Como o ERP pode auxiliar no controle de fluxo de caixa

Para início de conversa, hoje trataremos de um dos principais instrumentos de gestão de um negócio: o fluxo de caixa. 

O fluxo de caixa dispõe de todas as movimentações financeiras de todos os períodos. Os dados que ele contém são essenciais, como: saldos, despesas, valores a pagar e a receber, entradas e saídas, enfim, tudo que envolve os recursos financeiros de uma organização. Com um bom fluxo de caixa a empresa pode planejar as suas futuras ações da melhor maneira, além de controlar o desempenho dos processos que já estão em execução.

O que muitas empresas ainda não sabem é que o controle do fluxo de caixa pode ficar ainda mais simples e seguro com o auxílio de um sistema ERP. Vamos ver alguns benefícios do ERP para um melhor gerenciamento do fluxo de caixa:

Previsibilidade no controle de estoque

O preenchimento manual de quaisquer informações em um caixa pode demandar bastante tempo. Planilhas analógicas demoram para serem organizadas e erros comuns geram retrabalho. O que o ERP faz é tornar possível trabalhar com previsibilidade, visualizando cenários de estoque, com informações atualizadas instantaneamente, sempre que houver entrada ou saída de produtos.

Precisão

Um ERP torna possível controlar com precisão o fluxo de caixa, de maneira organizada e automatizada, tanto no volume de compras, quanto nos processos rotineiros de uma empresa. Ter uma “carta na manga” para negociar os melhores preços com seus fornecedores é ter em mãos informações específicas, úteis e em tempo ágil.

Controle de despesas

Um software ERP facilita o planejamento porque trata de organizar as contas a pagar por categoria e por data. Aproximando-se as datas de vencimento, a emissão de alertas faz com que a empresa não perca seus prazos. Tudo isso otimiza o seu provisionamento financeiro.

Relatórios objetivos

Os relatórios se apresentam como ferramentas funcionais de medidas preventivas para os negócios, isso porque podem gerar um impacto significativo nos processos de análise de dados. O ERP mostra toda a relação de despesas, faturamento de clientes e o acompanhamento da classificação de venda dos produtos.

Se sua empresa ainda não possui ERP, chegou a hora! Entre em contato e disponibilizaremos nossa solução para vocês.

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 272