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Como fidelizar clientes em oficinas?

  • Equipe HábilEquipe Hábil
  • nov 28, 2019
  • Estratégia de mercado

Gerenciar uma oficina mecânica é uma tarefa bastante ampla. São necessários conhecimentos sobre peças, carros, administração e finanças. Além de tudo, é necessário compreender como fidelizar clientes. 

Mas porque é importante procurar fidelizar clientes em oficinas mecânicas?

Costumeiramente gestores se preocupam em captar novos clientes. E isso é muito importante.

Contudo, não se pode deixar de pensar em estratégias para fidelizar os clientes que já foram conquistados.

O pós-venda é algo muito importante. Parece um assunto que diz respeito apenas a grandes empresas, mas na verdade, tem tudo a ver com a sua oficina mecânica. 

Mas como investir na fidelização de seus clientes? Quais práticas podem garantir isso e trazer mais lucratividade para a sua oficina? Confira: 

Quais as vantagens da fidelização de clientes?

A fidelização de clientes traz diversas vantagens para para sua oficina mecânica. As 3 principais delas, são:  

  1. Garantia de uma loja cheia: O cliente deposita confiança em seu trabalho pois já foi bem atendido, e volta a optar por você. 
  2. Propaganda gratuita: Clientes satisfeitos indicam seus serviços para outras pessoas, principalmente para seus amigos e familiares. Portanto você acaba captando mais clientes. 
  3. Destaque da concorrência: As pessoas percebem quando uma empresa se preocupa com elas e realmente busca resolver seus problemas. Em um meio tão concorrido como o mercado de oficinas mecânicas, a fidelização acaba fazendo com que seu negócio de destaque entre a concorrência. 

Como fidelizar seus clientes?

Ofereça serviços extras

Pensar em melhorar a experiência de seus clientes, é a chave para garantir a satisfação destas pessoas.

Antes de tudo, procure sempre resolver o problema destas pessoas. 

O segundo passo é pensar em algo a mais que possa ser entregue. Um exemplo prático é entregar o carro do cliente lavado por fora. Isso vai surpreender seu cliente.

Além de surpreender o cliente de maneira positiva, vai conseguir mostrar que a sua oficina está disposta a solucionar o problema dele, da maneira mais eficiente possível. E no fim das contas, isso é o que mais importa.

Além de ajudar na fidelização, ainda aumenta as chances de ele indicar o seu negócio para amigos e conhecidos — e o boca a boca é valioso nesse mercado!

Ofereça atendimento diferenciado

Por muito tempo, oficinas mecânicas foram lugares pouco acolhedores, cheios de graxa e peças de carro por todos os lugares. 

Embora muitos estabelecimentos continuem funcionando dessa forma, existem muitos clientes que não gostam de frequentar lugares assim.

Por essa razão, é bastante válido pensar em um ambiente para que as pessoas possam esperar.

Procurar manter a organização dentro da oficina, mostra profissionalismo para o cliente.

Além do mais, as vezes ele irá até seu carro na área de trabalho para verificar o estado do automóvel. É importante que este acesso seja facilitado para ele. 

Oferecer uma recepção com cadeiras ou poltronas confortáveis, água, café, televisão, revistas ou até mesmo internet Wi-Fi, é um grande diferencial. 

Seja claro e transparente em seu trabalho

É muito comum que as pessoas não entendam nada, ou muito pouco, de mecânica.

Afinal de contas são muitas peças e engrenagens para fazer um automóvel funcionar.

A questão é que isso deixa as pessoas muito desconfiadas quanto a troca de peças e outros ajustes. E ajuda muito se você for muito transparente com seu cliente.

Um exemplo prático é quando ele aparece dizendo ouvir um barulho diferente ou estranho no carro.

Preste muita atenção, e quando encontrar a causa, mostre e explique a ele o que estava acontecendo.

Esse tipo de atitude ajuda a aumentar a confiança do cliente no serviço que está sendo prestado por você.

Caso ele tenha alguma dúvida, é muito importante que você procure responder.

Sempre lembre de utilizar uma linguagem clara sem muitos termos técnicos.

E procure explicar como proceder dali pra frente, explicando se o cliente deve estar atento a algum outro problema futuro, sempre se colocando à disposição de ajudá-lo. 

Investir em qualidade

Diversos investimentos são feitos dentro de uma oficina. Mas por vezes, o desejo de diminuir custos acaba deixando a qualidade do trabalho de lado. Isso é um grande erro, afinal de contas você quer fidelizar clientes, e vender mais. 

Algumas coisas podem ajudar a garantir a qualidade dos serviços entregues pela sua oficina mecânica. Eles são:

  • Invista no treinamento de sua equipe para que eles atendam bem seus clientes, e desenvolvam ainda mais seus conhecimentos técnicos.
  • Escolha peças de qualidade que garantam a durabilidade do seu trabalho e do automóvel do seu cliente. 

Procure sempre fornecer a solução completa

Caso seu cliente tenha algum problema no carro que você não possa resolver, é bem importante que você indique um colega para tanto.

Mostrar que você se preocupa com este cliente é a melhor forma de fidelizar o cliente. 

Procure planejar ações que fidelize seu cliente, sempre inovando e utilizando tecnologias que melhorem seu dia a dia.

Contar com um software de gestão para organizar suas ações financeiras e administrativas, ajudará a fornecer um atendimento ainda mais eficiente e ágil para o seu cliente.

Conte com as ferramentas do Hábil Empresarial para garantir melhores resultados em sua oficina mecânica. 

 Como fidelizar clientes em oficinas?
Equipe Hábil
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Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

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