A DRE é um documento muito importante para a gestão financeira de uma empresa, mas é comum que donos e gestores de comércios não saibam bem do que se trata.
Se você é um deles, este conteúdo tem informações que ajudam a acabar com suas dúvidas. Boa leitura!
O que é DRE
DRE é a sigla de Demonstração do Resultado do Exercício, um relatório que resume as informações financeiras, operacionais e não-operacionais de uma empresa em certo período, demonstrando se houve lucro ou prejuízo durante um determinado exercício financeiro.
Para fins legais de divulgação, a DRE deve abranger o período determinado como exercício financeiro que, em geral, tem duração de 12 meses (janeiro a dezembro). No entanto, também é comum que seja elaborada trimestralmente, para fins fiscais, e mensalmente, para fins administrativos.
Em outras palavras, conforme o pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o CPC-26:
“As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados.”
Para que serve a DRE
De forma resumida, podemos dizer que as funções da DRE dentro de uma empresa são:
- detalhar cada etapa do resultado líquido da empresa em determinado período
- gerar informações indispensáveis para a tomada de decisões
- auxiliar a análise de eficiência dos gestores em conseguir resultados positivos em seus respectivos setores
- auxiliar a avaliação do desempenho geral da empresa
- demonstrar de forma lógica e sequencial as informações sobre o lucro líquido da empresa
- ajudar a empresa a conseguir empréstimos bancários ou investimentos de terceiros.
Qual a importância da DRE para a gestão do negócio
A DRE é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, e deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Pela lei (Lei nº 6.404, de dezembro de 1976), ela é obrigatória para todas as empresas, com exceção das MEIs, e deve ser feita anualmente após o encerramento do ano-calendário, período compreendido entre janeiro e dezembro de um mesmo ano.
Mas sua importância vai além da exigência legal, ela é um documento indispensável para a gestão responsável e eficiente, já que é de grande importância para a avaliação da saúde financeira de um negócio, seja qual for o seu tamanho ou ramo de atuação.
Por meio da DRE, donos e gestores podem avaliar a capacidade de lucro da empresa, bem como quando e como devem ser realizadas mudanças na gestão para que os resultados apresentem melhoras.
Por se tratar de um documento altamente detalhado e ao mesmo tempo intuitivo, a DRE fornece importantes dados para uma tomada de decisão mais segura e adequada.
Como fazer a DRE
Na DRE são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, mostrando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
Para fins legais, a DRE é feita anualmente, mas podem ser feitas DREs mensais simplificadas para fins administrativos, e trimestrais para o monitoramento dos gastos fiscais.
A DRE deve ser elaborada de acordo com o regime de competência, ou seja, conforme a ocorrência do fato gerador do registro contábil, independentemente do efetivo recebimento da receita ou do pagamento da despesa.
Por lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter, entre outras coisas:
- receita bruta
- receita líquida
- deduções
- lucro bruto
- custo do produto vendido
- despesa administrativa
- resultado operacional líquido
- gastos com vendas
- despesas extra operacionais
- despesas financeiras
- provisões com Imposto de Renda e Contribuição Social
- resultado antes do Imposto de Renda e Contribuição Social
- resultado líquido.
Como um sistema de automação comercial ajuda na elaboração do DRE
A elaboração da DRE pode ser bem complexa se feita manualmente. E o uso de um sistema de automação comercial, com recursos para controle financeiro, contábil e fiscal, como o Hábil Empresarial, é essencial para gerar esse documento de forma mais simples e sem riscos de falhas e erros.
Um sistema de automação integra todas as áreas da empresa e facilita a rotina de gestão do negócio, ajudando a garantir melhores resultados. Quer saber mais sobre como automatizar a elaboração da DRE do seu comércio? Conheça as versões do Hábil Empresarial.