Sistema de gestão empresarial: como escolher o melhor para seu comércio

Se você está pensando em começar a usar um sistema de gestão empresarial no seu comércio ou quer trocar seu software atual, mas tem dúvidas sobre como fazer a melhor escolha dessa ferramenta, este artigo vai ajudá-lo!

Neste texto, vamos mostrar o que você deve observar antes de optar por um ERP para um pequeno comércio. Acompanhe e faça a escolha certa para o seu negócio!

O que é um sistema de gestão empresarial?

Um sistema de gestão empresarial ou ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, é um software que permite gerenciar processos operacionais de um negócio e conectar as áreas de uma empresa, seja ela de qual segmento ou porte for.

Dessa forma, o dono e seus funcionários, caso ele os tenha, podem se dedicar às atividades que trazem lucro para a empresa.

De maneira geral, esses sistemas podem ser online ou instaláveis. E a escolha por uma dessas duas modalidades depende das necessidades do negócio.

Por que usar um ERP?

As vantagens de usar um sistema de gestão empresarial são muitas, mas com certeza, a principal delas é que ele permite centralizar toda a administração do negócio. Ao usar um ERP, é possível, com uma única ferramenta, realizar gestão financeira, controlar estoque e fluxo de caixa e ainda emitir cupons e notas fiscais. 

Ter todos esses recursos em um único software é uma mão na roda para quem tem que se desdobrar para gerenciar seu comércio e conseguir os melhores resultados. 

O que observar antes de escolher um ERP para comércio pequeno?

Na hora de escolher um sistema de gestão empresarial para o seu comércio, é importante que você observe os seguintes pontos:

Relação custo-benefício

A implementação do ERP pode parecer um gasto excessivo em um primeiro momento, mas a redução dos custos e os benefícios que esse sistema traz compensam o investimento. Afinal, ao automatizar as tarefas operacionais e burocráticas da empresa, o tempo das atividades também é reduzido, e todas as informações estratégicas para o negócio ficam disponíveis e organizadas em um só lugar.

Porém, é fundamental escolher um sistema de gestão empresarial que caiba no orçamento da sua empresa.

Nível de segurança de dados

Um software de gestão deve ter a segurança como prioridade. Os arquivos devem ser criptografados e a troca de informações entre o dispositivo de acesso e os servidores deve contar com o código SSL para ser totalmente confidencial.

Esse é um detalhe especialmente importante tendo em vista a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que em breve entrará em vigor e trará algumas consequências para o comércio. 

Para saber mais sobre esse assunto, confira nosso artigo LGPD: o que é e como o comércio deve se adaptar a essa legislação

Oferta de recursos específicos para comércios

Você deve pesquisar e escolher um sistema de gestão empresarial que seja adequado para o seu comércio. É fundamental que o software ofereça recursos que atendam às necessidades do seu negócio, caso contrário, o uso do ERP pode atrapalhar mais do que ajudar no dia a dia da empresa. 

Facilidade de uso

O sistema de gestão empresarial deve ser fácil de usar, garantindo que você e qualquer funcionário que precise ter acesso a ele possa utilizá-lo sem problemas.

Ao escolher um ERP para o seu comércio, avalie bem os níveis de dificuldade que os sistemas oferecem para o uso cotidiano e dê preferência para aqueles que realmente facilitam a sua vida.

Suporte técnico

Muitas pessoas só dão atenção à qualidade do suporte técnico de um sistema de gestão quando algo já deu errado e acabam descobrindo que optaram por um software que não oferece nenhum auxílio quando problemas como paralisações e lentidão acontecem. Para evitar essa dor de cabeça, antes de escolher seu ERP, procure saber detalhadamente qual tipo de suporte você receberá.

Já imaginou sua empresa parada porque o ERP está com problemas e não ter ninguém para repará-lo? Não corra esse risco!

Agora que você sabe o que observar na hora de escolher um sistema de gestão empresarial para o seu comércio, você já pode conhecer e analisar os recursos e vantagens oferecidos pelo Hábil Empresarial, um software de gestão que ajuda a transformar a administração do seu negócio!

Disponível em cinco versões que se adaptam às necessidades de diferentes comércios, o Hábil Empresarial oferece recursos para controle financeiro e de estoque, gestão de fluxo de caixa, emissão de documentos fiscais e relatório: tudo o que você precisa para conquistar os melhores resultados para sua empresa. Conheça melhor nossa ferramenta acessando a página com as soluções Hábil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *