Financeira

Como cortar custos sem demitir colaboradores

A economia do nosso país não está nada bem. Permanecer no mercado em meio a crise é um grande desafio, pois, temos a inflação subindo, as taxas de juros lá em cima e a renda em queda. Deparados com essa situação, os gerentes se veem obrigados a cortar custos e, isso, envolve demitir funcionários e diminuir a produção da empresa.

Porém, existem outras formas de cortar custos sem precisar demitir seus colaboradores, conheça algumas:

  • Planos de telefone e internet: Confira seus planos, quem sabe você está em um plano muito amplo e pode começar a pensar em um plano mais econômico. Planos novos são lançados frequentemente e o seu deve estar ultrapassado. Entre em contrato com sua empresa e escolha algum plano que não comprometa o funcionamento da empresa e que se adeque melhor as necessidades da sua empresa. Fazendo isso existe grande chance de você economizar seu dinheiro.
  • Marketing: Existem várias formas de fazer um marketing gratuito ou de baixo custo. Como isso pode te ajudar a reduzir custos? Bom, hoje em dia é difícil achar alguém que não tenha rede social e como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”, sua empresa deve aproveitar as plataformas para divulgar os serviços que você oferece, isso irá atrair mais clientes, aumentando seus lucros e auxiliando a sua empresa a sair do vermelho.
  • Otimize o seu gerenciamento financeiro: Muitas vezes você sabe que sua empresa esta perdendo dinheiro, mas não consegue identificar o motivo. Nesses casos, o melhor é ter um software de gerenciamento instalado em sua empresa, isso irá permitir uma que os gestores tenham uma visão geral da empresa e possam analisar os dados de forma detalhada, ajudando a identificar os problemas e corrigí-los de forma rápida com intuito de ter prejuízos menores.
  • Fluxo de caixa – Esteja sempre de olho e analise seu fluxo de caixa. Você precisar saber se nos último anos sua empresa vendeu mais do que agora. É preciso, ainda, saber qual o período mais fraco, se souber disso, fica mais fácil negociar suas vendas e seus prazos de pagamento, leve em consideração que não adianta recorrer para outras fontes de recursos quando seu caixa está menor, compensa mais pensar uma estratégia de economia para não passar por crises sazonais.
  • Fornecedores: O mercado está difícil para todos, inclusive para seus fornecedores, avalie a possibilidade em trocar de fornecedores, veja se os outros oferecem mais benefícios, mais parcerias, conheça o que os concorrentes do seu fornecedor atual estão dispostos a oferecer. Outra dica forte é conversas com seus concorrentes para fazerem pedidos juntos e pagarem menores quantidades de juros e de frete.

Essas dicas citadas acima têm o objetivo de informar o gestor sobre algumas medidas econômicas a serem tomadas antes de cogitar a ideia de demitir o pessoal. Coloque essas pequenas ações em prática e veja a grande economia que irá resultar em sua empresa.

Saiba mais:

guia para um planejamento de sucesso

Você pode gostar
Quando você deve informatizar seu negócio?
Em que momento você deve informatizar seu negócio?
Gestão Financeira: Mais Estabilidade em tempos de Crise

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website