qual a meta de crescimento? Que parcela da população você quer atingir? Qual a sua expectativa de lucratividade de mês a mês?
Lembre-se de manter os pés no chão na hora de estabelecer essas metas. Você pode dividir estes objetivos em 3 partes: a longo, médio e curto prazo.
Tenha um plano de negócio em sua panificadora
O plano de negócio que direciona a gestão do estabelecimento, para concretizar as metas da sua padaria.
Ele evita o gasto desnecessário de recursos e erros bobos que geralmente são cometidos por empreendedores que fazem tudo na sorte, sem um plano definido.
Planejamento é a alma do sucesso. Ele é o plano pensado estrategicamente para alcançar as metas e objetivos estipulados por você.
Aposte nos diferenciais. Quais são os seus?
Os diferenciais nada mais são do que elementos distintivos que podem fazer com que você se destaque perante a concorrência.
O que a sua panificadora possui que as outras não possuem? Quais valores ela entrega aos clientes?
A partir da análise de seu mercado e do seu público alvo, será possível descobrir quais são estes diferenciais. Por isso é tão importante que estas análises sejam feitas inicialmente.
Embalagens e Identidade Visual: já pensou nisso?
Um dos primeiros contatos que os clientes têm com panificadoras é através das embalagens.
Por isso é fundamental apostar em uma identidade visual autêntica, impactante e que desperte a curiosidade das pessoas.
Mas não esqueça de pensar na funcionalidade destas embalagens. Isso também faz toda a diferença na satisfação do cliente.
Mix de produtos e serviços que sua padaria oferece!
Outra forma de se diferenciar, através de uma boa gestão, é oferecendo aos consumidores um leque maior de produtos e serviços.
Quanto mais variedade, maior o sucesso do empreendimento, que consegue captar mais clientes.
É importante que este mix de produtos seja baseado nos gostos do público que você deseja atingir.
Estar sempre antenado às tendências é essencial!
Quem não se atualiza acaba perdendo espaço para a concorrência.
Atualmente os gestores de panificadoras devem ficar atentos às novas demandas do mercado, como as opções veganas e glúten free.
Adicionar essas opções ao mix de produtos demonstra comprometimento com os novos clientes (cada vez mais numerosos, por sinal).
Também fique de olho nas tecnologias que podem facilitar sua gestão. Existem muitos softwares que automatizam processos administrativos, financeiros e até mesmo relativos ao controle do estoque da sua padaria.
Invista em marketing para sua panificadora
Muitos gestores encaram o marketing como um custo, quando na verdade ele é um investimento muito importante dentro de qualquer empreendimento.
O marketing dará visibilidade para o seu empreendimento, além de ajudar a captar e fidelizar mais clientes.
Caso você não esteja pensando em fazer altos investimentos, considere o Marketing digital.
Ele tem baixo custo e alta actividade. Não se esqueça de ter um perfil da sua padaria nas redes sociais, principalmente Instagram e Facebook. Sempre mantendo a frequência de posts e conteúdo em ambas as redes.
Preze pelo bom e rápido atendimento sempre!
Para ter uma panificadora de grande sucesso é indispensável estruturar um atendimento rápido, personalizado e específico para o perfil dos clientes.
Demora no atendimento é indicativo de má prestação dos serviços e descaso para com os clientes.
Tenha um ótimo software de gestão para lhe auxiliar no caminho
E para garantir resultados incríveis, nada melhor do que implementar ferramentas de gestão automatizadas à panificadora.
É o caso dos softwares de gestão, que ajudam no controle do fluxo de caixa, estoque e muito mais.
Acompanhe de perto os números do seu negócio, de forma rápida, segura! Para isso conte com as ferramentas do Hábil Empresarial!