O Markup é um conceito básico de precificação que pode ajudar o seu negócio a lucrar mais.
Ele nada mais é do que um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um serviço ou de um produto, para formar o preço final de venda com base na ideia de preço margem.
Ficou confuso?
Então, siga a leitura com a gente nesse artigo, pois ao longo dele explicaremos o que é Markup, para que serve, quem pode se beneficiar desse índice, a sua fórmula, como fazê-lo na prática e muito mais!
Afinal, o que é Markup?
O Markup é uma forma de precificar serviços e produtos com base nos custos deles, para que os negócios tenham uma boa margem de lucro.
Então, na prática, esse método determina o preço de uma venda e para isso usa cálculos feitos a partir de custos fixos e variáveis de um negócio, além de custos de produção da mercadoria e da margem de lucro que se espera.
Isso porque em seu cálculo, quando você termina o custo unitário de um produto, ainda é adicionado a margem de lucro considerando também as taxas, os impostos e outras despesas que giram em torno da venda.
E embora esse método seja fácil de ser feito para definir preços, pois ele tem um cálculo pré-estabelecido, não existe um índice de markup que seja considerado ideal.
Portanto, ele varia de acordo com os mercados de atuação e de empresa para empresa, afinal, os custos métodos de produção de cada negócio sempre são diferentes.
Para que serve o Markup?
O markup serve para que os negócios consigam estabelecer um preço que garanta retorno financeiro.
À primeira vista, o cálculo feito pelo marcante pode parecer complicado, porém, na prática você verá que ele é simples e extremamente eficaz para chegar a um denominador comum.
Basta que você considere os valores que esse método indica como um parâmetro que você vai conseguir precificar seus produtos ou serviços com mais exatidão, afinal, é para isso que esse método serve.
Quem pode ser beneficiado com o uso do Markup?
Empresas de todos os portes e nichos de mercado podem se beneficiar com o uso do markup em seu planejamento financeiro, aproveitando para complementar suas estratégias de precificação.
Por exemplo, prestadores de serviço podem usar esse índice em seus cálculos para terem mais confiança no preço que cobrarão.
Mas lembre-se que quando falamos em precificação você não precisa ficar preso a um único índice, portanto, considere colocar em prática vários métodos para ter certeza de que você está cobrando um valor justo para sua produção.
Por que é importante definir o markup corretamente?
Definir o markup corretamente é importante porque com esse método você consegue conhecer melhor quais são os seus custos operacionais, suas despesas e também a sua margem de lucro.
E saber a fundo esses pontos é imprescindível para a sobrevivência de negócios, além de que ignorar esses dados é um problema de empresas com gestões amadoras.
E quando uma empresa segue esse ritmo, infelizmente o risco de falência é maior.
Então, esse método se torna importante pois é através dele que você cobra o valor correto pelo seu trabalho e consegue tomar decisões mais assertivas e com mais chances de terem sucesso.
No mais, definir o markup corretamente evita que você cometa erros de precificação, como cobrar pelo seu produto o preço que você acha que ele vale ou o preço que a concorrência está cobrando.
Abaixo, trouxemos outros motivos que confirmam a importância de definir o markup corretamente. Acompanhe!
Precificação ideal
O markup não é o único método para calcular a precificação de produtos e serviços, mas é um dos favoritos de economistas e especialistas em finanças.
Isso porque ele se trata de um índice que fornece segurança, uma vez que usa como base uma forma simples e fácil de ser aplicada, independentemente do mercado ou porte do negócio.
Deste modo os empreendimentos formam o seu preço de uma forma mais transparente, tanto para os donos de negócio, quanto para os clientes, com o benefício de que o lucro não será afetado por maiores gastos ou menos receita.
Além disso, o markup é importante porque permite que as empresas precifiquem os seus produtos ou serviços alinhados com o mercado, com suas necessidades próprias e a de seus clientes.
Impacto nas vendas
Utilizar esse método também é importante porque os consumidores são sensíveis às mudanças em preços de produtos ou serviços, por menores que sejam.
E eles não têm medo de questionarem as empresas que consomem quando há esse aumento de preço, buscando por um motivo para a causa desse aumento.
Então, quando você usa esse método para precificar, você consegue assumir o compromisso de informar ao seu cliente final qual é esse motivo que levou o reajuste dos custos.
Com isso o seu volume de vendas também será impactado, pois mudanças nos custos podem levar a um aumento ou uma redução de demanda.
Pense aqui no que acontece sempre que anunciam que os combustíveis vão aumentar de preço.
Automaticamente todas as pessoas que dependem dele para se locomover vão aos postos encher o tanque e aproveitar os últimos dias antes que o preço suba.
Valor de mercado
O markup também é importante porque permite que se agregue valor a produtos e serviços.
Vamos avaliar uma marca como a Apple, que cobra por seus produtos preços muito acima da média, mas mesmo assim segue com suas vendas em grandes volumes.
Aqui a estratégia deles se trata de entregar produtos que são caros e que tem muito valor.
Nesse sentido, a precificação se trata de um reflexo de políticas de gestão de qualidade e da estratégia de fornecer aos clientes equipamentos que são diferentes dos padrões tradicionais.
Assim, a Apple consegue ter como cliente fixo aqueles consumidores mais exigentes que pedem por produtos excelentes, independentemente do valor que terão que pagar por isso.
Então, como funciona o Markup?
O markup funciona, antes de tudo, com você conhecendo muito bem todos os custos e despesas que envolvem as atividades do seu negócio.
Isso é importante porque é com base nesses dados corretos que a equação do markup será feita e então você saberá o quanto cobrar.
Nesse cenário, os dados que você precisa ter em mãos são de despesas variáveis,
despesas fixas, margem de lucro e impostos.
Abaixo explicamos melhor sobre o papel de cada um desses pontos. Confira!
Despesas variáveis
As despesas variáveis são aquelas que mudam na mesma proporção do que é produzido.
Um exemplo de despesa desse tipo são as comissões que você paga por venda.
Despesas fixas
As despesas fixas se tratam de tudo que tem um custo para manter a sua empresa ativa, independentemente do quanto foi produzido.
Alguns exemplos de despesas fixas são: o pagamento do aluguel do seu imóvel comercial e o salário das pessoas que trabalham na fabricação de produtos.
E aqui você não precisa incluir os custos de produção, beleza?
Margem de lucro
A margem de lucro se trata do valor que sobra da venda de um produto ou de um serviço, descontando as despesas resultantes da sua produção ou da sua distribuição.
E quando falamos de markup, esses três dados (despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro) precisam ser calculadas na forma de percentual.
Abaixo trouxemos um exemplo com números fictícios:
Despesas fixas (15%): ou seja, se trata de 15% do valor recebido do cliente final para cobrir os custos operacionais fixos.
Despesas variáveis (17%): inclui o valor de impostos que decorrem do aumento na produção, além de comissões e tudo que foi gasto conforme as vendas crescem ou diminuem.
Margem de Lucro (19%): com o valor das despesas estabelecidas, estipula-se uma margem para cada produto que foi vendido ou cada serviço que foi prestado.
Custo de Produção: nesse ponto você define o que entra na produção. Então, se você produz mercadorias, a matéria-prima e a mão de obra devem fazer parte dos custos de produção. Se você presta serviços, os custos de produção são, por exemplo, suas horas trabalhadas.
Impostos
Todos os negócios devem pagar impostos sobre as suas operações, até mesmo os micro e pequenos, que se encaixam na categoria de MEI.
E assim como os custos variáveis, pode acontecer dos custos com impostos serem diferentes de um mês para o outro.
Então, pode ser que você precise recalcular o seu markup, para cobrar preços que sejam compatíveis com as suas despesas.
Qual é a fórmula do Markup?
A fórmula do markup é: Markup = 100/100 – (DF + DV + ML).
E conhecendo melhor os motivos para fazer o markup e quais os cursos de despesa de atividade do seu negócio que você precisa saber para adotar esse método, chegou o momento de aprender a fazer o seu cálculo.
Os números que trouxemos aqui como exemplo são os mesmos que citamos acima, quando falamos sobre margem de lucro.
Então, temos determinado que:
Despesas Fixas (DP) = 15
Despesas Variáveis (DV) = 17
Margem de Lucro, ou Lucro Presumido (ML) = 19
Agora é hora de aplicar eles a fórmula do markup, que é a seguinte:
Markup = 100/100 – (DF + DV + ML)
Ainda dentro do exemplo de números que trouxemos, vamos lançar esses valores dentro da fórmula para encontrar o índice markup.
Markup = 100/100 – (15 + 17 + 19)
Markup = 100/100 – 51
Markup = 100/49
Markup = 2,04.
Na sequência, vamos usar esse índice para conseguirmos calcular qual será o preço de venda.
Para que isso seja mais simples, vamos imaginar um produto que tenha custo de produção (CP) com matéria-prima e mão de obra de R$ 45. Logo, temos:
Preço de Venda = CP x Markup
PV = 45 x 2,04
PV = R$ 91,83.
Conclusão
E aí, conseguimos esclarecer para você como funciona o markup na prática? Bora aplicar essa fórmula para precificar corretamente os seus serviços ou produtos?